segunda-feira, 17 de novembro de 2014

2015

Buongoiorno, Buteco! O que dizer do "fico" de Vanderlei Luxemburgo? Que não haverá mais impasses por conta de exigências minúsculas ou questiúnculas? Finalmente será firmado um contrato? A partir de agora Diretoria e treinador, que se diz rubro-negro, tratarão o assunto, e portanto o Mais Querido, com a altivez que merece, compatível com o projeto (ou "pojeto")? De qualquer maneira, muito embora a Diretoria não tenha batido o martelo oficialmente, tudo caminha mesmo para um 2015 com o Professor no comando técnico do nosso Departamento de Futebol. Nossos debates, então, devem se nortear a partir dessa premissa, seja ela agradável ou não a cada um de nós.

Começando pelo elenco, eu parto da primorosa análise do meu querido amigo Luiz Filho, feita na última terça-feira, em relação a qual tenho um ponto mínimo de discordância, que se refere ao volante Muralha. Mas apesar dessa mínima divergência, e de haver um certo consenso em torno da base para 2015, Lula e amig@s, acho que engoliremos alguns sapos. Em relação a Alecsandro, por exemplo, eu diria que a relação contratual e os custos de eventual rescisão manterão o veterano e caro centroavante no elenco, o que, somada à provável permanência de Eduardo da Silva, deixa a média de idade do ataque alta. Além disso, dado o perfil do nosso treinador, que aprecia a experiência dentro das quatro linhas, considero favas contadas a renovação com Leonardo Moura e que existe uma chance nada desprezível (ou seria risco?) do contrato de Chicão também ser renovado. Tomara que meu receio não se confirme.

Por outro lado, não vejo muitas chances de jogadores como Felipe, Renato Santos, Rafinha, Thomaz, Negueba, Recife, Arthur, Val, Rodolfo, Bruninho, Amaral e Erazo serem aproveitados. Torço para que Muralha e Luiz Antonio também entrem na barca e acho que Elton simplesmente terminará seu contrato sem brilho algum em maio, deixando a Gávea.

Importante, então, é traçar o perfil dos reforços. Retomo aqui uma opinião que já externei durante os debates com @s amig@s algumas vezes durante esse ano. Penso que, se considerarmos o time titular do Flamengo, ou mesmo aqueles reservas mais utilizados, que entram sempre, o time de 2014 era mais técnico do que o de 2013; entretanto, o de 2013 era mais incisivo, mais agudo, mais capaz de pressionar o adversário, no estilo "abafa", e de contra-atacar em velocidade.

Explico-me: em que pese as agradáveis surpresas que foram os crescimentos principalmente de Gabriel, que se tornou um dos principais jogadores do time, e também de Nixon, que passou a ser uma espécie de 12º ou 13º jogador do time, e em que pese a técnica e a categoria de Canteros, jogador bem mais cerebral que Elias, por exemplo, o próprio Elias, juntamente com Hernane, eram jogadores absolutamente decisivos, verdadeiros artilheiros, inclusive de decisões, coisa que o time de 2014 não tinha. Em que pese a explosão e a velocidade de Éverton, em que pese os gols de Gabriel, Paulinho, menos técnico que ambos, formava uma dupla perfeita e entrosada com Hernane, que por sua vez era um jogador bem menos técnico do que Alecsandro e do que Eduardo da Silva, por exemplo, mas que estava no auge da forma física e tinha a mais perfeita noção de espaço e tempo para finalizar. E como futebol é gol, é bola na rede, o time de 2013 foi mais efetivo, apesar do time de 2014 ser substancialmente mais técnico, o que reputo ao perfil do elenco e não aos treinadores.

A pergunta então é: como elevar o nível técnico de 2014 e resgatar a potência e o caráter incisivo do time de 2013? De que tipo e de quais reforços esse time precisa? Em quais posições, levando em consideração o provável time titular e o esquema tático a partir dos jogadores que permanecem e dos que voltam de contusão? Vale a pena investir mais pesado no meio do ano, considerando que no primeiro semestre só serão disputados o Estadual e rodadas iniciais da Copa do Brasil e Brasileiro?  Eu, por exemplo, só faria grandes investimentos no primeiro semestre se surgissem oportunidades especiais e reservaria vagas de estrangeiros para posições raras no futebol brasileiro, como meia armador e atacante. E vocês? A palavra, como sempre, está com @s amig@s do Buteco, e quem quiser comentar o jogo contra o Coritiba, por favor fique a vontade.

SRN a tod@s.