sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pé na estrada

Com o Flamengo chegando a uma pontuação que o coloca muito próximo de encerrar qualquer discussão sobre luta contra o rebaixamento, é natural que outros temas ganhem destaque nas rodas de conversas. A Copa do Brasil, claro, disputa o foco principal junto com o planejamento da temporada 2015 mas aos poucos retorna também o tema dos jogos fora do Rio de Janeiro, principalmente por causa dos altíssimos custos do Maracanã.

É sabido por todos que acompanham o Mais Querido que o consórcio que opera o estádio costuma ficar com uma parte significativa das rendas obtidas no estádio. A negociação feita pelo clube, contando com receitas advindas de camarotes, bares e estacionamentos, acabou não trazendo a receita esperada. Isso é consequência direta das mudanças feitas pelo governo do estado que impediu a demolição dos outros equipamentos, Celio de Barros e Julio Delamare, inviabilizando a construção de novos estacionamentos e da incrível incapacidade do consórcio de vender os camarotes. Jogo após jogo vemos a maioria deles fechados e apagados, o que significa perda de receita considerável para o clube.

A tabela do campeonato brasileiro indica que o Flamengo mandará ainda os jogos contra Chapecoense, Coritiba, Criciúma e Vitória, todos realizados em finais de semana. Nenhum destes jogos pode ser considerado como de grande apelo e, a menos que haja uma arrancada com uma sequência de vitórias que coloque o Flamengo na briga pelo G4, provavelmente a média público no Maracanã tende a diminuir nessa reta final.

De outro lado, a fantástica resposta da torcida rubro-negra nos jogos realizados em Cuiabá, Natal e Manaus não deixam dúvidas de que o Flamengo lotará a maioria dos estádios em que for jogar no país. Sendo assim, não seria agora então o momento certo de se fazer isso? Vou mais além, será que, ao invés de escolher uma praça específica, como foi Brasília em 2013, não valeria a pena marcar um jogo em Natal e outro em Fortaleza, por exemplo? E isso apenas para ficar em cidades com estádios da Copa porque não hesitaria em sugerir também Belém, Maceió ou João Pessoa, lugares onde o Rubro-Negro é comprovadamente popular.

Vejo como único grande obstáculo a logística para os jogos que nos restam pela Copa do Brasil. Essa semana mesmo, vimos o treinador rubro-negro reclamar bastante da viagem até Manaus e do impacto que teria nos jogadores para a disputa da semifinal da competição, que conta apenas com times do Sudeste a partir de agora. Nada impede porém, que a logística possa ser planejada junto com o treinador para aproveitar a possibilidade minimizando o impacto nos jogadores.

É importante lembrar que o Flamengo ainda precisa do máximo possível de receita, tendo recentemente tido que aprovar a solicitação de mais empréstimos nos conselhos do clube. Os jogos em outras praças talvez sejam uma saída para amenizar esse problema agora no final do ano. Na temporada passada houve muitas críticas por conta do baixo desempenho dentro de campo que acabaram deixando o time nas últimas colocações no campeonato. Será que agora isso teria menos impacto? Talvez, o mais prudente seja esperar os 45 ou 48 pontos e a decisão na Copa do Brasil para tomar essas decisões.


abraços a todos e SRN!