sábado, 25 de outubro de 2014

MatchDay: Flamengo 2 x 0 Internacional




Irmãos flamengos,

dando continuidade às ações de relacionamento com as mídias sociais rubro-negras, o Clube de Regatas do Flamengo convidou alguns blogueiros para participar, no jogo diante do Internacional, na última quarta-feira, de um evento exclusivo do programa Sócio-Torcedor do clube, o chamado “matchday”. 

Inicialmente, destaco que o “matchday” está disponível para toda e qualquer categoria do programa Nação Rubro-Negra. Basta manifestar o desejo de participar do evento através do site oficial, tão logo seja aberta a oferta de vagas que, obviamente, é limitada.

Trata-se de experiência simplesmente sensacional. Compartilharei com os amigos, na medida do possível, e mediante um sucinto roteiro, o que foi vivenciado no dia 22 de outubro de 2014. Observo que, por questão de espaço, tive de limitar as fotos publicadas. 

Com chegada marcada para três horas antes do jogo, o evento inicia com um passeio pelo gramado do Maracanã. 

De dentro do gramado, impressiona o gigantismo do estádio e a proximidade que a arquibancada tem do campo. O Maracanã atual é uma verdadeira panela de pressão e o Mengão só tem a ganhar com isso.
  
Posteriormente, os torcedores rubro-negros foram levados para conhecer o vestiário do Mengão, já devidamente preparado para receber os atletas flamengos.

Junto dos uniformes dos jogadores, e debaixo de uma grande bandeira do Flamengo, chamou a atenção uma imagem de São Judas Tadeu e uma vela acesa.

Dali, saímos todos rumo ao local onde são concedidas as entrevistas pós-jogo, um auditório que surpreendeu pelo tamanho e pelo conforto das instalações.

Fomos então informados de que o ônibus do Flamengo já estava às portas do Maracanã, e corremos para recepcionar a delegação rubro-negra.

É realmente emocionante ver bem de perto os jogadores e membros da comissão técnica, um por um, desembarcarem do ônibus, pouco antes de um jogo importante do Mais Querido.

O presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, acompanhava a delegação e gentilmente se dispôs a conversar brevemente com os torcedores.

Foi um momento muito especial, em que o mandatário do Flamengo, bastante solícito, respondeu a perguntas e pontuou interesses primordiais do clube. Foi uma honra conversar com o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

Depois de recepcionar a delegação e visitar o ônibus que conduz a equipe, fomos para a arquibancada do Maracanã, todos de posse dos ingressos fornecidos gratuitamente pelo clube.

Dentro do Maracanã, cada um dirigiu-se ao seu local de preferência, com a combinação prévia de nos encontrarmos após a partida diante do portão número 2, a fim de interagir com os jogadores na saída do estádio.

O jogo, como é de praxe em se tratando do Flamengo, foi muito emocionante. Os pouco mais de vinte e um mil rubro-negros presentes cantaram e empurraram o time para a vitória, conquistada com atuações muito boas  de Gabriel e Paulo Victor.

O fato, meus amigos, é que não há torcida como a do Flamengo. Quarta-feira, 19h30m, time vindo de derrota, atenções voltadas para a semifinal da Copa do Brasil, competição em que o Mengo é o atual campeão e busca o tetracampeonato, e vinte e um mil flamengos fizeram toda a diferença a favor do time.

Menção honrosa, aliás, à belíssima homenagem feita pelo Clube de Regatas do Flamengo por ocasião da  comemoração dos setenta anos do primeiro Tricampeonato Carioca do clube, conquistado em 1944. Estiveram presentes a família de Agustín Valido, autor do gol do título, e Jaime de Almeida, ex-técnico da equipe, cujo pai integrou aquele time fantástico e que tanto orgulho deu à Nação Rubro-Negra. 

Vale lembrar que naquela época o Campeonato Carioca era a maior e melhor competição nacional. Grande feito de um time que se caracterizava, acima de tudo, pela raça e pelo amor à sagrada camisa rubro-negra.  

Terminado o jogo, ainda no calor da emoção, retornamos para o portão 2, onde nos reencontramos para aguardar a saída dos atletas.

Ali a tietagem foi explícita e, naturalmente, o jogador mais assediado foi o Gabriel, cujo futebol tem crescido muito nesse momento importante, em que jogos decisivos se sucederão. O Manto Sagrado tem-lhe caído muito bem.
...

Esse foi o breve resumo do dia inesquecível proporcionado a nós blogueiros pelo Mais Querido.

Como sempre, é uma honra representar o Buteco do Flamengo. 

Gostaria de agradecer ao Flamengo, em especial ao Tiago Cordeiro e ao Yuri, que foram de uma gentileza e cortesia exemplares. Sempre com um sorriso, com uma orientação apropriada (por exemplo, quando da saída dos atletas após o jogo, a galera tímida e hesitante, eles prontamente nos deixaram à vontade, incentivando uma abordagem mais “calorosa”), eles tornaram a experiência do “matchday” ainda mais especial.

Ao Tiago Cordeiro, Yuri, demais envolvidos na organização e ao Flamengo, o meu sincero muito obrigado.

Vocês proporcionaram uma experiência simplesmente inesquecível.
...
Há que se louvar a iniciativa do Flamengo, realmente inédita, de estreitar os laços com as mídias sociais rubro-negras.

Elogia-se não apenas o contato mais íntimo com o clube, mas também entre os próprios blogueiros. 

Alguns já se conheciam, mas a realização de eventos comuns, com a presença desses “influenciadores”, cria certa familiaridade entre pessoas que vivem o Flamengo no seu dia à dia, que escrevem e debatem sobre assuntos relacionados ao clube, culminando no início de um processo que me parece gerar apenas benefícios ao Mengão.

Aproveito a oportunidade para mandar um forte abraço a todos os blogueiros rubro-negros que têm  compartilhado os eventos oferecidos pelo Flamengo e que estiveram presente ao "matchday".

Sinto cada vez mais orgulho de integrar a Nação Rubro-Negra, a maior e melhor torcida do mundo.
...
Hoje nós disputaremos clássico em solo amazonense pelo Campeonato Brasileiro. Filas gigantescas, povo dormindo ao relento para adquirir um lugar no estádio, ingressos caríssimos esgotados em poucas horas e verdadeiras multidões acompanhado cada passo do Mengão.

O Flamengo é o maior fenômeno de popularidade esportiva do mundo.

Time titular ou reserva, temos de vencer e presentear a fanática torcida rubro-negra da Região Norte.
 ...
Por fim, na quarta-feira teremos o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. 

Jogaremos em casa, no Maracanã, com apoio maciço da Nação Rubro-Negra.

Eles podem até ter um time melhor, mas nós temos mais camisa, mais torcida, mais tradição, mais fé, mais paixão, mais amor e mais raça.

Avante Mengão!  


...
Abraços, Saudações Rubro-Negras e bom fim de semana a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.