sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Outubro decisivo

A vitória no jogo de quarta foi mais importante do que parecia à primeira vista. Ainda que tenha sido pela vantagem mínima - o que no caso do Flamengo pode ser até melhor - é um resultado que permitirá que o time, se necessário, não entre com força máxima no jogo de volta.

E é possível que seja necessário, já que a tabela não foi generosa com o Mais Querido na sequência dos jogos. Passamos pela sequência de clássicos sem derrotas, mas em compensação vencemos apenas um jogo. Teremos agora pela frente, cinco adversários que costumam nos causar problemas: Santos, Figueirense lá, Cruzeiro, atlético-PR na baixada e o Internacional. Serão 15 pontos em disputa, cada um deles bastante difícil de ser conquistado. Se o time for bem, podemos chegar a novembro totalmente concentrados para a disputa da semi-final da copa do Brasil. A outra face da moeda seria encarar um final de ano no limite do stress, no caso de um mau rendimento nessa parte da tabela. Lembrando que foi exatamente essa a sequência que de jogos que acabou derrubando o antecessor de Luxemburgo.

Para tornar nossa tarefa um pouco mais difícil, não teremos o paraguaio Cáceres contra Figueirense e Cruzeiro, o que deve acender o sinal de alerta máximo para nossa defesa. Sem o camisa 5, suspenso ou convocado para sua seleção, o Flamengo costuma enfrentar dificuldades, perdendo força principalmente nas bolas aéreas e no bloqueio na entrada da área.

A falta de boas peças de reposição vem sendo, ao longo de toda a temporada, o grande problema deste Flamengo 2014. Escolhas equivocadas, falta de recursos e as mudanças no comando do time entre outros contribuíram para isso até aqui. Sobretudo, o inicio tardio da remontagem do elenco, após a virada sensacional no fim da temporada passada. O próximo ano promete ser ainda mais conturbado no clube por conta das eleições, provavelmente mais explosivas que as de 2012. Não repetir os erros de planejamento desta temporada é o primeiro passo para tentar minimizar o impacto que a política do clube possa ter no futebol. Para tanto, começar o quanto antes o planejamento do elenco, renovações e a busca por peças de reposição. É o que se espera do diretor Felipe Ximenes, ainda que o treinador venha se recusando a abordar o assunto já há algumas semanas.

Claro que eu não poderia encerrar sem falar do nosso basquete, Orgulho da Nação. Não vou entrar na polêmica sobre a quem cabem os méritos pela maravilhosa conquista do último domingo. Conforme falei semana passada, entendo ser um grande exemplo de um trabalho feito a longo prazo, sobretudo pela dedicação dos atletas e do corpo técnico, que enfrentaram as dificuldades que todos conhecemos. E da mesma forma, não é possível ignorar o trabalho fantástico desenvolvido pela dupla Marcelo Vido/Alexandre Póvoa no comando dos esportes olímpicos rubro-negros. Vido, inclusive, tendo feito parte da equipe do Sírio campeã mundial em 79. Para essa dupla, Outubro será um momento de curtir os resultados do trabalho acompanhando a pequena série de partidas do FlaBasquete na pré-temporada da NBA e do retorno com força para um NBB em que teremos no Bauru um grande adversário.

Polêmicas à parte, eu gostaria de agradecer a todo o nosso time por ter me dado a alegria de ver o Flamengo campeão do Mundo. Para quem só curte o futebol, talvez possa parecer pequeno, mas para mim, que nasci dias depois do mundial de 81, foi muito importante como torcedor Flamengo estar ali, pessoalmente.

Valeu Flamengo, muito obrigado por tudo!



abraços a todos e SRN!