segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Derrotas Padrão

Segunda-feira passada, após a derrota contra o Bahia, eu perguntei a vocês se o Flamengo tinha dificuldades para enfrentar equipes com as características do Goiás e do Bahia, ou seja, times leves e velozes no ataque, e que imprimiam marcação forte e compacta, "aprontando correria". Após a derrota contra o Santos, eu mesmo respondo afirmativamente à pergunta que fiz. Não que o Santos seja simplesmente um time leve e rápido. Muito mais do que isso, no plano geral é uma equipe bem mais técnica do que a do Flamengo, em todos os setores (não em todas as posições), e bem mais articulado e objetivo. E ainda tem um jogador que, no futebol brasileiro atual (não no europeu), é acima da média: Robinho. Não por acaso, de todos os times que enfrentaram o Flamengo na era Luxemburgo, foi, na minha opinião, e apesar do placar mínimo, o que conseguiu levar mais perigo e envolver mais o nosso time.


Encontro explicação para essa dificuldade nas características de vários dos jogadores do sistema defensivo do Flamengo: Leonardo Moura tem idade avançada e vem de uma sequência nada recomendável de jogos, dada a ausência de reserva para a posição; Chicão idem, muito embora sua sequência seja menor e sua escalação como titular se dê por opção do treinador; João Paulo é jovem, mas lento e tecnicamente fraco no fundamento marcação, além de também vir de uma exaustiva sequência pelo mesmo motivo: ausência de reserva; Cáceres é fundamental, mas lento e talvez por isso cometa muitas faltas, e Canteros não chega a ser lerdo, mas também não é um marcador dos mais dinâmicos. A aplicação tática desses jogadores, contra times que também têm jogadores com características menos dinâmicas no meio ou ataque, como o Corinthians e o São Paulo, acabou funcionando e o time se sobressaiu na base da correira. Porém, é praticamente impossível repetir o desempenho, com base nessa tática, contra equipes que tenham jogadores bem mais ágeis e velozes. São os casos de Goiás, Bahia e Santos, por exemplo.

Olhando para a frente na tabela, Luxemburgo terá que traçar uma estratégia específica para enfrentar adversários assim. E a tarefa não será nada fácil: nas próximas semanas, o Flamengo enfrentará o Figueirense em ascensão, em Florianópolis, o Cruzeiro no Maracanã, Atlético/PR em Curitiba e Internacional novamente no Maracanã. Quatro adversários que podem ser conceituados como tendo características parecidas com as desses que complicaram o Flamengo, com a diferença, em relação a Cruzeiro e Internacional, que são equipes muito mais qualificadas em nível tático e técnico, até mesmo do que o Santos. Basta conferir a classificação.

Faltando doze rodadas para o final da competição, é hora do Flamengo separar o joio do trigo e identificar os jogos-chave para atingir a pontuação necessária que o qualificará para disputar a Série A em 2015. Acredito que esses jogos sejam contra Botafogo, Chapecoense, Coritiba, Criciúma e Vitória, todos no Maracanã. À exceção da Chapecoense, todos os demais foram derrotados pelo Flamengo no primeiro turno fora-de-casa, e, no caso do Botafogo, em campo neutro. Então, literalmente, serão "jogos de seis pontos", que somados, inclusive o da Chapecoense, levariam o Flamengo a 46 (quarenta e seis pontos) e à obrigação de talvez somar um ponto nos jogos restantes, que seriam contra Cruzeiro e Internacional, no Maracanã, e contra Figueirense, Sport, Atlético/PR, Atlético/MG e Grêmio fora-de-casa.

É claro que as coisas no futebol raramente funcionam 100%  como planejado ou esperado, tanto para o bem, como para o mal, mas analisando friamente este quadro ainda não vejo motivo para desespero, mas apenas para atenção.

Como de praxe, gostaria de saber o que pensam @s amig@s do Buteco.

***


Falando em substituições e em reservas, espero não ver mais três centroavantes trombando na área e Cáceres e Canteros substituídos para as entradas de Luiz Antônio e Élton. Parece que o nosso Luxa não estava em uma tarde inspirada. De qualquer modo, está posto o debate a respeito da melhor formação para pegar o Figueirense em Florianópolis. Como sempre, a palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.