sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Confiança para enfrentar o que vier pela frente

Uma vitória como a de quarta é daquelas de resgatar a fé de qualquer torcedor, mesmo os mais céticos, nos poderes sobrenaturais do Manto Sagrado, que tanto terror inspiram em nossos rivais, especialmente os daqui do Rio de Janeiro. Claro que todos os times têm suas histórias de grandes viradas, mas não lembro de nenhum que tantas vezes seja “dado como morto” quanto o Flamengo e que consiga quase sempre as viradas. Vou citar uma frase do Muhlemberg, que acho sensacional nesse sentido:

“Sabe aquela sensação desagradável de quem vai a um estádio sem confiança na vitória do seu time? Eu não sei, eu sou Flamengo.”

E para os que gostam das coincidências, vale lembrar que um time totalmente desacreditado e mal das pernas no campeonato brasileiro, protagonizou uma virada improvável nos minutos finais na mesma fase da Copa do Brasil do ano passado...

A disputa de pênaltis é sempre tida como uma loteria, mas isso na verdade passa longe de ser uma verdade absoluta. Sinceramente, não me lembro de quando foi a última vez que vi o Flamengo perder uma disputa de pênaltis. Ontem porém, o Mais Querido cometeu um pecado que não costuma cometer e correu um risco real na disputa que não acontecia há tempos, que foi o de desperdiçar cobranças. Um dos pontos importantes do nosso bom retrospecto nesse tipo de decisão e que muitas vezes passa despercebido é que o Flamengo costuma perder poucos pênaltis nas disputas. Talvez, por termos tido diversos goleiros especialistas no assunto, nossos batedores partissem mais confiantes ou tranquilos para as cobranças. Ainda que ontem fosse um time misto, a batida do João Paulo, por exemplo – que vem jogando bem e ganhando confiança – foi simplesmente patética. 

Uma vez que o próximo confronto na competição é contra um adversário mais fraco, ao contrário do Brasileiro, onde vamos enfrentar nossa sequência mais difícil, a tendência é continuarmos jogando com times reservas ou mistos. Pelo sim, pelo não, valia a pena treinar um pouco mais as cobranças, afinal, nunca se sabe.

De volta aos pontos corridos, Luxemburgo tem realmente bons motivos para se preocupar. Nas próximas 6 rodadas, sempre jogando às quartas e finais de semana, o Flamengo tem pela frente 5 jogos contra times grandes e um outro jogo com uma longa viagem até o Mato Grosso. É a hora do grande teste da confiança e da consistência que esse time adquiriu ao longo das últimas 7 partidas e o momento em que serão definidas as ambições deste time no campeonato.

A maratona começa contra o grêmio, em um cenário complicado na minha opinião. Clima de festa, estréia do terceiro uniforme, torcida eufórica pela classificação e um adversário às voltas com uma polêmica e dura punição por conta do comportamento criminoso de alguns de seus torcedores. Aliás, não fosse a vitória fantástica do Mengo, talvez a coluna tratasse exclusivamente desse assunto que é sério e muito grave inclusive. Vou me limitar a dizer que espero que tenha sido criada uma jurisprudência e que todos os casos semelhantes tenham a mesma punição. Não acho correto o clube pagar por causa dos imbecis, mas não se pode dar nenhuma brecha para que esse tipo de comportamento se torne comum em estádios brasileiros. 

Uma vez que o jogo já foi bastante comentado, gostaria de saber a opinião dos amigos aqui do Buteco tanto sobre a punição quanto sobre o impacto que possa ter nos jogadores do Grêmio.

abraços a todos e SRN!