sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Chegou a hora!

Se alguém me dissesse no início de Agosto que o Flamengo jogaria de igual para igual contra Corinthians, Grêmio, Fluminense e São Paulo eu certamente não teria acreditado. Talvez até pensasse que essa pessoa estivesse simplesmente com pena de um coração rubro-negro sofrendo com a lanterna e as exibições patéticas do time.

De todos os jogos que o Flamengo jogou bem desde então, e não foram poucos, o mais surpreendente talvez tenha sido o de quarta-feira. Não apenas pela postura determinada em campo, coisa que vem sendo uma marca da equipe sob o comando do Luxemburgo, mas especialmente pela maneira como se portou diante de um adversário forte e da inacreditável atuação da arbitragem. O time foi calmo, tranquilo, sem perder a cabeça com as marcações contrárias do juiz nem com a desvantagem no placar e conseguiu, na bola, a virada. Dentre as muitas e improváveis evoluções desse Flamengo 2014 até se tornar um time, essa era uma realmente inesperada.

A maturidade psicológica, chamemos assim, demonstrada em campo, parece ter bastante a ver com a insistência da comissão técnica em manter os pés do time e elenco no chão. Luxemburgo, rubro-negro e com enorme conhecimento do clube, sabe que um descuido, por menor que seja, pode permitir a volta do famigerado oba-oba, capaz de pôr tudo a perder. Assim, o Flamengo tem começado as partidas, especialmente contra os times mais fortes, de forma extremamente cautelosa, saindo somente na boa e se soltando ao longo do jogo. Em casa, ao contrário, tem sempre buscado tomar a iniciativa do jogo, tentando crescer com o apoio do torcedor, compensando as limitações técnicas com muita entrega e disposição.

A falta de qualidade do elenco foi no entanto, uma das grandes causas dos tropeços recentes. Erros na conclusão de jogadas poderiam ter modificado o resultado do clássico e do jogo no Pacaembu, por exemplo. É importante lembrar que o time não vence já há três partidas e precisa pontuar se quiser se manter, nas palavras do treinador, longe da confusão.


E se o futebol segue aos trancos e barrancos, hoje é dia do basquete levar o Flamengo a uma das disputas mais importantes da sua história. O trabalho sério, consistente e perseverante, mostra como o Flamengo é forte quando coloca as vaidades de lado. Um time que foi crescendo ao longo de três mandatos, enfrentando crises financeiras, conquistando vitórias fantásticas, enfrentando derrotas doídas, mas sempre e sobretudo honrando o Manto Sagrado, em qualquer situação ou circunstância.

Mesmo com meses e meses de salários atrasados, disputas políticas e mudanças de diretorias, o basquete rubro-negro cresceu e se fortaleceu até atingir a hegemonia absoluta no cenário nacional. A conquista da Liga das Américas, a maior do clube no basquete até aqui, nos trouxe um desafio ainda maior e o Flamengo não mediu esforços para trazê-lo para casa. Sob os olhos da Nação, com um time consistente, bem estruturado, com salários em dia e extremamente bem preparado, chegou a hora de conquistar o Mundo.

Hoje à noite e no Domingo ao meio dia, todos os rubro-negros, vivos ou mortos, devem se fazer presentes de corpo ou alma na Arena da Barra. O horário é ruim, o trânsito caótico e muitos de nós não conseguiremos estar presentes. Mas, de todos os lugares do mundo, estaremos certamente apoiando o Orgulho da Nação rumo ao título Mundial de Basquete.

Que a força de Kanela e Algodão se junte a de todos os grandes heróis rubro-negros para empurrar Marquinhos, Marcelinho, Olivinha, Benite, Nico, Gegê e todo o time. Vale até um ficha técnica especial, para a partida que começa às 21:30. Quem tiver o aplicativo do pay-per-view vai conseguir assistir no celular ou no tablet.


Pra cima deles, Mengo!

abraços a todos e SRN!