terça-feira, 19 de agosto de 2014

Não se Engane, a Eleição já Começou!

O post de hoje, que estava em minha cabeça, esfarelou-se depois que li a carta aberta de Rubem Osta para Márcio Braga, mas que poderia ter sido para outros ex-presidentes, que andam tumultuando ainda mais ao ambiente nada bom pela situação do Flamengo. A carta de Osta, presidente da Visa, mesmo que discorde de alguns pontos é importante para que tenhamos em mente o que é necessário para o momento, aliás, sempre, o apoio ao time dentro de campo.

Temos cobranças e exigências a fazer, mas não podemos perder de vista o longo processo que visa elevar o patamar do clube com responsabilidade. Uma das críticas que vinha fazendo era a de que aparentemente os empresários que vieram com a “chapa azul” nas eleições tinham se afastado do clube novamente, que retornem. Rubem Osta, caro rubro-negro, bem-vindo de volta! Na carta, ele ressalta as vitórias conquistadas dentro do campo e as de fora do campo que foram maiores, conclama união e “pede apoio das arquibancadas”, coisa que a torcida anda fazendo. Separarei pontos importantes de seu texto:

[…] Ao contrário do que versa a sua primeira carta, “o estopim não foram as vergonhosas derrotas a que assistimos sem ter como intervir...”. Essas derrotas são, na realidade, uma consequência. Consequência de anos e anos de má gestão de diversas administrações no clube, que derrocaram as finanças com dívidas impagáveis que perodem os cofres do Flamengo, penhorando Receitas e fazendo com que o Flamengo esteja na situação econômica, financeira e moral em que se encontra.
Impressiona, sobremaneira, o parágrafo em que a primeira carta diz: Agora chega: não mais nos calaremos ante a incompetência do grupo dirigente...” [...]

[…] “E, ratifico, o que está sendo feito no Flamengo é um exemplo que deveria ser seguido (e será) por todos os clubes. A atual diretoria tem conseguido várias conquistas, fruto da implantação de uma administração profissional que segue à risca um planejamento bem feito por um comitê gestor formado por respeitáveis executivos Rubro-Negros que assumiram a diretoria do clube em Janeiro de 2013, portanto, há apenas um ano e meio. Como pode ser observado no site do clube, a transparência agora é total, com informações financeiras publicadas regularmente, incluindo Balancetes Trimestrais e o Orçamento Anual de 2014.” [...]

[…] “Como gostaria de continuar sendo somente um “apaixonado-torcedor-Rubro-Negro-de-arquibancada” e não ter tido a necessidade de descer da arquibancada para ajudar a sanear o Flamengo e para tentar fazê-lo novamente Campeão do Mundo, após mais de 30 anos da primeira conquista! Mas, não foi possível ficar só na arquibancada! Tivemos que reagir! Doa a quem doer!” […]

[…] “No Domingo passado, Dia dos Pais, enquanto alguns estavam confraternizando com seus filhos e netos eu estava no Maracanã, doando parte do meu precioso tempo em prol do Flamengo, ajudando a fazer uma vistoria nos sistemas de venda de ingressos e catracas, para melhorar a entrada dos torcedores e diminuir a evasão de receitas do Flamengo. Depois, como sempre, fui com o meu filho para o nosso lugar na arquibancada do Setor Norte assistir a nossa vitória, junto com a torcida Rubro-Negra. Que torcida é essa, não é mesmo?"

O momento é de união! O momento é de apoiar a administração do Presidente Eduardo Bandeira de Mello que vem fazendo uma gestão exemplar! O Momento é de apoiar o Flamengo! O momento é de suar a camisa, colocar o coração na ponta da chuteira e dar o sangue pelo Flamengo em campo!

Chega de cartas! Se realmente querem ajudar, sugiro: (i) sentem-se com o Bandeira e ouçam (sei que a porta está sempre aberta); (ii) contribuam financeiramente com os programas que foram lançados tanto pela NAÇÃO quanto pelo Clube e; (iii) deixem o Bandeira administrar o Flamengo da forma correta como vem fazendo.” [...]

A carta teve uma resposta de Kleber Leite:

No momento das cartas abertas no Flamengo, sobre a última, pela forma deselegante, covarde, como a mim se refere e irresponsável, pelo fato de não me conhecer, tenho duas observações a fazer. A primeira, como dizem os antigos, quem escreveu, certamente foi “emprenhado pelo ouvido”, pois se tivesse lido todas as matérias deste blog veria que jamais houve qualquer crítica contundente a qualquer dirigente do Flamengo. Muito pelo contrário… A segunda, é que aprendi na vida que “vento que venta cá, venta lá”. O que me dá o direito, pelo que li, de imaginar que esteja faltando uma letra importante no sobrenome do autor argentino. Bem, é isso aí”.

Disso vive a política rubro-negra, infelizmente. Tirem suas próprias conclusões do que é covardia... pense no Flamengo. A frase mais impactante do texto de Osta é exatamente o que diz sobre a contribuição ao clube em seus projetos. A ajuda é para o Flamengo, mas pensam apenas em poder:

Após conseguir as CND´s junto à Receita Federal, o Flamengo obteve a aprovação de 6 (seis) programas de incentivo fiscal, para patrocínio incentivado no Programa Anjo Rubro-Negro, os quais vão render pouco mais de R$12 milhões de Receitas, somente em 2014. Não me lembro que tenha sido feito antes e, também, não me lembro de ter visto o nome de alguns dos ilustres signatários, na lista de contribuintes, no site do clube.

Lógico que Kleber Leite tem todo o direito de se defender. Qualquer um faria isso. O que abordo é o “início antecipado das eleições do clube”. A eleição já começou! Não se iluda, não somente ano que vem se iniciará de fato o pleito, que o interesse é apenas no futebol que o Flamengo desempenha em campo.

As forças políticas adormecidas momentaneamente acordaram. Normal pela situação do time no campeonato brasileiro de futebol, carro-chefe. Essa posição não diminui a minha capacidade de criticar o clube onde ele erra e questionar algo que não entendo. O Flamengo erra demais na comunicação com seu torcedor, que em última instância é também seu cliente. Chega de ficar apanhando a esmo, de todo mundo.

O Sófla cansou de esperar e ver a comunicação ser escanteada pela direção do clube e soltou pequenos estudos, comunicados sobre a real situação do Flamengo. Que a torcida leia, que todos leiam. O debate é ótimo, inclusive, os ataques não. Quem perde é o Flamengo. Abaixo as cartas do SóFla sobre as dívidas:

Hoje o Flamengo se comunicou e deixou claro que saiu do CADIN (Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal) e na mesma nota explicou mais uma vez porque estava no cadastro e deveria ter contado como saiu dele. Ótimo!

Para não dizer que só critiquei, a comunicação do clube pareceu entender que a situação é grave e ficar só apanhando não vai funcionar. O futebol pode e deve reagir dentro do campo, com nosso apoio no estádioA única coisa que posso dizer pra quem lê ao post é associe-se ao Flamengo! Seja sócio, participe! Não deixe que administradores que não fizeram bem ao Flamengo voltem ao comando do clube. Seja sócio já! Hoje é mais vantajoso ser Off-Rio do que ST, já que o Off-Rio tem direito a voto e também se torna ST diretamente. Faça parte da política do clube, oxigene, traga ideias. 

O Buteco é um ótimo fórum e nossas discussões poderiam ser ouvidas de alguma maneira, em qualquer grupo político dentro do clube. Elevando o nível do debate e defendendo o Flamengo fora de nossos muros, só quem ganha somos nós, porque o Flamengo somos nós.