sábado, 30 de agosto de 2014

Alma Rubro-Negra




Irmãos flamengos,

sofremos duro e inesperado revés esta semana.

Após uma sequência fantástica de cinco vitórias em seis jogos, com atuações convincentes do time comandado por Vanderlei Luxemburgo, o resultado de quarta-feira, diante do Coritiba, pelo primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil, representou duro golpe para todos nós.

Inegável, a propósito, a contribuição do Luxemburgo para o desfecho desfavorável da partida.

Insistindo no discurso de priorizar o Campeonato Brasileiro, o técnico acabou por incutir no time a sensação de prescindibilidade da Copa do Brasil, competição em que defendemos honradamente o nosso título conquistado ano passado.

Não questiono a opção por poupar certos atletas, porquanto se trata de questão afeita ao departamento de futebol do Flamengo, e provavelmente em consulta às áreas médica, de fisiologia e de fisioterapia, foi recomendada a medida.

Contudo, na minha modesta opinião, mais do que o eventual prejuízo técnico pela falta dos jogadores poupados, o que incomodou verdadeiramente foi a maneira descompromissada com a qual a equipe se portou em campo.

Isso não se pode admitir.

O Flamengo tem de entrar em qualquer jogo para vencer. Trata-se de um dever moral que deve ser  observado por todo aquele que veste o Manto Sagrado.

O Vanderlei Luxemburgo poderia ter levado a campo um time só de reservas, do goleiro ao ponta-esquerda. Mas não poderia, jamais, permitir que o time se apresentasse tão descompromissadamente, tal como vimos. A pífia atuação lembrou os piores momentos do time com o Ney Franco.

Tremenda bola fora, pois uma eliminação prematura custará ao clube perdas consideráveis de receita e de exposição.

Ao Flamengo cabem agora duas alternativas: jogar com força máxima a partida de volta, na próxima quarta-feira; ou abandonar definitivamente a competição, escalando um time inteiramente reserva e concentrando integralmente suas forças no Campeonato Brasileiro.

A classificação é difícil? Muito. Mas o Flamengo sempre é capaz dos mais altos feitos esportivos, sobretudo jogando no Maracanã diante da Nação Rubro-Negra. Vou torcer e muito pelo Mais Amado dos clubes e confio que iremos reverter a situação, obtendo uma classificação heróica.

...

Independentemente da escolha adotada, e da classificação desejada, cumpre reconhecer que o fiasco de quarta-feira escancarou duas coisas.

Em primeiro lugar, ficou claro que o time do Flamengo, para se apresentar satisfatoriamente aos olhos da torcida, precisa jogar sempre no limite. Qualquer relaxamento pode ser fatal. Entramos na quarta-feira procurando “cozinhar” o jogo e o resultado foi péssimo.

Em segundo lugar, mostrou como nosso elenco é deficiente, carecendo de jogadores de qualidade para substituir os titulares, especialmente nas laterais.

Por outro lado, se houve algo de aproveitável na partida, foi o arrefecimento da euforia da torcida. Antes do jogo era comum ouvir comentários como “quero goleada”, “só aprovarei se o time der espetáculo”, “dois gols do Mugni e dois do Eduardo da Silva”.

Aprendemos, assim, que o time do Flamengo não nos permite, pelo menos até o momento, delírios futebolísticos e que também a torcida precisa manter o entusiasmo em sintonia com o "saco de cimento". 

O mantra tem de ser o mesmo: humildade, muita raça e comprometimento.
...

De minha parte, continuo achando que o objetivo do Flamengo ainda consiste na permanência na Primeira Divisão. Esse é o discurso adequado e é o que tem dado certo.

Pode até ser, como bem observado pelo Melo ontem aqui no Buteco, que tudo isso não passe de pura retórica por parte do Luxemburgo, a fim de despistar os mais afoitos.

Talvez nosso técnico esteja pensando em alçar vôos mais altos no Campeonato Brasileiro e se utilize da expressão “saco de cimento” como forma de manter o grupo focado.

A despeito disso, o fato é que apenas cinco pontos nos separam da zona do descenso e nós mesmos pudemos comprovar quão dinâmico é o campeonato, pois em apenas seis rodadas saímos da última colocação para a décima primeira.

Então, o objetivo, a meu ver, ainda é consolidar a nossa recuperação no Campeonato Brasileiro.

Teremos desafio assaz espinhoso no domingo, ocasião em que enfrentaremos o Vitória, agora comandado pelo Ney Franco.

A chance de vitória do Mengão reside na manutenção da mesma postura com que o time tem se comportado nos últimos jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Apenas assim conquistaremos a vitória. Nada para o Flamengo é fácil, nem na época de Zico e cia. nossas conquistas foram sem luta, e não seria diferente agora.

Se o Flamengo quer vencer, precisa jogar com alma, alma rubro-negra. 



...

Antes de encerrar, desejo toda sorte ao Alexandre Wrobel em sua nova função de Vice-presidente de futebol do Clube de Regatas do Flamengo.

                                   ...

Por fim, faço questão de parabenizar a "Fla Churrasco", torcida do Flamengo em Curitiba, Paraná, que tem feito um trabalho simplesmente sensacional de arrecadação de fundos para o programa "Fla em dia". Para quem tiver curiosidade, há uma matéria sobre o assunto no site do Mengão (link abaixo). Simplesmente fantástico. Essa galera merece uma placa.

http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/19362/torcedores-se-reunem-para-ajudar-fla-em-dia
...

Abraços, Saudações Rubro-Negras e bom fim de semana a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.