terça-feira, 22 de julho de 2014

Melhorando o Futebol, Melhora o Resto...

Como pode o Flamengo não conseguir jogar com um time compacto, com variações bem treinadas e executadas, principalmente com posse de bola, passe curto, depois de 30 dias de treinamento? Essa é a questão, o motivo da crise. Nas últimas horas todos lemos uma enormidade de opiniões com coisas aproveitáveis, outras nem tanto. O que impressiona é que muitos falam em contratar e dispensar com uma facilidade inacreditável, sem dinheiro disponível. Considero também que o dinheiro foi mal utilizado em alguns casos, mesmo que a situação atual seja momento para tentativa e erro mesmo.

O clube tem verba complicada por causa do passado, o presente também é ruim por más escolhas em contratações, porém não gosto e nem quero que o Flamengo passe por perto de Joel, Luxa, Marcus Braz, Kleber Leite entre outros. Que memória curta é essa, minha gente?! Pode parar com esse desespero! A situação é grave e desesperadamente ninguém resolve nada. É preciso seriedade e sabedoria. Não acho que Ney Franco tenha tamanho e estofo para dirigir o Flamengo hoje, mas olhando o mercado a solução é permanecer com ele. Não adianta contratar e dispensar treinador a esmo, isso só prova que não é ali que se encontra o problema.

Passou da hora de uma limpa no elenco, encostar, colocar pra treinar separado, no mínimo definir os que realmente serão utilizados, funções, dividir. Fechando em 25 atletas dá para competar com a base, mesmo que frágil. É hora de peças dinâmicas e comprometidas, versáteis. É hora de treinar forte, se fechar, TREINAR CERTO. É hora de separar as laranjas podres, que todos sabem quem são.

O clube (diretoria) tem que separar as laranjas podres, mesmo que elas tenham sido bonitas até ontem, mas estragaram nesse caminho e estragarão o restante das laranjas, mesmo as ainda verdes e esse é o maior problema. A medida que deveria ter sido tomada na pausa da copa do mundo seria algo que não é segredo pra ninguém, como: barração sumária de Felipe, Elano e André Santos, nem que fosse para dar um susto no restante do elenco (sem esquecer de Léo Moura, Alecsandro e Chicão). Sabemos do efeito da não barração .

Não falo aqui de dispensa, pois custaria ainda mais dinheiro, contudo o clube deveria encostar, fazer treinar em separado do elenco principal, ou tentar emprestar, trocar, vender por qualquer trocado. Temos de deixar de competir com esse time cansado, lento, velho demais! Wallace, Chicão, Felipe e Alecsandro foram os que reclamaram publicamente da diretoria ou do clube de alguma forma; Léo Moura, Elano e André Santos nem culhões pra isso tiveram. Analisem, sem subir a pressão arterial, ao rendimento de cada um dos citados nas últimas duas partidas.

Alecsandro, André Santos, Elano, Felipe, Erazo, Hernane, Léo Moura, João Paulo, Muralha e Márcio Araújo dificilmente ficarão no elenco pelo término do contrato ou pelo desgaste e não aproveitamento. Todos terminam seus contratos entre 12/2014 e 08/2015. César, Negueba, Douglas Baggio, Sartori, Nixon, Panterinha, Adryan certamente serão os próximos a ir embora, como foi Caio Rangel porque os contratos são curtos e provavelmente não serão renovados. Também tem seus contratos terminados em 2015.

O futuro próximo do Flamengo (2015) depende também destes 17 jogadores (elenco inchado), caras que não ficarão no clube no ano que vem, que certamente será um ano de renovação, o ano da limpa, mesmo! Será que eles (sabem que não permanecerão no Flamengo) terão força de vontade pra tirar o clube desta situação (respeito e comprometimento)? É melhor limpar agora e começar 2015 com o elenco formado e preparado, desde já. De todos os nomes citados eu investiria apenas em César, Hernane e Sartori com convicção e Negueba, Nixon e Márcio Araújo pra ficar no elenco pela escassez. O restante eu nem contaria mais.

A espinha dorsal dessa “nova equipe”, teoricamente mais versátil, seria a utilização de Cáceres (inteiro) Paulinho, Éverton (inteiro), Mugni e Canteros como peças-chave para a variação tática proposta, durante o próprio jogo, se necessário. Com as peças que temos atualmente e os reservas o clube tem sim a obrigação de ficar entre os 10, o problema é que não tem conseguido vencer e consequentemente sair das últimas posições. Dá pra chegar mais gente, tem que chegar mais gente. Ao menos um lateral esquerdo e meia.

Com tudo isso posto, ainda me questiono se Paulinho e Éverton teriam inteligência esportiva (tática) para executar tais funções? Se Ney Franco teria a capacidade para treinar as tais variações que o time necessita? Ele teve tempo suficiente para treinar a estas variáveis (um mês)? Ele treinou bem essas variáveis táticas? É o cara recomendado para pensar e executar tais variações com excelência? Será tão difícil assim treinar esses caras? Tenho uma vaga ideia, e só resta torcer, sentir e xingar como torcedor pra parar de agonizar com a posição do clube no Brasileiro.

A única certeza que tenho é que o desempenho seria melhor se a média de idade do time baixasse e a intensidade no jogo aumentasse. Não é possível que o time titular funcione de forma competitiva e intensa com 6 atletas com mais de 30 anos (sem contar ainda com o “já esquecido” Bolaños, que ninguém nem tocou mais no assunto, e Eduardo da Silva, ambos com 30 anos). Piora quando pensamos hoje titulares, não são modelos de comprometimento. Dentro de certas circunstâncias, utilizaria o falador Wallace (calando-lhe a boca), Alecsandro e Léo Moura (falta de alternativa) na reserva, de modo inteligente e eventualmente.

A diretoria atual tem que nomear um diretor de futebol para amenizar a crise já instalada. A situação é urgente! São inúmeros os motivos. Que se encontre alguém dentro do SóFla, grupo político da situação, disposto a esse sacrifício o que não pode é a atividade principal do clube não ter uma cara, ficar acéfala e deixar uma nefasta oposição, que se locupletou do clube por décadas, colocar gasolina no incêndio, colocar as manguinhas de fora e “ditar regra” como se fossem bastiões da sapiência... Se o Flamengo erra, e erra como qualquer diretoria é no futebol, onde deveria errar menos. Não dá para suportar omissão. Não dá!

É hora de se posicionar politicamente dentro e fora do clube; é hora de peitar as arbitragens, não que elas tenham influenciado aos resultados, mas tem atrapalhado bastante, vide expulsão do Chicão, ou o jogo contra o Bahia; é hora de confrontar a CBF e demonstrar publicamente o descontentamento, sair de cima do muro; é hora de mostrar grandeza, respaldar com segurança a comissão técnica e impor as mudanças pra lá de urgentes. O mercado é péssimo e com a rotatividade já típica no Flamengo, ninguém tem sido responsabilizado por nada. E nem pode. O que falta ao Flamengo é o óbvio, que parece simples, falta futebol! Tudo melhora se o futebol melhorar, mas para isso mudanças drásticas terão que acontecer. Não quero ser o dono da verdade, é o que sinto. Apenas.