sábado, 19 de abril de 2014

Vai começar o Brasileirão 2014...


Vai começar o Brasileirão 2014...

Começa hoje a Série A do Brasileirão com 20, não, pera, 21, ou seriam 22, não sei, talvez 24 times, ninguém sabe dizer ao certo. Certeza, apenas uma, será confuso, como foi o jogo de ontem da Portuguesa. Tudo pra salvar o timeco "virador de mesa" e por conta da estúpida entidade (des)organizadora do Futebol Brasileiro, que simplesmente se nega e foge da responsabilidade de manter um sistema único, oficial e eficiente, capaz de validadar a escalação de jogadores. A riquíssima e podre entidade quer apenas e tão somente ouvir o próprio cofre tilintar.

Mas o que nos interessa é o Flamengo. Qual Flamengo disputará esse Brasileiro? Após uma eliminação precoce e pra muitos vergonhosa na Libertadores e ao fim de um Estadual tedioso, mas, digamos assim, extremamente divertido em seus minutos finais, o Flamengo fará sua estreia em Brasília, contra um enfraquecido Goiás.

A primeira questão que surge diz respeito a mandar jogos fora do Rio. Particularmente, penso que toda e qualquer oportunidade que tivermos para dar uma banana pro Consórcio que nos achaca é bem vinda, embora já previso em contrato um número determinado de jogos em que o CRF pode - vejam bem a que ponto chegamos - mandar seus jogos em outro lugar, que não o Maracanã(lha). Porém, é fato que em tais iniciativas o fator mando se perde bastante e apenas times realmente consistentes devem se aventurar a tais excursões Brasil afora. Existe a questão também do clube estar precisando de dinheiro, então há prós e contras, que devem ser sopesados. O que eu jamais gostaria de ver se repetir foi o que ocorreu no errôneo e cretinamente chamado jogo de "Despedida do Neymar", em que nossa torcida por pouco (e até hoje a história ficou muito mal contada) não "doou", salvo engano, cerca de 7 milhões pro Santos. Dinheiro que sai da carteira do torcedor rubro-negro deve ir pro Flamengo e não para outros times adversários e rivais se reforçarem.

Quanto à consistência do time, realmente vejo um cenário preocupante, pois vamos estrear no dia 20 abril e até esta data, em 2014, não consegui ver um único jogo em que o time jogou bem e ganhou de forma convicente. O Flamengo está jogando mal, muito mal e novamente o cenário é o velho e repetido "trocar o pneu com o carro andando". Acho que temos um elenco que pode jogar e render mais, embora algumas carências sejam óbvias, como é o caso da lateral esquerda. Começaremos o campeonato com um jogador improvisado na posição, Éverton, que tem sido importante do meio pra frente. No entanto, chega a ser incrível como ele sabe se posicionar melhor que nossos laterais de ofício, embora não tenha jogado 90min nessa posição, o que dificulta a avaliação.

Nos últimos dias tivemos notícias de contratações, dois centroavantes e um zagueiro. De certa forma surpreendentes, pois estamos bem mais carentes em outras posições, dando a entender que Hernane e um dos nossos zagueiros nos darão adeus, num futuro breve. Desde que não se esqueçam das posições em que a necessidade de contratar é maior, as apostas podem ser válidas. Claro que todas devem ser feitas com muito critério, após intensa observação e, principalmente, através de contratos de empréstimo com possibilidade de compra ao final e com valor pré-definido.

Algo que me anima é a raça e a entrega que a maioria dos nossos jogadores demonstra em campo. Principalmente jogadores como Everton, Cáceres, Amaral, Paulinho, Hernane, Wallace, Samir etc. São jogadores ainda em busca de afirmação na carreira e que dão sempre um algo a mais. Não podemos perder de vista a característica de time operário, que corre e luta para superar as próprias limitações, pois hoje a nossa realidade é essa. Sempre fica a esperança também do time engrenar, ganhar corpo, confiança etc. 

O certo é que nunca, jamais, devemos desacreditar, duvidar e dar como morto o Flamengo (é até muito bom quando a mídia assim o faz). Afinal, quem é rubro-negro sabe o verdadeiro sentido da expressão "Flamengo é Flamengo".


Somos Hexa e ninguém tira! Queremos o Hepta


Bom feriadão para todos,

SRN!!