sexta-feira, 11 de abril de 2014

Flamengo hic et ubique, até na África

Butecada, bom-dia.

Direto ao ponto: a vida me leva à África dessa vez. Não se preocupem nem iniciem os protestos, backblocs: isso não renderá outra coluna mais sobre flamenguismo em lugares que ninguém nunca ouviu falar.

Gostaria de propor para a apreciação de vcs a ideia de levar camisas do Flamengo para presentear alguma equipe sub-12 da África do Sul. Imagino que eu vá encontrar garotos em condições precárias para a prática do futebol, e se eu puder trazer algum alívio em forma de material esportivo, talvez isso seja bem-vindo. Como uma equipe de futebol possui muitos jogadores (penso que ao redor de 20), fica muito caro para eu bancar sozinho a compra de tantas camisas. Aí propus ao Rocco que fizéssemos uma campanha de arrecadação de camisas aqui no Buteco. Esta coluna é a primeira de uma sequência de ações, contando com a colaboração dos nobres Butequeiros e Butequeiras.




Primeiramente, precisamos saber o que vcs acham da proposta de se levar camisas do Fla para a África. Se gostam e aprovam, qual camisa comprar? A oficial é cara. Tem a do AliExpress, que custa ao que parece US$17. A opção mais em conta seria comprar do camelô mais próximo, mas teríamos a desvantagem de que as camisas não seriam iguais, porque camelôs diferentes vendem produtos diferentes. Vamos usar os comentários hoje para discutirmos e ver se chegamos a algum consenso. A partir de amanhã faremos uma enquete para definir isso por votação. Uma vez decidida qual camisa comprar, partiremos para a formação da lista de pessoas comprometidas a comprar e doar uma camisa.

Se conseguirmos um número suficiente de camisas (porque não adianta chegar lá com 4 ou 5 camisas), partimos para a compra real. O endereço de entrega pode ser aqui no Brasil (provavelmente em SP, onde embarco) ou diretamente na África do Sul, onde serão feitas as entregas. Isso ainda está por ser definido, porque preciso ainda entender como fazer essa "importação" de camisas sem ter que recolher impostos lá.

A cerimônia de entrega será filmada, estaremos com uma GoPro registrando outros aspectos da viagem. Imagino entrevistar os meninos, pedir para falarem coisas do Mengão em Zulu, essas coisas. Estou totalmente aberto para sugestões de como fazer isso, o que perguntar, enfim, podemos criar o roteiro todo da produção juntos. Deve ter gente com experiência nisso aqui no Buteco, não? O resultado será apresentado aqui, é claro, mas também levará o nome do Buteco do Flamengo para onde quer que seja visto.




O local será em algum lugar próximo a Zululand, no sudeste sulafricano, provavelmente próximo a Hluhluwe ou talvez Mbazwana. Isso é só uma ideia, não tem como saber de antemão sequer se há alguém praticando futebol nessas localidades. Mas em algum lugar do país encontraremos, nem que seja em Soweto. Eu preferiria sair dos principais centros turísticos onde isso causará menor impacto e buscar lugares menos visitados.

O objetivo, além de dar alegria aos garotos, é plantar uma semente, um embrião de Flamengo na África. Tenho esperança de que isso possa chegar aos ouvidos do CRF, e que algo maior possa brotar daí. Pelo menos, haverá gente sabendo da existência do Mengão lá. E o Buteco será representado nisso.


É ainda apenas uma ideia, mas temos que começar a planejar as ações se formos realmente fazer isso.  A viagem será em Agosto. O que vcs acham? Precisamos de retroalimentação (ou fidibéqui). Se houver apoio, partiremos para a ação. A bola está com vcs.