sábado, 12 de abril de 2014

Bola pra Frente, Lá na Gávea é Assim...





Irmãos flamengos,

muitas coisas já foram ditas e muito ainda há para se dizer sobre o jogo de quarta-feira e sobre o futuro do Flamengo nesta temporada.

As falhas e problemas da equipe têm sido apontados desde o início do ano.

O fato é que, passados três meses, o time ainda não conseguiu realizar uma grande atuação, exceto a partida disputada no Equador, diante do Emelec.

Emblemática a escalação levada a campo pelo Jayme naquela ocasião, não é mesmo? Dois laterais com proposta de firmar posição na defesa, dando mais liberdade aos jogadores de criação e aos atacantes.

Porque, meus amigos, não existe mais qualquer dúvida de que Leonardo Moura e André Santos sobrecarregam todo o restante do time.

No jogo de quarta-feira, me surpreendi ao ver Paulinho, Éverton e Gabriel tendo de se desdobrar para ajudar os dois laterais na marcação. Cansei de vê-los não apenas na intermediária do Flamengo, mas na própria lateral. Isso não está certo.

A verdade é que o Jayme, infelizmente, sucumbiu aos medalhões do time, que escolhem quando, onde e como jogarão. O André Santos, em determinado momento da partida, abandonou completamente a lateral esquerda. Até na ponta direita do ataque flamengo ele apareceu.

Por essas e outras, perdemos por completo o meio de campo, tendo de valer-nos de chuveirinhos sobre a área adversária, prontamente rechaçados pela retaguarda mexicana. E o pior, sem meio de campo, a segunda bola era sempre deles.

O time virou música de uma nota só.

As críticas e cornetagens, pelo que tem sido produzido pela equipe até o momento, são válidas e normais. Torcedor do Flamengo não nasceu para ser indiferente ou impassível, seja nas vitórias, seja nas derrotas.

Apenas discordo daqueles que criticaram, injustamente a meu ver, a torcida do Flamengo. A torcida rubro-negra lotou o Maracanã, que estava repleto de famílias e crianças, e, salvo pelas merecidíssimas vaias ao Elano, apoiou bastante a equipe.

Também divirjo dos que direcionaram o dedo para a diretoria. O trabalho é excelente até aqui. E nem o fiasco na Libertadores poderá apagar isso. Que continuem seu caminho em paz, pois o Flamengo só tem a ganhar com isso.

De todo modo, pode-se constatar, pela enorme decepção sentida por todos, o quanto a torcida estava a fim de que o clube fizesse um bom papel na Taça Libertadores.

Tenho certeza, aliás, que nem a conquista do Campeonato Carioca, no próximo domingo, abrandará o sentimento de que o time precisa melhorar muito, muito mesmo, se quiser realizar uma boa temporada em 2014.

A despeito disso, domingo é decisão, final de campeonato, e o Flamengo precisa se comportar adequadamente à ocasião.

Eles estão animadinhos após nossa eliminação na Libertadores. Faz mais de dez anos que não conquistam o Campeonato Carioca e disputarão a Segunda Divisão do Brasileiro pela segunda vez em seis anos. É o jogo da vida pra eles.

Adiemos, portanto, as reclamações e as cabeças cortadas para segunda-feira. Até lá, o foco é na decisão e na vitória flamenga.

Ao Jayme cabe preparar uma bela arenga aos jogadores.

E a nós, torcedores rubro-negros, cabe lotar o Maracanã e empurrar o Mengão rumo ao título.

A sagrada camisa vermelha e preta estará em campo.

As mágoas, ao menos até segunda-feira, ficam no passado.

Todo amor ao Mengo, o Mais Amado.

Como diz a música:

“Bola pra frente,
Lá na Gávea é assim,
Na vitória ou na derrota,
Eu sou Flamengo até o fim.
Sou Flamengo sim,
Por toda a vida,
Zum zum zum zum zum,
A torcida quer mais um!"




Pra cima deles Mengão!!!!!!!!!!
...

Abraços, Saudações Rubro-Negras e bom fim de semana a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.