segunda-feira, 7 de abril de 2014

Coração e Auto-Confiança

Buongiorno, Buteco! O Mais Querido começa a primeira semana decisiva do ano administrando a vantagem na final do Campeonato Estadual. Enfrentando um adversário nitidamente mais motivado no início da partida e até mesmo desesperado para reverter a vantagem, o time precisou de uma injeção de ânimo no vestiário para jogar apenas o suficiente à retomada da vantagem com o empate. Fiquei com a impressão que os próprios jogadores preferiram administrar esse resultado. Muito embora tenha achado que dava pra ganhar com alguma folga se houvessem forçado um pouco mais, compreendo perfeitamente a opção, pois ninguém melhor do que eles conhece seus próprios limites. Outros fatores que possivelmente contribuíram, embora em escala um pouco menor, foram, primeiramente, o fato de que no segundo tempo os jogadores de meio mais habilidosos que estavam em campo, por força das circunstâncias, jogaram nas laterais e, em segundo lugar, as compactas duas linhas de quatro formadas pelo Vasco da Gama para bloquear nossas ações ofensivas. Esse contexto, no qual o meio era formado por jogadores sem característica alguma de maia, acabou inviabilizado a criação e a evolução do time ao ataque, o que acabou por deixar Alecsandro isolado.

Acho que no primeiro tempo ninguém se salvou e no segundo tempo Paulinho brilhantemente chamou a responsabilidade para si e foi decisivo na obtenção do empate em uma jogada individual. Ele, que não havia jogado bem na primeira etapa, subiu muito de produção na etapa final. Já Everton e Negueba entraram muito bem, enquanto Luiz Antonio e Márcio Araújo, supostamente menos desgastados, deixaram muito a desejar, assim como Gabriel, que entrou no lugar de Lucas Mugni. Essa inoperância do meio e a atuação apagada dos pontas talvez explique o isolamento e a pouca participação de Alecsandro na partida. Acho ainda que o destempero de Léo precisa ser observado com atenção, mas não pode mascarar sua razoável atuação pela lateral direita.

A vitória fora de casa sobre o Emelec parece ter feito muito bem à moral do grupo. Sobrou auto-confiança e o Flamengo passou a impressão de que empataria ou venceria o jogo quando quisesse. Não quer dizer que tenha jogado bem, até porque, na realidade, o time ainda não "deu liga", mas a superioridade técnica do Flamengo ficou evidente nesse primeiro confronto e tende a produzir efeitos acachapantes pelo fato do rival dar evidentes sinais de descontrole emocional, desde os jogadores até o presidente, passando pelo técnico. Quero crer que, se o time titular jogar com seriedade no próximo domingo e igualar o Vasco da Gama nos quesitos vontade e aplicação tática, a vitória virá com maior tranquilidade do que o esperado. A leveza e a serenidade de Jayme na entrevista pós-jogo não me autorizam a pensar de outra forma, por sinal.

***

Toda essa auto-confiança será muito importante também na próxima quarta-feira. Não existe possibilidade matemática para Flamengo e León continuarem na competição após se enfrentarem na última rodada da fase de grupos da Libertadores da América/2014. Felizmente o jogo será no Maracanã. Espero um nível de dificuldade semelhante ao que o Emelec impôs no primeiro tempo da partida no Maracanã ou mesmo que o Bolívar também apresentou no empate por 2x2. Jayme tem algumas importantes decisões a tomar: Leonardo Moura e André Santos voltam? Seria prudente escalá-los juntamente com Elano, acaso os três tenham condições de jogo? Como ficaria a questão física e o ritmo de jogo com os três juntos? O que é mais arriscado, acaso André Santos não jogue: voltar com João Paulo ou improvisar um dos zagueiros ou mesmo Everton na esquerda? Nesse último caso, como ficaria o meio?

Apesar de alguns percalços e do risco corrido, o Flamengo está muito próximo de atingir a meta traçada pela Diretoria: o título estadual e a classificação para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América. Não faltará tensão, mas tudo indica que a semana terminará bem. O que poderá ser melhorado doravante é um papo que fica pra semana que vem. Hoje gostaria de saber d@s amig@s o que pensam a respeito de todas essas dúvidas e questões postas, e, como de praxe, as escalações de cada um (a) para quarta-feira. 

Bom dia e SRN a tod@s.