sábado, 22 de março de 2014

TREINAMENTO



Bom dia butequeiros e sempre aprazíveis leitores silenciosos,

essa semana um comentário do Vinicius aqui no Buteco me chamou bastante atenção: "@vnorskevou te falar uma idiotice foda do Jaime.
Treinamos na sexta, jogamos contra o Flor no sábado, viajamos no domingo e chegamos na segunda, reconhecimento de campo na terça e jogo na quarta contra o léon, voltamos na quinta, chegamos na sexta, concentra no sábado e jogamos contra o vasco. descansamos na segunda e voltamos a treinar a primeira vez na terça, que dizer, ficamos 10 dias sem treinar. um time que não tem padrão nenhum de jogo ficou 10 dias sem treinar."

Leio os amigos formulando escalações, criticando muitas vezes com razão, outras com um certo exagero, o jogador a, b ou c, mas tenho a impressão que as mudanças propostas pouco acrescentarão, enquanto o problema do espaçamento e da pouca disciplina tática dos jogadores não for equacionado. Para isso acontecer, não existe milagre, é preciso treinar e treinar muito.

Não é coincidência que times que chamaram atenção por sua eficiência e disciplina tática foram treinados por técnicos que treinam intensa e quase obsessivamente. Casos de Guardiola e Sampaoli.

Acho que também não devemos simplesmente nos resignar e aceitar que os jogadores brasileiros são indisciplinados taticamente e não tem jeito. Quando são transferidos pra outros centros, a grande maioria, bem orientados e cobrados, acaba por se disciplinar. Também me recuso a aceitar que nossos jogadores são burros e jamais aprenderão. Quer dizer então que bolivianos, equatorianos, colombianos, enfim, sul americanos em geral são mais inteligentes que os jogadores brasileiros? Não creio. São apenas mais bem orientados e dão mais importância a essa questão.

No Brasil, o que assistimos é sempre a cultura da habilidade individual, aliado ao "vamo lá". Algo que me chama atenção é ver que nas transmissões internacionais antes de começar os jogos o esquema tático utilizado é informado junto com a escalação. O dia que conseguirmos aliar a nossa incopiável técnica à tática, nosso futebol dará um salto. 

Nós chamamos em geral os times da Libertadores da 1a fase de timecos, pois, realmente, se formos analisar a habilidade individual dos jogadores (que é o que fazemos), alguns sequer chegariam ao profissional aqui no país. No entanto, tais times equilibram a falta de qualidade individual, a falta de grana, a falta de estrutura e milhares de outras coisas simplesmente com organização tática. Então, como podemos ainda assim relegar o tema a um 2o plano, desvalorizá-lo e muitas vezes até ridicularizá-lo? Como podemos aceitar condescendentemente os trabalhos pífios dos técnicos brasileiros e repetir incessantemente a litania que técnico estrangeiro não dá certo aqui, se técnicos brasileiros são demitidos seguidamente? Por que sequer contratamos especialistas pra nossas categorias de base ou mesmo pra exercer o cargo de auxiliar, fomentando uma reserva de mercado atrasada e danosa?

Temos no clube, louvavelmente, um analista tático, mas pelo pouco que é divulgado o trabalho dele está mais relacionado à obtenção e ao fornecimento de dados. Ele não dá treino, não corrige posicionamento, nem nada do gênero. 

A verdade é que o técnico espanhol do "poderoso" Bolívar me passou a forte impressão de estar melhor preparado pro embate. Em pouquíssimo tempo conseguiu arrumar e dar um padrão tático ao time boliviano, bem como soube explorar as deficiências do Flamengo. Algumas deficiências, aliás, que não são corrigidas desde 2013, como o buraco que invariavelmente se abre nas costas do André Santos. Como diz o ditado, "Insanidade é repetir as mesmas ações e esperar resultados diferentes". Já o Flamengo, todo espaçado e mal arrumado, pareceu enfrentar um inimigo desconhecido, além de sucumbir às próprias deficiências, que se repetem jogo após jogo, como a saída de bola ruim e extremamente dependente dos laterais, a carência de criatividade e combatividade do meio campo (e laterais), a ausência de velocidade na transição defesa-ataque, a falta de recomposição rápida, bem como do ataque e da defesa em bloco, a marcação não encaixada, a falta de opções de passe quando está com a bola, obrigando, quando não a perda ou o chutão, o recuo da bola até a defesa  etc. Tudo isso precisa ser visto e corrigido em TREINOS.

É futebol, dá pra vencer o Emelec lá. Mas ajudaria demais se nosso time treinasse bastante e focasse apenas a Libertadores. A Comissão Técnica precisa estudar minuciosamente o adversário, a arbitragem e tudo mais que estiver envolvido no jogo contra o Emelec. Porém, tenho a impressão que as atenções estarão, no mínimo, divididas com o Estadual e poucos treinos serão realizados.
...................................................

Obs. Parabéns ao basquete, que hoje jogará a final contra o Pinheiros. Pra cima deles! 


Hoje é um dia especial, aniversário dos nossos "Presidas" Rocco Fermo e EBM. Muitas Felicidades, saúde, amor e realizações, desejo-lhes um ano iluminado, repleto de sorrisos e alegrias com nosso Mengão Queridão e aproveito pra agradecer a ambos a dedicação ao Flamengo e a nós torcedores, amigos e palpiteiros rss. Obrigada e Feliz Aniversário!!!





Bom sábado a todos,

SRN!