sábado, 1 de março de 2014

Quanto Vale um Ídolo?







Irmãos rubro-negros,

principia o carnaval e o momento é de curtir. 

Sem lero-lero, vamos direto ao ponto.

Pois bem.

Amigos, a noção de ídolo no futebol brasileiro está desbotada.

Nossos jogadores são constantemente assediados por mercados mais ricos. Difícil competir com quem paga mais e em moeda mais valorizada. 

Por isso, torna-se cada vez mais rara a consolidação dos laços que unem o jogador ao clube. Hoje o atleta está no Flamengo; amanhã, ninguém sabe.  

Não pretendo me fazer saudosista, mas sou daqueles que acham que quanto maior a identificação de um jogador, ou melhor, de um grupo de jogadores, com o clube, melhor para todos.

Esta semana cogitou-se, com ampla repercussão em toda a imprensa, da possível venda do Hernane, jogador muito querido pela torcida.

A proposta talvez fosse boa para ambas as partes e, segundo divulgado, o negócio estava praticamente sacramentado.

Contudo, sabe-se lá por que razão, o Brocador ficou (alguns disseram que não foram prestadas as garantias exigidas; outros afirmaram que, analisando o elenco, a diretoria constatou que seria perda irremediável, podendo comprometer a participação da equipe na Libertadores e no Carioca; houve ainda quem afirmasse que o Hernane ficou por amor à Nação Rubro-Negra – pura poesia).

A pergunta que fica é a seguinte: a permanência do Hernane foi boa? Tanto clube como jogador deixaram de ganhar, neste momento, uma boa grana. 

Será que foi bom negócio recusar a oferta?

Acredito que sim, pois se ele mantiver, e até melhorar, seu rendimento, as vitórias em campo serão muito mais importantes que a grana recebida agora, a qual, vale lembrar, nem era das mais sedutoras.

Sei que no mundo atual é quase impossível aos clubes brasileiros, notoriamente carentes de grana, competir com mercados como o europeu, asiático e do Oriente Médio.

Mas sempre que, por uma boa causa, pudermos resistir, acho que vale à pena.

Hernane Brocador: jogador de raça, brio e que veste com gosto o Manto Sagrado.

...

Sobre o jogo deste sábado, mesmo com todo o esvaziamento que tentam impingir ao certame, com sua fórmula ultrapassada, inchada e esdrúxula, gostaria muito de uma vitória. Mengão vai disparar na frente. 

Liderança, aliás, merecidíssima.

Sábado de carnaval eu quero comemorar vitória do Flamengo.

Mengão é o único que alavanca o Campeonato Carioca.

...




Meus fraternos amigos, um ótimo carnaval. 

Abraços, bom fim de semana e Saudações Rubro-Negras a todos.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.