segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Você Decide

Buongiorno, Buteco! Não há como escapar: o assunto em voga é a indefinição nos casos Elias e Hernane. No primeiro caso, após o final da prioridade que o Flamengo tinha para negociar com o Sporting Lisboa, outros clubes entraram no páreo. No segundo, há proposta do "Mundo Árabe" em valores perigosamente próximos ao que o Flamengo pode exigir por sua cota sobre os direitos federativos do atleta. Basta aos árabes subir um pouco a proposta, portanto, e muito provavelmente a situação escapará ao controle da Diretoria. A Libertadores começa ano que vem e já estamos em pré-temporada. Ao lado, uma foto da chamada "sinuca de bico", pois é exatamente nessa posição que a Diretoria do Flamengo agora se encontra. Sair dessa enrascada é o desafio. A proposta da coluna de hoje é imaginar o que você, se fosse diretor do Flamengo, faria para livrá-lo dessa. E sem pretender esgotar as alternativas, sugiro as seguintes;

a) cobriria a proposta dos árabes pelo Hernane e subiria a proposta pelo Elias;

b) desistiria do Elias e cobriria a proposta dos árabes pelo Hernane;

c) venderia os direitos federativos sobre o Hernane e subiria a proposta pelo Elias, podendo ainda usar parte do dinheiro para reforçar o elenco com outros jogadores;

d) venderia os direitos federativos sobre o Hernane, não ficaria com o Elias e usaria o dinheiro para contratar substitutos e reforçar o elenco com outros jogadores;

e) permaneceria em stand by na negociação do Elias e forçaria o Hernane a cumprir seu contrato;

f) outra alternativa não cogitada pelo colunista.

Você, amig@ do Buteco, Diretor do Flamengo, decide.

***

Curiosos com a opinião do colunista? Opção 'c' ou 'd' (só adotaria a 'd' se a 'c' não funcionasse) e com os substitutos e reforços contratados o mais rápido possível. Entristece-me a ideia de não contar com o Brocador na Libertadores, mas acho que a distância entre o que já foi oferecido e o que o Flamengo pode receber não é muito grande e por isso temo uma negociação perto da janela se fechar ou com a Libertadores prestes a se iniciar ou em curso. Acho que o tempo está passando e com ele outras oportunidades.

Mas felizmente eu não sou Diretor do Flamengo, reconheço que são "questões de Estado" (portanto, dificílimas) e este é apenas um fórum de debates entre apaixonados pelo Mais Querido. O que importa é a sua opinião.

***

León, Emelec e Bolívar. Com o elenco montado até aqui, qual é a opinião d@s amig@s do Buteco em relação às chances do Flamengo na fase de grupos da Libertadores? Em nível de contratações, o que precisaria ser feito?

Gostei dos reforços e dos gastos feitos até agora. Acho que o Flamengo deveria contratar um meia. Como é uma posição muito difícil, talvez a mais difícil, não acho que precisasse ser um investimento altíssimo. Contudo, gostaria de ver um investimento, ainda que em patamar intermediário (talvez no mercado sul-americano), para o elenco ter essa opção. Espero também que os atacantes que vêm sendo prometidos também sejam contratados.

***

A semana ainda promete com o julgamento de Luiz Antonio. A ausência de detalhes impossibilita uma análise do caso, mas o feeling é de que o Mais Querido leva essa.

Bom dia e SRN a tod@s.