segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bom Início

Buongiorno, Buteco! O Flamengo começou 2014 com o pé direito. Foi uma atuação brilhante? Há motivos para se empolgar com um 1x0 sobre o Audax? Alguém se destacou com um desempenho individual exuberante? Não, não e não. Mas o Flamengo foi consistente, organizado, tático, firme, e tudo isso com uma mini temporada, e não uma pré-temporada, de apenas oito dias. E estamos falando, não podemos nos esquecer, do time reserva, talvez até do time "C" do Flamengo. O mérito de Jayme de Almeida, então, é muito grande. Lembro-me dos 2x0 contra o Quissamã, há cerca de um ano atrás, na estreia do Estadual de 2013, e digo que foi um jogo até mais duro do que o de ontem, contra o Audax. Mas há um ano atrás o Flamengo escalou o melhor que tinha para aquela partida; esse ano deu-se ao luxo de escalar apenas reservas, e a maioria era de reservas dos reservas, como, por exemplo, o lateral direito, os zagueiros, além de todo o meio campo e ataque.  Há uma evolução, sem dúvida. O Flamengo começa 2014 bem melhor.

***

A rigor, o destaque do time foi o conjunto e é exatamente esse detalhe que transmite mais otimismo. Durante o jogo vi uma jogada ensaiada com Digão e Negueba, um overlapping com João Paulo e Nixon, ambas quase resultando em gol. O time jogou fácil. Não é difícil perceber, logo no primeiro jogo, que o Flamengo tem treinador, e dos bons. Por mais que ache que Digão, por exemplo, não devesse estar no elenco, taticamente fez uma boa partida, o que significa que o treinador tem o grupo em suas mãos e que todo o elenco assimilou o esquema que deseja ver executado em campo. Desse modo, os jogadores nos quais a torcida menos confia renderam melhor e para o time - Gabriel, que fez uma partida razoável, cobrou o escanteio, Cáceres, que não comprometeu, desviou de cabeça e, vejam só, Welinton, outro que também fez uma partida segura, arrematou para o gol. Ok, o adversário era ruim? Faltou alguma força ofensiva? A resposta para ambas as perguntas é positiva, mas lembro que nenhum dos outros grandes venceu na estreia e que jogamos com o time "C".

***

Individualmente, achei que Negueba foi o melhor do Flamengo nesse jogo em que ninguém foi brilhante. Estou curioso para vê-lo jogar outras partidas, já que, contra o Audax, vi novamente aquele mesmo jogador que foi destaque nos juniores: sem correria despropositada, bons passes, boa colocação em campo e quase um gol. Sinal de amadurecimento? Negueba saiu no intervalo e cedeu lugar a Muralha. Acredito que Negueba e Gabriel executem funções táticas parecidas em campo, com a diferença de que Negueba atua pela direita e realmente foi bem ontem, variando entre o meio e a ponta. Só que o time, com os dois em campo, ficou muito parecido com o do ano passado, treinado por Dorival Júnior. Provavelmente por isso Jayme deixou Gabriel, que joga pela esquerda, em campo e tirou Negueba, testando Muralha na função antes executada por Luiz Antonio, preenchendo o lado direito do meio.

Curioso como são as coisas. O melhor do time, individualmente, foi substituído e pôde-se ver uma melhora coletiva, não só porque Muralha executou a contento sua função tática, a mesma de Luiz Antonio, mas também porque Mattheus, que simplesmente não conseguiu acompanhar o ritmo da partida no primeiro tempo, "acordou" no segundo. Não foi brilhante, perdeu dois gols, um deles do tipo "feito", e terminou vaiado (ao meu ver injustamente). O certo é que o time, que havia cedido espaços para o Audax no meio de campo a partir dos 30 minutos do primeiro tempo, dominou sem dificuldades o setor durante todo o segundo tempo, provavelmente porque teve uma formação mais compacta., além das instruções de Jayme no intervalo e da subida de produção de Mattheus. Outro aspecto positivo é que o time não pareceu sentir qualquer desgaste físico, apesar da curta pré-temporada.

Faltou mais presença na área porque Nixon não tem a noção de tempo e espaço de Hernane e, a bem da verdade, sequer chegou a incomodar a zaga adversária. Talvez tivesse sido o caso de testar o jovem Igor Sartori. Ainda assim faltou pouco para que o placar fosse aumentado e sem que o time corresse riscos. O saldo geral, portanto, é altamente positivo.

Quarta-feira tem Volta Redonda, fora de casa. Que time @ amig@ do Buteco escalaria?

SRN a tod@s.