segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Procura-se Rival

Buongiorno, Buteco! Com o rebaixamento para a Série B do Fluminense e do Vasco da Gama instaura-se a cruel dúvida na mente do torcedor rubro-negro: quem será o nosso rival em nível estadual doravante?  É claro que alguém pode lembrar do Botafogo, mas o Botafogo... HAHAHAHAHAHAHAHAHA, o Botafogo... Bom, deixa pra lá. Então, prosseguindo em meu raciocínio, arrisco dizer que o nosso rival regional, agora, é aquele time que mais nos deu trabalho em 2013, aquele que não conseguimos vencer, qual seja, o temível Audax. Tremei, rubro-negros, porque esse estadual de 2013 promete. Conseguiremos superar nosso novo e temível rival?

O certo é que o ano de 2013 vai acabando de uma forma que nem o mais otimista rubro-negro poderia imaginar: time distante do rebaixamento, dadas as dificuldades vividas especialmente no primeiro semestre; título da Copa do Brasil e o rebaixamento de dois arqui-rivais (ou seriam ex-rivais?). Bichos-papões como Corinthians e Internacional, favoritos ao título, ficaram pelo caminho, no Brasileiro e na Libertadores. O final de ano é rubro-negro. Apenas a torcida do Cruzeiro pode falar em sucesso e felicidade ao nosso lado.

***

Muito há que ser feito para 2014. Falando sério agora, e como escrevi aqui semana passada, o time titular não é ruim, mas precisa ser reforçado em algumas posições e esse elenco precisa ser muito, muito encorpado. O Flamengo precisa ser reforçado, numericamente falando, em mais de meio time - ex.: dois laterais, volante, meia, atacantes... Talvez até um zagueiro, a depender das dispensas. Jayme demonstrou ser um ótimo treinador nos quesitos escalação, armação tática e motivação/conquista do elenco; precisará agora manter o nível no quesito pedidos de contratação e elevá-lo no de substituições.

Confio no Jayme e em sua "vibe"; confio no seu feeling a respeito do elenco e na sinergia que existe entre esses jogadores, a torcida e o Maracanã. É possível sonhar com o título da Libertadores em 2014. 

***

O Globo de ontem trouxe em sua cobertura a respeito do Flamengo a notícia de que os jogadores da base serão utilizados na disputa do Estadual. Grande Jayme e mais uma decisão acertada da Diretoria, que se mostra em vários aspectos, no futebol, atenta ao que os torcedores vêm reivindicando nos últimos tempos, provavelmente porque, até um ano atrás, eram apenas torcedores, como todos nós. E como conversava com os amigos ontem, domingo, nos comentários ao excelente post do Melo, o importante é não radicalizar: há espaço para aproveitar aqueles da base que façam por merecer, como também é boa política apostar em reforços de baixo investimento, mas promissores no aspecto técnico ou mesmo em nível de efetividade. Paulinho e Hernane são bons exemplos. Que venha o Estadual e que venha o Audax! Não tenho medo!

***

Habemus goleiro. Grande estreia do jovem César no último sábado. Renovam-se as esperanças. Penso que é cedo para dispensar Felipe ou mesmo Paulo Victor, dado o peso e a pressão que representam a disputa de uma Libertadores. A médio prazo, porém, o rapaz, pelo jeito, poderá ser o primeiro reserva.

***

Alex é uma boa para a 10? Wallim falou sério ao dizer que ele não interessa? Quem você indicaria para a 10 do Mais Querido em 2013? Com a palavra, os amigos do Buteco.

***

Last, but not least, e parodiando o meu amigo Marco Pellegrino, do bolg coirmão FlaEterno, "SORRIA, VOCÊ É RUBRO-NEGRO".

Bom dia e SRN a tod@s.