terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Balanço, Projeção, Expectativa

Chegou a hora mais esperada do ano para a torcida do Flamengo a hora das especulações! Logicamente, a torcida gosta mais de disputar títulos e zoar aos rivais, mas as especulações e imbecilidades publicadas são de grande valia. A prova disso são os jornais vendidos desde sempre e as atuais pageviews de veículos importantes dizendo besteiras. Como Rubro-Negro que sou, vou fazer MINHAS duas barcas, a que vem e a que vai, mas com "compartimentos" e ressalvas.

Antes de qualquer análise de elenco não podemos perder de vista as condições financeiras do clube. Para qualquer dispensa deve existir uma contratação imediata para a posição, para que não aconteça o “drama da lateral direita” já conhecido por nós. Um exemplo é o do gol, pois pessoalmente não tenho como minha preferência o titular do Flamengo, Felipe, mas reconheço ser um bom goleiro e com experiência, inclusive para conduzir a equipe na Libertadores, portanto, não penso que goleiro seja uma preocupação para 2014. 

A ressalva é sobre a falta de conhecimento pleno sobre o elenco do Flamengo, mas o pouco que sei já da para pensar e projetar. Outro aspecto é o retorno de atletas em empréstimo. Conheço de poucos casos. O mercado sul americano é pouco detalhado, um território pouco observado por mim, portanto não vu incluí-lo. É mais fácil para eu assistir as partidas de Libertadores, então não dá para observar a América do sul, não acompanhei a Sul-americana este ano. No caso do mercado europeu, quase não assisti a partidas internacionais, e mesmo que neste ano eu tenha ficado mais focado no Flamengo do que nos campeonatos europeus, é mais simples mapear.

Abaixo produzi uma tabela para encadear meus pensamentos e facilitar a quem lê como penso. Estão vai o show de besteiras, porque projeção deste tipo é besteira, mesmo:


Posição / Condição
Empréstimo
2ª Chance
Reforço
Reforço TOP
Laterais
Digão
João Paulo,
André Santos
Ayrton (d) Vitória,
Léo (d) Atlético-PR,
Abner (e) Coritiba,
Bruno (d) Fluminense,
Suéliton Criciúma
Rafinha Bayern,
Rafael Manchester,
Carlinhos Fluminense
Zagueiros
Gonzales,
Wellington,
Frauches
Chicão
Manoel Atlético-PR,
Demerson Coritiba,
Emerson Atlético-MG,
Léo Cruzeiro
Léo Silva, Atlético-MG,
Henrique Palmeiras

Volantes
Val,
Cáceres,
Diego Silva

Muralha*

Souza Cruzeiro,
Amaral Goiás,
Junior Urso Coritiba
Felipe Melo Galatassaray,
Jean Fluminense,

Meias

Vinícius Pacheco*
Carlos Eduardo,
Gabriel,
Adryan,
Rodolfo
Cicero Santos,
Wagner Fluminense,
Ewerton Atlético-PR,
Eduardo Sasha Goiás,
Elano Grêmio,
Lodeiro Botafogo

Anderson Manchester,
Diego Wolfsburg
Alex Coritiba,
D'Alessandro Internacional,
Michel Bastos Lyon,
Jádson São Paulo

Atacantes
Bruninho
Marcelo Moreno,
Negueba*
Lins Criciúma,
Marcelo Atlético-PR,
Borges Cruzeiro,
Gilberto Portuguesa,
Osvaldo São Paulo,
Leandro Damião Internacional

Scocco Internacional,
Vargas Grêmio,
Sobis Fluminense

Depois dessa exposição, vou analisar algumas situações específicas de alguns jogadores dentro do clube:

Carlos Eduardo – Acho que vale outra pré-temporada, pelo preço ninguém vai querer emprestado. Salário alto. Mas poderia ser emprestado. Teve importância tática, mesmo abaixo tecnicamente. em minha opinião não rendeu tanto por não conseguir se igualar fisicamente aos demais do grupo e aos adversários. Sem força física e sem confiança. Jogava até bem, enquanto aguentava e o time sentia sua saída. Mostrou que tem sangue exatamente na ultima partida da temporada, no momento de sua expulsão contra o cruzeiro. Tarde demais! Quem sabe seja um jogador mais dinâmico e confiante em 2014? 

Cáceres – Dispensaria ou emprestaria. Não consegue render, se machuca muito. Não consegue sequencia no time. Poderia ser emprestado para algum clube do Brasil ou vendido para o exterior. Emprestar para algum sul-americano para que jogue a Libertadores também poderia ser uma boa opção.

Chicão – Importante, mas acho que não terá espaço em 2014. Deve ter algumas propostas para sair. Não deve fazer tanta falta, desde que o Flamengo contrate com qualidade para o setor. Penso o mesmo para Gonzales. Não fará falta, mas devemos contratar.

Frauches, Rafinha, Adryan, Nixon, Bruninho – Podem ser emprestados para ganhar experiência, mesmo que seja apenas no primeiro semestre, para os estaduais. Seria bom para que evoluíssem sem os “mimos” do ninho.

Rodolfo – deve ter crescido como jogador, principalmente fora de campo, na base, mesmo com as contusões. Terá algumas oportunidades no estadual, como teve em 2013. Deve tentar ser protagonista e chamar a responsa, se pensar como importante para o grupo, mas não "o cara do time", como faz crer parte da torcida. Um empréstimo também não seria malvisto por mim.

Wellington, Vinícius Pacheco – empresta ou vende!

Negueba – Se estivesse em condições, seria o outro extremo de Paulinho, sem a mesma qualidade. Nenhum dos nossos atacantes faz sua função. Acho que é melhor do que a torcida presume e é pior do que o empresário presume. Ganhou muita experiência neste ano ruim de São Paulo. Pode ser muito útil. Jaime o conhece bem.

Muralha – Retorna ao time e eu ainda não vi isso tudo, apesar de reconhecer certo talento. É o oposto do Negueba. Joga menos do que a torcida, o empresário e ele próprio presume. Uma marra gigantesca, ao menos em campo. Se estiver com a cabeça boa, acho que também será muito útil.

Marcelo Moreno – Acho que vai crescer com uma pré temporada. Será útil, muito e com um “agravante”: Nunca veremos o dinheiro que o Grêmio nos deve. A oportunidade é essa, ficar com o MM. Tecnicamente é bom e teve uma contusão, quando foi atropelado pelo Broca D'Or, Posso dizer que ainda pode ser um atacante de nível no Brasil, sempre foi considerado assim e não foi tão mal no Flamengo. Nunca teve estabilidade em um clube, estabilidade que seria inédita no Flamengo. Mal comparando, e não falando em títulos, caso semelhante ao do Léo Moura.

Posso ter esquecido de alguns nomes, achei estas observações relevantes. Abaixo duas perspectivas de elenco, com dinheiro e sem dinheiro:

Flamengo de sonho, fortalecido dentro de certa realidade
Goleiros: Felipe, Paulo Vitor, César
Laterais: Léo Moura, Rafinha, Carlinhos, André Santos
Zagueiros: Wallace, Samir, Leonardo Silva, Henrique, Manoel
Volantes: Amaral, Luiz Antônio, Elias, Felipe Melo, Jean
Meias: Gabriel, Adryan, Jádson, Cícero, D'Alessandro, Anderson
Atacantes: Hernane, Paulinho, Negueba, Marcelo Moreno ou Leandro Damião, Vargas, Sobis

Flamengo que acho possível, mas não provável
Goleiros: Felipe, Paulo Vitor, César
Laterais: Léo Moura, Léo, André Santos, João Paulo
Zagueiros: Wallace, Samir, Chicão, Frauches, Léo
Volantes: Amaral, Luiz Antônio, Elias, Val, Muralha, Diego Silva, Cáceres
Meias: Gabriel, Adryan, Carlos Eduardo, Rodolfo, Cícero, Alex ou Lodeiro
Atacantes: Hernane, Paulinho, Negueba, Marcelo Moreno ou Leandro Damião, Vargas

O restante da imaginação fica para vocês. Anuncio aqui que como o Futebol do Flamengo, minhas colunas entram de férias, sendo esta a última de um glorioso 2013. O que não significa de modo algum, que vou abandonar ao Buteco. De modo algum! Vão ter que me aturar por algum tempinho. Agradeço ao Rocco e ao Gustavão por mais um ano maravilhoso e trabalhoso. Que 2014 seja de vitórias para todos nós e para o Flamengo dentro e fora de campo.
Feliz Natal e um Fantástico Ano-Novo, Rapaziada!
Até 2014!


FLAMENGHIEUBIQUE!