sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Consistente


E o Flamengo segue, segundo as palavras de seu treinador, respeitando todos os adversários mas sem temer nenhum. Depois de passarmos a maior parte do ano nos preocupando com as oscilações constantes do time, é uma sensação muito boa poder ir ao jogo sabendo o que esperar do Flamengo.

Na verdade, não existe realmente nenhum motivo para temer qualquer dos outros times que ainda vamos enfrentar, incluindo aí o virtual campeão Cruzeiro. O Flamengo está longe de ser a melhor equipe brasileira, mas joga hoje de maneira bastante consistente e consciente de suas limitações. Ao contrário do início do campeonato, temos agora um time base e uma proposta clara de jogo. Jogamos num campo que conhecemos e nosso time conta com um poderoso apoio da torcida, que cresce a cada jogo, especialmente nas decisões.

Chegou a ser engraçado ver alguns comentaristas que aparentavam estar surpresos com a dificuldade que o Flamengo, em casa, impôs a adversários teoricamente superiores. Talvez tenham ficado desacostumados com a falta de clima do estádio de atletismo do Engenho de Dentro e se esquecido da pressão infernal que somente a Magnética é capaz de fazer. Botafogo e Cruzeiro tiveram o desprazer de serem os primeiros a serem lembrados da força do Flamengo jogando partidas decisivas no Maracanã. Certamente, nossos próximos adversários tomarão mais cuidado do que os dois primeiros. É provável inclusive que peças-chave do nosso time, especialmente Paulinho e Elias, recebam cuidados especiais, dobras na marcação, etc. Quem diria hein?

Os dois citados vivem momentos distintos no time. Enquanto Elias vem tendo atuações sem grande destaque, Paulinho vem sendo o motor do time, atacando bem nas duas laterais com dribles,  velocidade e boas jogadas. Seu ponto fraco realmente é a conclusão e não consigo não lamentar a cada chute torto dele, a falta de um profissional específico no Flamengo para treinar fundamentos, separadamente, com programas dedicados e específicos para cada jogador do time. Certamente, em casos semelhantes, poderíamos lapidar um jogador como ele, trazendo ganhos significativos para o time.

Quanto ao Elias, não sei dizer se a situação extra-campo, com a indefinição de seu destino na próxima temporada está tendo alguma influência na sua queda de desempenho. É possível que tenha relação também com desgaste físico ou mesmo com sua mudança de posicionamento no campo, tendo sido sacrificado para a entrada do Luiz Antônio no time. Não acho que o Jayme vai ter muito tempo para treinar alguma solução para isso mas penso que a versatilidade do nosso camisa 8 vai ser fundamental para os momentos decisivos da Copa do Brasil.

___________________________________________________________________

Seria tremendamente injusto não mencionar a soberba atuação do Leonardo Moura, especialmente por ter criticado bastante a renovação de seu contrato no início do ano. Se conseguisse atuar naquele nível ao longo de toda a temporada, o moicano seria com certeza o titular da seleção brasileira e nome certo para a Copa do Mundo. Acredito que pudemos ver contra o Botafogo uma de suas melhores atuações na carreira, superando até temporadas em que ele era mais jovem. Ainda assim, acredito que ele não tem condições de ser, como aconteceu esse ano, o único lateral direito do time. É fundamental que seja contratado rapidamente um nome para substitui-lo, até para que a transição seja feita aos poucos e que ele receba todas as homenagens que merece por toda a história que construiu no Flamengo.

___________________________________________________________________
E neste final de semana, devemos voltar nossa atenção novamente para o Campeonato Brasileiro. Enfrentaremos uma partida fundamental para avançar rumo a pontuação que nos dará tranquilidade para direcionarmos 100% dos nossos esforços para a Copa do Brasil. O adversário, em péssima situação financeira, praticamente abriu mão do mando de campo em troca de uma boa cota que lhe permita reduzir os atrasos salariais. O time, que começou o segundo turno dando sinais de reação no campeonato começou a sucumbir aos problemas do clube. Os jogadores revogaram a concentração e somente irão viajar no dia da partida pela manhã. Excelente oportunidade para o Flamengo resolver o jogo sem sustos e de maneira segura.
abraços a todos e SRN!