quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Antes da traulitada do Flamengo no Botafogo da quarta-feira retrasada, como que prevendo a classificação do Mais Querido do Mundo (by Conmebol) para as semifinais da Copa do Brasil, Mauro Neves, o @FlanaticoRN10, batia um papo apaixonado e muito ilustrativo com a Leila do Fla, a @Unabomber_Fem no Buteco do Flamengo. Falavam, ou melhor, escreviam sobre um tema que, para muitos, parece esgotado, mas que para mim (e, aparentemente, também para os nossos dois protagonistas) ainda pode render muita encheção de linguiça para estas enganations que publico semanalmente.

Escrevia o Mauro: “Respeito muito quem defenda os pontos corridos, nem quero entrar na discussão no momento, mas o clima de um jogo mata-mata nem se compara com um jogo importante dos pontos corridos... Mata-mata é pra quem tem coração forte, só os fortes aguentam. Pontos corridos é aquela lenga-lenga, com algumas e poucas emoções.”

Ao que a Leila ratificou na bucha: “Não dá pra comparar, Mauro! Adoro mata-mata, é matar ou morrer, o jogador tem que deixar tudo em campo, dar 110%... Um campeonato que não tem final... gosto não... futebol é emoção!”

Mauro: “E o pior é que um dos argumentos dos defensores dos pontos corridos é a tal da justiça. Confesso que não consigo entender. O futebol só é maravilhoso por não ter justiça alguma, não é pra ser justo, e sim pra causar surpresas.”

Leila: “Exatamente, Mauro! Penso igual.”

Sejemos cinseros e analfabéticos: eu não citei as opiniões dos meus queridos parceiros só pra ocupar o espaço da Calúnia sem fazer esforço. Citei-as porque se trata de um tema pulsante, uma vez que neste momento o Flamengo disputa duas competições de critérios diferentes: uma delas, a chata, em que nada mais almejamos, o sistema é o de pontos corridos, enquanto a outra, a legal, em que temos chances reais de título e de vaga na Libertadores, adota o mata-mata.

Cenão vejemos e erremos: de que justiça, afinal, se fala quando se defende o sistema de pontos corridos? Seria da justiça coerente ministrada pelo STJD? Da justiça criteriosa dos árbitros? Da justiça cruenta do gol da derrota tomado aos 51 minutos do segundo tempo? Da justiça canalha de não zerar os cartões amarelos dos jogadores que já disputavam a Copa do Brasil ao introduzir novas equipes no certame? Ou da justiça conivente dos efeitos suspensivos? 

Ora, o futebol não é justo, da mesma forma que a vida não é justa. Não é justa a FIFA, a CBF, o STJD, o IPTU, o DPVAT, o ICMS, a CPMF, o IPVA, a PQP! A própria JUSTIÇA não é justa!

A F1 seria justa, quando um motorista dirige um motor Renault, e outro, um Cosworth? O atletismo seria justo, quando um saltador usa uma vara PacerFX, e outro, uma Seedorf29? Então por que justo o futebol devia ser?

O esporte em geral, e o futebol em particular, estão repletos de circunstâncias, conjunturas e contextos: um atleta é mais capaz ou tem mais sorte ou está num dia melhor ou defende uma equipe mais forte que o outro. Da mesma forma, o sistema de disputa de uma competição nada mais é do que outra circunstância, conjuntura e contexto, que antes de ser justo ou injusto, é apenas e tão somente circunstancial, conjuntural e contextual. 

Meus leais detratores: no esporte, como na vida, nem sempre os contendores têm direito às mesmas armas.

De modo que sou, pelo menos até que algum detrator aniquile meus argumentos num rápido comentário, totalmente a favor do mata-mata, até porque quando um time sai da disputa pelo título, ele simplemente vaza da bagaça, sem ficar assombrando torcidas e adversários até o fim do campeonato.


Duplex Toc Zen

1 - Só pra não perder o hábito: Chamem o Mano Menezes do que quiserem, menos de Capitão, porque capitão é o último a abandonar o navio.

2 - E parem de encher meu saco! Já disse que time grande não cai, pô!: Podem checar nos anais do futebol mundial pra ser se algum time grande já caiu!

3 - Cravo seco que nas semifinais da Copa do Brasil prevalecerão os clubes de vermelho e preto, e vou além: O campeão também será rubro-negro.

4 - E o Vasco realizou um velho sonho, e finalmente conseguiu compartilhar do nosso status de DCF: Só que o cê deles é de “cair”.

5 - Caio Jr. no Fluminense e Adilson Batista no Vasco: Aí já não é mais tentar se salvar da Série B, mas planejá-la com muita antecedência. 

6 - Aliás, sempre achei o Vasco muito estranho: Onde já se viu um time português não ter bigode grosso?


7 - Vai entender vascaíno...: Os caras elegem Dinamite, e depois reclamam de que o time é que é uma bomba. #TrocadalhoDoCarilho

8 - Já que o Vasco não consegue mais o segundo...: O jeito é conseguir a segunda mesmo.

9 - Informação de segunda, digo, primeira mão: No fim do ano, o Vasco deixará de ser o Gigante da Colina, e passará a ser o Gigante da Marquise.

40.000.000 - Amigo vascaíno, fica sussa porque cair é do jogo: O problema é que ser sacaneado por dezenas de milhões de rubro-negros não é.

11 - Moralização do futebol: Com a febre de quitações de débitos que se alastrou pelos clubes, parece que o Fluminense finalmente decidiu pagar sua Série B.


12 - O jovem vascaíno pode estar sendo muito zoado pelos colegas na escola, mas pelo menos terá uma vantagem: Vai ficar fera em matemática.

13 - E a torcida vascaína se prepara pra heroica arrancada final: O Portuga aqui do boteco, por exemplo, já arrancou todos os cabelos do lado esquerdo da cabeça.

14 - E antes que eu me esqueça: Entre os excelentes Walter e Paulinho, prefiro o rubro-negro, que está em forma.

15 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

A única coisa grande no Botafogo é do Seedorf. @thierry_fla Há 16 anos o botafogo não vai pra libertadores. O botafogo é "time grande"?

Se o real Madrid oferecer o CR7 pelo Paulinho, no pau a pau, NÃO TROCO!

O Alexandre é Pato, mas o Hernane é quem manda o bico.

Não tô perseguindo o Cazedú, não. "Cazumbi" EXISTE! "Cazumbi": substantivo masculino. alma do outro mundo; espírito, fantasma, zumbi

Verdade que tem botafoguense tentando minorar A PORRADA NA CARA que levaram ontem citando CARIOCÃO?

Já tô querendo pegar o Goiás nas semis, porque pra tomar 3 gols do Lixo da Gama tem que ter uma defesa horrorosa.

O Vasco brigou até o último minuto. Brigou com a bola.

Bem que o Dorival chegou a pensar que tinha encontrado um Thalesmã...

"O Vasco acaba de perder R$ 800.000,00 de premiação. A CEDAE vai ter que esperar..." - @lavfilho

Agora só falta o Vasco conseguir se livrar da Série B, porque hoje já conseguiu se livrar de pegar o Mengão numa semifinal.

Sorte do Vasco que Copa do Brasil não tem Série B.

Pô, não dá nem pra um cidadão de bem passar a noite sacaneando Vasco e Botafogo que logo aparece um arcoirense pra encher o saco.

Pô, arcoirenses! Parem de encher meu saco! VÃO VER SE EU TÔ NA SÉRIE B!

Aê, vascaídos: vão ver se eu tô na marquise!

Machucado, Walter ficará de fora do 1º jogo contra o Mengão, mas tá feliz da vida porque adora fazer rodízio com outro jogador.

O Mengão está sempre na vanguarda, e hoje a vanguarda é voltar ao passado, jogando com ponta e centroavante clássicos: Paulinho e Hernane.

Engana-se quem acha que os jogadores do Fla evitam contato com os da Lusa por medo de contusão.
É pros caras não pedirem grana emprestada.

É, a Portuguesa é um time encardido mesmo, a começar pela camisa, que parece ter sido lavada com água sanitária.

Marquise é pros fracos. ‏@marconovanta O vasco caiu da ponte.

Eu sei que é pensar pequeno, mas tô abrindo uma gelada aqui pra comemorar a derrota do Asco Cagama.

A única solução pra salvar o Vasco da degola iminente é o triunvirato Joel Santana - Carlos Alberto Torres - Cuca.

O Vasco ainda tem chances matemáticas de se salvar da degola: se 1+1 deixar de ser 2.

Se hoje é o Dia do Flamenguista, os outros 364 seriam o quê? O Ano do Rubro-Negro?

Pro jogo contra o Flamengo, o Walter não estará 100%. Na melhor das hipóteses, o Goiás terá um Walter 100kg.

Liga não, Dorival: aqueles que te fizeram cair ainda cairão algum dia.

Como o Joel não quer papo, sugiro ao Vasco um treinador ponta firme, macho, e que não corre da raia: Mano Menezes.

O Vasco disputou a Série A com treinador de Série B, e agora periga disputar a Série B com treinador de Série A.

Eu diria que hoje o Vasco é menor até que o Botafogo.

Aê, Felipão: pra CBF ter o Diogo Costa, nem vendendo a Granja Comary.

BOMBA! PAREM AS MARQUISES! "Adilson Batista é apresentado e confia: 'O Vasco vai permanecer'"

Após naturalizar Diego "Costa", o próximo alvo da Espanha deverá Walter "Barriga" e Alex "Cabeção".

Confirmado: Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador.
Nem do Fluminense.

Como o Walter não tá conseguindo bater na bola, hoje bateu uma feijoada mesmo.

"Sem roubo não é Flamengo", e com fair play não é Goiás.

Deitamos e rolamos no Goiás.

E nada mais faço.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)