terça-feira, 10 de setembro de 2013

Porta e Janela


A espera de novidades, informações sobre o Flamengo, sempre abrimos uma porta para algumas noticias que nunca se confirmarão, as especulações. Fiquei bastante impressionado com a velocidade da reprodução de uma notícia, que para mim parece sem fundamento algum. Caso venha se confirmar, seria uma boa, ótima, a chegada para o ano que vem de Giuliano, para a meiúca e Mariano para a lateral-direita. Mas como confiar? Um diz, que diz, na “Flamosa” e vibrante “Flatwitter”, que no ensina como torcer, a reclamar, a não reclamar, uma insanidade (Rs!). Além de quem, quem não vem mais, quem quer vir, quem não quer sair de onde está; lá existe noticia e opinião para tudo, e se acredita em tudo, tudinho, em muito do que se "estabelece ali", até porque nossa fase dentro de campo seja pavorosa.

A disseminação de boatos não é benéfica para ninguém, nem para quem faz a “fofoca” (pra quem dá o furo), que no fim das contas, fica forjado como fonte não confiável. O problema é que muitos acreditam. Talvez para se agarrar em um futuro melhor, já que o presente não está nada legal, ou ao menos não como gostaríamos. Não posso de jeito algum, eximir a mim mesmo da ressonância destas notícias nem você, nobre leitor. Quantas vezes nos pegamos repassando sandices escritas por GE.com, Lance,  e tantos outros meios, inclusive veículos para lá de questionados por enorme parcela da torcida no mundo virtual: falo de Marluci Martins, “a odiada”. Cada um de nós deve se policiar também, para não sermos iludidos por nossas próprias vontades. Você acredita em tudo que vê, lê ou ouve? Bateu, levou!

Caminhando nesta seara, num exercício de imaginação “viajandona”, tenho questões importantes para a qualificação do elenco para o próximo ano e para este, inclusive. Com a janela internacional fechada e pouquíssimas possibilidades de negociação entre clubes da primeira divisão, me peguei pensando que as atuais dificuldades, poderiam ser grandes possibilidades. Dividirei meus questionamentos:

- Seria bom aproveitar que todas as janelas fecharam e trazer jogadores agora para se adaptarem ao clube e ao futebol mais rapidamente para atuar em 2014? Ou deixar jogando quatro meses na Europa?

- Não seria bom trazer jogadores da nossa Série A com o mesmo propósito, mesmo que eles já tenham atingido aos sete jogos permitidos para atuação no campeonato brasileiro (e/ou copa do Brasil)?

- Temos posições bem carentes no elenco, e se chegam estes quatro, cinco jogadores com qualidade reconhecida (não precisam ser craques) para 2014 para treinar neste momento, não se encorparia e motivaria este elenco? Mesmo com certo “prejuízo financeiro controlado e absorvido” para o ano vem?

- Nestas condições os jogadores da base não cresceriam tecnicamente treinando com atletas de melhor qualidade e experiência?

- Imagino e sei que a situação é polêmica e financeiramente não estamos bem, mas um pouco de “ousadia controlada” não seria bom para a melhor qualificação do elenco, com treinos mais fortes e melhor simulação de jogos, com adversários numa equipe reserva fortalecida? 

Na verdade não sei responder, mas se abre uma porta para qualificar, mesmo com a janela fechada. Isso poderia melhorar e muito o rendimento do elenco atual, já que sabem desde agora que a competição por posições para 2014 estaria muito mais acirrada. Quem sucumbir a isso, estaria fora de qualquer jeito, mas quem sobreviver, como sempre digo, ficará mais forte e o elenco qualificado e testado em treinos e jogos.


FLAMENGHIEUBIQUE!