domingo, 22 de setembro de 2013

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos,

E cá estamos, pela OITAVA vez nos últimos quinze anos, falando de fuga de rebaixamento, atiçando a ansiedade dos rivais, preocupados com os resultados de equipes do quilate de Criciúma e Ponte Preta.

A situação, que era preocupante mas andava razoavelmente mantida sob certo controle, voltou a ganhar contornos ameaçadores após a inexplicável, incompreensível e inaceitável, sob todos os aspectos colocados à luz dos olhos até aqui, renúncia de Mano Menezes ao comando técnico do time do Flamengo.

Temos, para as quinze rodadas finais, uma equipe limitada e insegura e um treinador interino.

E estamos a dois pontos da Zona de Rebaixamento, com a maioria dos adversários diretos ensaiando reação.

A pergunta: como evitar o desastre maior?

Não tenho essa resposta, mas arrisco uma palavra. Simplicidade.

Simplicidade em aceitar que a equipe é limitada e não pedir mais do que um futebol aplicado e aguerrido de seus jogadores, simplicidade em manter os jogadores motivados, simplicidade em trazer a torcida para junto da equipe, simplicidade em aceitar erros e discutir alternativas com outras vozes.

E acima de tudo simplicidade na forma de fazer os jogadores renderem.

A mesma simplicidade que nos salvou em praticamente todas as outras ocasiões.

Senão, vejamos.

1998
Sem ambiente, Joel Santana cai, a diretoria efetiva o pouco experiente Toninho Barroso, que, sem estofo para administrar um elenco de jogadores manhosos, afunda na zona do rebaixamento e é demitido no (tristemente) famoso jogo do dinheiro devolvido, contra a Portuguesa. Chega o experiente Evaristo de Macedo, que estabelece uma relação “olhos nos olhos” com as principais lideranças, monta um esquema tático simples e eficiente e rapidamente consegue resultados. A reação é tão positiva que, de virtual rebaixado, o Flamengo por pouco não consegue uma classificação histórica às fases finais.

2001
Um elenco caro, desunido e completamente descompromissado vai se mantendo de forma persistente na zona de rebaixamento por todo o campeonato. Apático e sem esboçar qualquer reação, o veterano Zagallo finalmente capitula após duas derrotas seguidas (0-2 Portuguesa e 1-3 São Paulo), que praticamente decretam a queda da equipe. Assume Carlos Alberto Torres e seu “vamuláporra”, alguns jogadores são barrados, o clube resolve ir para o alçapão de Juiz de Fora, e à base de extrema transpiração, o Flamengo consegue, após duas vitórias dramáticas (1-0 Internacional e 2-0 Palmeiras) escapar na última rodada. Com direito à ascensão do desconhecido garoto Felipe Melo.

2002
Ao contrário de 2001, o time é barato e extremamente limitado. Sob o comando de Lula Pereira, vai se arrastando na zona do rebaixamento enquanto mostra visíveis sinais de que não resistirá aos rigores da temporada. Após uma derrota para o Gama (1-2), Lula Pereira é demitido e Evaristo de Macedo novamente contratado com a missão de “salvar o time”. E novamente consegue, após reformular a forma de jogar da equipe e dar mais confiança a seus líderes. A estreia é emblemática, uma estrondosa goleada (5-2) no Fluminense de Romário. Mesmo assim, o time oscila e somente se salva na penúltima rodada, após um polêmico empate (1-1) com o Palmeiras, no Parque Antarctica.

2004
Abel Braga não resiste ao trauma da perda da Copa do Brasil e rapidamente é demitido, deixando uma equipe extremamente limitada e soterrada na zona de rebaixamento, como efeito colateral das rodadas abandonadas em prol da outra competição. Chega PC Gusmão, que esboça reação, mas abandona o clube após uma desavença com um diretor. Entra Ricardo Gomes, que não se mostra ainda à altura do desafio de trabalhar sob pressão extrema. Uma derrota para o Juventude (0-1) em Caxias sela a saída do treinador. Assume, mais uma vez, Andrade, que já vinha exercendo a interinidade em outras ocasiões. No entanto, dessa vez se decide dar uma chance ao jeito simples do ex-auxiliar, que, apesar de algumas derrotas contundentes, consegue extrair bom rendimento de um grupo farto de treinadores excessivamente teóricos. O Flamengo engata uma sequência de cinco jogos sem derrota, e com uma goleada contundente e inesperada (6-2) sobre o Cruzeiro, escapa do desastre.

2005
Na mais improvável das escapadas, o Flamengo chega a ocupar a lanterna da competição e, a poucas rodadas do fim, especialistas cravam mais de 90% de chances de rebaixamento. Tendo à disposição um dos piores elencos de sua história, o rubro-negro inicialmente é dirigido por Celso Roth, que é duramente criticado por fazer a equipe atuar de forma retrancada e é demitido na primeira sequência negativa. Novamente Andrade é chamado, mas dessa vez não consegue superar os problemas extracampo e as recorrentes brigas entre alguns jogadores do elenco. Após duas derrotas seguidas, já na reta final (sendo uma humilhante goleada pro São Paulo), é afastado e substituído pelo moribundo Joel Santana. Contra todos os prognósticos, Joel pacifica o vestiário, impõe um esquema de simples assimilação, prega tranquilidade e, em uma arrancada espetacular (dez jogos invicto), tira a equipe da zona de rebaixamento, salvando-a com duas rodadas de antecedência (no famoso gol de Obina contra o Paraná).


2010 e 2012
Nesses dois casos a solução foi algo diversa e passou pela opção por treinadores de melhor currículo. Contudo, apesar do perfil dos treinadores ser diverso, as receitas foram similares. Em 2010, a entrada de Luxemburgo, um técnico rodado, experiente e “escolado”, deu a uma equipe esfacelada por vários problemas extracampo uma margem de reação, uma fagulha que durou algumas rodadas, mas foi o suficiente para evitar a queda. E em 2012 a virada se deu quando Dorival percebeu que não conseguiria implantar suas ideias a curto prazo e adotou uma solução mais pragmática, colocando a salvação nas costas dos líderes do elenco.

Enfim, agora não é o momento de investir tempo, aguardar respostas a longo prazo, nada disso. O time tem que vencer, e é agora. Precisa-se adquirir um mínimo de confiança que apenas os resultados positivos trazem. Afastar o fantasma do rebaixamento, eliminar o risco do desastre maior, que existe e é vivo.

É possível sair, e até com tranquilidade. Mas é preciso admitir que existe, e trabalhar para eliminá-lo.

Com simplicidade.

Boa semana a todos.