sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Acabou o amor


O que dizer depois da atuação patética desta quinta-feira? O que pensar depois da capitulação de um ex-treinador da seleção brasileira, se declarando incapaz de fazer o time do Flamengo jogar um futebol digno. O que falar depois de ver Hernane e Carlos Eduardo caminhando lentamente em campo ao serem substituídos?

Passei a semana me perguntando e vários amigos o que fariam se fossem os diretores de futebol do Flamengo. Como motivar esse grupo, como levar a torcida a apoiar em jogos como o desta quinta que não têm nenhum apelo?

Podemos reclamar dos horários impostos pela  TV, do time fraco, do consórcio, etc. Tudo isso estava no roteiro para um 2013 de contenção de despesas, de reconstrução do Flamengo. Mas nunca se falou de termos um time indolente, descompromissado. Foi-nos prometida dedicação integral e, ao contrário disso, vimos o vice-presidente sair de férias no meio da janela internacional. Foi prometido que o Flamengo não passaria vexames, que não teria falta de comando mas onde estão os responsáveis pelo futebol do clube? Onde está a meritocracia? Em português claro, quais são as metas do diretor de futebol? Estava nos planos do Flamengo não chegar sequer a uma decisão de turno no campeonato estadual? Estava nos planos voltar a zona de rebaixamento do campeonato brasileiro, mesmo depois de a desastrosa gestão anterior não ter feito o time ficar entre os quatro últimos?

E agora, com a demissão do TERCEIRO treinador na temporada, quais os planos? Apoiamos o discurso de profissionalismo mas onde estava ele em momentos cruciais da temporada? Onde estava o planejamento profissional quando o treinador que montou o elenco no final do ano passado foi mandado embora? Onde estava o planejamento quando se planejou uma sequencia de jogos no sul do país (CAP, Náutico, mandado em Florianópolis e Criciúma) e resolveu-se trazer o time para o Rio no meio do caminho? Onde estava o planejamento ao se demitir jogador sem ter a grana para pagar a recisão? Onde estava a porra do planejamento quando se montou um elenco que não tem um reserva para a lateral direita? Onde está o planejamento ao se cobrar SESSENTA reais na inteira para um jogo que o Flamengo precisa ganhar no início de um turno numa quinta feira às 19:30?

O fato é que não faltou apelo. A torcida foi, assim como contra Santos e Vitória. Viu o time sair na frente e jogando bem e viu, subitamente começar a dar chutões para o alto, incapaz de elaborar qualquer jogada ofensiva. Mesmo assim, era possível ver, ainda no primeiro tempo, um time compacto, organizado em campo. Após o intervalo, era uma bagunça, vamo-lá-porra no melhor estilo Joel, culminando com um passe vergonhoso do Adryan dando a bola nos pés do atacante adversário. É assim que esse moleque quer jogar no Flamengo? Onde está o garoto que entrou destruindo o jogo contra o Botafogo? Estava pensando no estilo que vai pedir ao cabelereiro no próximo final de semana? O que aconteceu no vestiário do time no intervalo? O que aconteceu no final da partida?

Não há explicação possível para o que houve nesta quinta-feira no Maracanã. Só me resta uma coisa a dizer sobre o departamento de futebol do Flamengo em 2013. Acabou o amor. Vocês não contam mais com o meu apoio.

Wallim, se você é Flamengo de verdade, pede pra sair. Futebol não é a sua área, meu caro.

abraços a todos e SRN!