terça-feira, 20 de agosto de 2013

Walter, Adriano, Obesidade

Resolvi falar de um problema que tem nos afetado dentro e fora de campo, a obesidade de alguns atletas, um assunto sério, muito mais do que sofrer gols do jogador com o nome mais exótico do time adversário ou do mais gordinho, caso do Walter do Goiás, que fez um dos gols do jogo de quarta-feira passada. Temos um “exemplo caseiro” e conhecido – Adriano – que parte da torcida ainda quer dentro do elenco, com todos os seus problemas. Entendo que isso não seja o ideal e, mesmo que o desempenho esteja sendo sensacional e seu talento fora dos padrões (tecnicamente também), Walter é um ponto fora da curva, assim como o próprio Adriano já foi em 2009, ou alguém pensa que ali ele estava magro e em forma? Se demonstra com isso a superioridade técnica destes jogadores.

Walter e Adriano não são exemplos para ninguém, dentro e fora de campo e ao contrário do que possam imaginar não vou atacá-los, sim defendê-los. Estes dois indivíduos, atletas, estão doentes. Muitos de nós, incluo-me, satirizam a situação, porém obesidade é doença séria e alarma a Organização Mundial de Saúde. Mata a muita gente e tem crescido de maneira absurda no mundo, principalmente em locais que culturalmente não existia o problema (América Latina, Oriente Médio e Ásia). A obesidade é a responsável direto na não-efetividade maior destes dois atletas dentro de campo.

A obesidade pode decorrer de diversos fatores, inclusive genéticos, mas que não são determinantes para o resultado final, que tem muito mais a ver com a “cultura familiar” e os hábitos alimentares. Felizmente, aqui no Buteco do Flamengo talvez tenhamos interessados no assunto, talvez médicos ou biólogos, que possam explicar melhor o tema da coluna. Focando no problema, a cada 200ml de refrigerante se consome 22g de açúcar, substância que vicia, como nicotina e álcool, problema que agrava a situação de Adriano. A gordura também é viciante e talvez, estes atletas devam se tratar de todos estes problemas. Não seria uma internação, mas um período para desintoxicação, já que o corpo se tornam de alguma maneira dependente destas substâncias.
Existe um “reality show” que minha irmã e minha namorada assistem e eu passei a acompanhar, com interesse, o “Biggest Loser” (maior perdedor), que é bastante famoso nos EUA. O mais interessante do programa é o aspecto humano e pessoal dele, a luta das pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida. O Objetivo do programa não é dar um prêmio simples (US$ 250.000) para quem perder mais peso, mas SALVAR A VIDA DE PESSOAS QUE CAMINHAM PARA A MORTE. Não é exagero. Existem casos de participantes que quase morreram no programa, mesmo com todos os exames e com um acompanhamento de extrema seriedade, salvaram suas vidas, revivendo, mesmo. O programa se baseia em exercícios pesados, dieta progressivamente balanceada, uma “nova cultura alimentar” e foco nos aspectos psicológicos de cada participante, do porque aquelas pessoas abdicaram de suas vidas e chegaram em tal situação. Não encontrei videos, mas estes dois exemplificam as mudanças, AQUI e AQUI.
Atualmente, uma maratona anual é realizada por ex-participantes do programa, que correm com convidados e quem queira participar. Imaginem, ex-obesos correndo uma maratona? Isso demonstra a força de cada um e o resultado do programa. Recomendaria ao Adriano e ao Walter um “campus” como do programa, para que fiquem 4 meses se preparando para perder os quilos a mais. Qual clube seria capaz de proporcionar isso a seus atletas? Vão dizer: “o Flamengo não é SPA”! “O Clube não é clínica”! Penso que deve se repensar o papel e os ganhos de um programa destes, inclusive apara funcionários, não apenas os atletas.
Tem o outro lado também: que atleta se sujeitaria a isso? Ficar 4 meses sem se desconcentrar de seu tratamento. A vaidade no mundo do futebol, é um problema sério, nunca se pensa no aspecto humano da questão, como a DITADURA DA BELEZA, existente na sociedade ocidental contemporânea, em que todos DEVEM SER MAGROS. E os jogadores com seu staff de “baba-ovos” também não se sujeitariam a se preservar e alongar suas carreiras. Nem lá, nem cá. Nossa sociedade tem muitos problemas para serem discutidos e a obesidade é um deles. Gostaria sim de Walter e Adriano no Flamengo, mas depois de um período rigoroso em que realmente cuidem de todos os aspectos humanos, psicológicos, físicos, para que depois cuidem dos aspectos táticos e técnicos, que são infinitamente mais fáceis de se lidar, com atletas com talento acima da média. Hoje é impossível!

FLAMENGHIEUBIQUE!

P.S.: Sempre tem um PS, o Walter deu uma entrevista de que não toma 2l de refrigerante por dia. Na mesma diz que seu peso ideal seria de 89kg. Não dá, né? Ele deveria pesar uns 82kg no máximo, só tem 24 anos. O preparador pode até ter mentido, aumentado, mas se ele não admitir que está com problemas, vai ficar muito difícil tratá-lo!