sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Consenso


Se existe uma coisa difícil de encontrar hoje em dia no universo rubro-negro é um consenso sobre algum assunto. Talvez um dos poucos que me ocorrem seja o de que o departamento de futebol não fez um grande trabalho nesta temporada. Mesmo assim, há quem diga que, pela situação econômica do clube - de quase falência no início do ano - que os “neófitos” da atual diretoria até que se saíram razoavelmente bem. Afinal, temos um técnico de ponta e pelo menos um grande jogador, Elias, que vem tendo boas atuações.

Me parece consensual também que, mesmo considerando a grave situação financeira, o elenco do Flamengo é fraco ou, no mínimo, mal montado. Isso ficou evidente agora com a contusão do único lateral direito do elenco e que vai obrigar o treinador a improvisar alguém ou escalar um garoto da base na posição. Existem carências também no ataque e no meio de campo, algo que vem nos fazendo ter extrema dificuldade contra times mais fechados em que vemos o time tocando a bola sem criar situações reais de gol.

Mas comparando com outros elencos e pensando no universo das dívidas flamengas, será que a situação é tão feia assim? No início do ano talvez fosse consenso que teríamos uma temporada de vacas magras para arrumar a casa sem um vexaminoso rebaixamento. Todos sabíamos que seria difícil e não deveríamos nutrir grandes esperanças de títulos. E, mesmo que dirigentes linguarudos tenham feito promessas idiotas, até agora, pelo menos, o Flamengo não passou nenhum ridículo absurdo na temporada, não tomou nenhuma sonora goleada e foi bem nos clássicos regionais. Mas há controvérsias, afinal é ridículo não se classificar nem pra final de turno no estadual e perder desse time do Náutico “em casa” é o cúmulo!

E a maioria concorda em ser contra jogar fora do rio de janeiro e quanto aos abusivos preços dos ingressos, certo? Errado. Sendo o Flamengo o único time brasileiro de expressão verdadeiramente nacional, existe uma boa parcela de rubro-negros bastante contente que o clube tenha escolhido sair um pouco do mundinho carioca. Há também aqueles que consideram isso um trunfo poderoso na negociação com o consórcio que, por enquanto, administra o Maracanã. O Flamengo vem mostrando a cada rodada que enche estádios onde for – mesmo que não seja o mandante do jogo – e, sendo assim, pode tranquilamente endurecer a negociação, para desespero dos torcedores cariocas.

E há até quem defenda (ou justifique) os caríssimos preços cobrados pelo clube em suas andanças pelo país. O argumento de que o clube perde muito com a meia entrada é bastante discutível, assim como o que diz serem os aumentos necessários para bombar o Nação Rubro-Negra. Mas os 40 milhões de reais que faltam para o clube fechar o ano sem ter que antecipar receitas (e não comprometer mais uma temporada) não podem (ou não devem) ser desconsiderados.

E também não há consenso sequer sobre a decisão de pagar as dívidas e a obtenção das CNDs. Por incrível que possa parecer, há quem condene o gasto de 7 milhões mensais em impostos atrasados, sugerindo que os recursos fossem usados no time de futebol e nos esportes olímpicos. Como justificativa aparece a proposta estapafúrdia que está sendo discutida no Congresso Nacional de perdoar as dívidas dos clubes de futebol.

Será tão difícil assim encontrar um caminho que seja abraçado por todos os rubro-negros? Ou será que a paixão de cada um se manifesta de maneiras tão diferentes que mesmo coisas que parecem óbvias para alguns se tornem inaceitáveis para tantos outros? E você, amigo do Buteco, consegue pensar em algum assunto com o qual a maioria dos rubro-negros iria concordar?

abraços a todos e SRN!