sábado, 11 de maio de 2013

Um trabalho silencioso

Bom dia, Butequeiros de plantão!

A semana do Mais Querido foi agitada, contratações, declarações, apresentações, patrocínio, sócio torcedor ultrapassando a marca de 20.000 associados etc. Tudo com muitos holofotes, publicidade, cobertura, mídia ou o nome que se queira dar.

Silenciosamente, porém, sem grande alarde ou destaque, temos alguém trabalhando em algo que hoje em dia considero fundamental para um clube dar um salto de qualidade. Rafael Vieira é o profissional que atualmente ocupa a função de Analista de desempenho tático no CRF. Não sei ao certo por qual motivo o Rafael não figura na Comissão Técnica elencada no site oficial, (http://www.flamengo.com.br/site/perfil/categoria/2/comissao-tecnica), mas, até em razão do lamentável sequestro relâmpago que sofreu essa semana, é certo que presta serviços ao clube, já que alguns equipamentos roubados pertenciam ao Flamengo. Fica aqui meu registro de solidariedade, em relação ao lamentável episódio.


Profissional trazido e que parece ser um dos homens de confiança de Paulo Pelaipe, Rafael trabalhou com Mano Menezes na seleção, no Grêmio e no Corinthians.



Rafael Vieira

Há tempos falamos aqui no Buteco sobre o filme Moneyball e acaba por ser meio que inevitável comparar ou imaginar algo parecido ao que o filme mostra sendo desenvolvido no clube. Um desejo quase unânime, um sonho coletivo. Sabe-se que o profissional em questão participou ativamente da criação da Central de Dados Digitais - a CDD - no Grêmio. No Flamengo, acredito que algo do gênero também esteja sendo implementado.


O jovem criador do método revolucionário do filme Moneyball


Tenho a impressão, porém, que o trabalho do analista em questão é ainda mais amplo do que o mostrado no filme, embora contemple também e fundamentalmente a coletânea de dados, estatísticas e análise individual dos jogadores. Pelo que pude entender, há, dentre outras, análise dos padrões táticos ofensivos e defensivos não apenas do time, como dos adversários e criação ou sugestão até mesmo de treinos específicos, de acordo com a necessidade apurada. O profissional em questão não prescinde da experiência de campo ou prática e deve possuir conhecimento multidisciplinar. 

O que parece ser mais complexo ou afeto a cada profissional da área é a criação de métodos ou parâmetros próprios, que resultam na forja de uma ferramenta capaz de produzir informações objetivas e que verdadeiramente auxiliem a comissão técnica e o departamento de futebol na busca de novos caminhos ou soluções. Apenas reunir informações não basta.

Ainda que o trabalho mencionado seja pouco explicado ou detalhado (gostaria de saber mais!), interessante descobrir que, de acordo com matéria veiculada no site da ESPN, as recentes contratações (apostas) feitas pelo clube tiveram o auxílio do profissional citado. http://www.espn.com.br/noticia/328080_com-dificuldades-para-investidores-fla-aposta-no-lucro-do-socio-torcedor-para-reforcos-e-ja-tem-valor-r-65-milhoes

No ano de 2011, o Rafael concedeu uma longa entrevista publicada no site Universidade do Futebol. Destaco os trechos que achei mais interessantes:

Sobre a CDD...

"A ideia era ter um espaço central para que as informações fossem processadas e analisadas e principalmente discutidas entre os técnicos e membros das comissões técnicas. Contudo, era inovador no clube, pois conseguimos juntar as pessoas em torno de um conceito muito legal de análise do jogo e também de integração de pensamentos, com objetivo de somar e desenvolver melhor o produto "jogador" do clube.
Basicamente, a CDD faz banco de imagens de jogadores, análise de jogo para o profissional e demais categorias, banco de treinos, centro de informações ligado à rede interna e software de gestão do Grêmio."

Sobre quem é e o que faz o Analista de Desempenho...
"O analista de desempenho é o profissional auxiliar técnico especializado em analisar e interpretar os comportamentos da partida de futebol. Este profissional é responsável por oferecer subsídios e ferramentas de análise do adversário e da própria equipe para o técnico, bem como comportamentos individuais e de desempenho de performance técnica e tática. Isso é a descrição da função e acho importante ressaltar que as pessoas que são "analistas" são diferentes dos "editores de vídeo" que os clubes tinham anteriormente.
Os analistas são profissionais que advêm do campo - no meu caso, fui treinador em categoria de base, especializado em leitura do jogo e comportamentos das equipes, com facilidades em editar, analisar e apresentar resultados. Contudo, é importante ter bom conhecimento de informática, banco de dados, etc."

"Universidade do Futebol - Para a realização da análise tática, alguns conceitos, princípios e procedimentos são bem determinados. De que modo são cruzadas as informações estratégicas e o modelo de jogo treinado e como são criados "padrões de análise"?
Rafael Vieira - Ótima pergunta. Acho que aqui que está a grande construção da análise e como isso tudo pode ajudar os técnicos a desenvolverem seus modelos. Evidentemente existem alguns padrões de observação que servem de parâmetros para análise, o cruzamento e a repetição das informações geram padrões táticos nas equipes.
Acredito que aqui está a objetividade do analista em apontar uma "ideia de jogo", que seria um comportamento tático que a equipe emprega, que a explica como um todo. Nessa ideia ou modelo estão presentes conceitos, princípios e características individuais e coletivas. Dessa forma, existe uma síntese de informação criando padrões e desenvolvendo mais o modelo de jogo."

Sobre inserção de tecnologia...
"O jogador de futebol também evoluiu muito nos últimos anos, praticamente todos se utilizam de ferramentas sociais de comunicação, então por que não oferecer ferramentas para o seu trabalho? A fase do futebol romântico já acabou há muito tempo, está tudo mais dinâmico e rápido. Portanto, as pessoas que trabalham com futebol têm a necessidade de se reciclar constantemente."

Sobre técnicos e capacitação...
"Existe uma grande diferença nos trabalhos da Europa para o Brasil, é preciso entender e respeitar isso. Acho que a formação de novos técnicos está ligada à formação acadêmica, e digo isso porque sei que nos bancos das universidades têm pessoas que podem auxiliar e muito o técnico brasileiro.
É preciso acabar com as diferenças de ex-jogadores e profissionais de Educação Física, tem espaço para todos. É preciso, sim, que todos se preparem melhor, é preciso criar cursos específicos de formação de técnicos nas universidades. Vejo que assim vamos aproveitar muito melhor o que temos de especial: o talento do jogador de futebol brasileiro. Isso não tem em nenhum outro lugar do mundo."


Para terminar, deixo anotada minhas boas vindas a todos os jogadores recém contratados pelo clube, sendo certo que o sucesso deles é também o sucesso do nosso querido Flamengo.

Antecipadamente, desejo a todos os filhos e especialmente a todas as genitoras um Feliz Dia das Mães, deixando aqui registrado meu profundo amor e carinho por aquela sem a qual eu simplesmente não existiria.
SRN!