sexta-feira, 10 de maio de 2013

Baixo custo

Todo mundo sabe que jogar no Flamengo não é para qualquer um. A frase continua valendo, mesmo que nos últimos anos tenhamos visto de Wellinton a Walter Minhoca envergonhando o manto sagrado. Não foram poucos os jogadores, consagrados ou desconhecidos, que sucumbiram à pressão de jogar no clube de maior torcida do mundo.

Algumas das maiores vítimas acabam sendo garotos que sobem da base, nem sempre bem preparados física, técnica e emocionalmente. Por conta disso só vão estourar quando saem do clube e encontram locais com mais paz para trabalhar, sendo, provavelmente, o exemplo mais recente o do Adriano, que foi de vaiado pelas arquibancadas do Maraca a imperador na Itália.

A questão da melhor forma de fazer a transição dos garotos da base para os profissionais sempre suscita debates interessantes e, por vezes, inflamados. Existem muitas opiniões mas poucos fatos que corroboram uma ou outra teoria sobre a melhor forma de fazer. No Brasil de hoje, destacam-se Santos, Inter e o SP com bons trabalhos que acabam rendendo uma ou outra boa venda para o exterior. Mas é cada vez mais difícil, eu diria altamente improvável, vermos surgir uma geração de grandes jogadores, para diversas posições em um mesmo clube como já houve no Flamengo de outros tempos.

Os motivos são diversos e vão desde a opção por jogadores mais fortes ao invés de mais técnicos até a falta de coordenação entre o estilo de jogo das equipes de base e profissionais. Vejo como resultado direto dessa política a escassez de jogadores criativos no meio de campo e laterais que saibam atacar e defender. Em ambas as posições, os jogadores brasileiros em geral ou defendem e não acertam passes ou criam e não marcam, o que fica evidente principalmente na seleção brasileira.

Mas um outro ponto, que eu gostaria de trazer para o debate nesta sexta-feira diz respeito a forma encontrada pelo Flamengo para contornar esse problema da pressão sobre os garotos da base. A filosofia de austeridade financeira adotada pela direção do clube não permite a tradicional opção por caros medalhões para dar "estofo" ao time e segurar a pressão das arquibancadas. A alternativa escolhida tem sido apostar em desconhecidos que se destacaram no último campeonato brasileiro e nos estaduais deste primeiro semestre.

É uma política que vem sofrendo muitos questionamentos, principalmente quanto ao uso que se faz dos poucos recursos de que dispõe o clube. Muitas das apostas são jogadores novos e que disputarão posição com os "pratas da casa" quase em igualdade de condições em termos de experiência, desenvolvimento físico e emocional. Estariam esses novos contratados "roubando o espaço" das promessas do Flamengo? Ou serviriam para ocupar esse espaço enquanto nossos garotos são emprestados para ganhar experiência e maturidade em outros clubes e voltarem mais preparados para realmente ajudar o Mais Querido no futuro?

É uma discussão complexa, na qual não existe muito o certo e o errado absolutos. Talvez a questão chave seja o planejamento, especialmente para o campeonato brasileiro, quando a questão da briga contra o rebaixamento pode fazer toda a diferença no desempenho dos jogadores. Ano passado mesmo, quando a coisa apertou, Dorival Jr. optou pelos medalhões do elenco para estancar a crise quando a garotada parou de dar resultado.

Sendo a transição um problema que aflige vários clubes, encontramos Brasil afora uma gama interessante de soluções adotadas, com bons resultados em algumas delas. Por exemplo, recentemente o Fluminense teve bastante êxito com um jogador que foi emprestado ao Figueirense e que voltou tendo sido um dos destaques do campeonato. De sua parte, as equipes paulistas têm tido bons resultados contratando os destaques dos times do interior do estado, tendo alguns deles inclusive chegado à seleção brasileira, casos de Ralf, Paulinho e do próprio Elias.

E você, amigo do Buteco, o que acha da filosofia da diretoria rubro-negra? O melhor para este Flamengo da era da austeridade é apostar nos desconhecidos ou na prata da casa?

Abs e SRN e bom final de semana a todos!