domingo, 21 de abril de 2013

Alfarrábios do Melo



Saudações flamengas a todos,

A recente efetivação de Renato Abreu no time titular de Jorginho tem mobilizado mentes e corações em intensos e acalorados debates acerca de sua utilidade no elenco atual. E o tema é capaz de suscitar horas e horas de conversas e discussões.

Pensei aqui com os meus botões. E se tivéssemos um time com onze Renatos?

Rodei e fucei aqui e ali, e voilà. Ainda houve espaço para colocar uma promessa da base. Então, divirtam-se com os onze Renatos e boa leitura.

RENATO (1967-1968 e 1972-1975) – Goleiro seguro e com excelente colocação, não era dado a defesas espalhafatosas. Formado nas categorias de base do Flamengo no final dos anos 60. Com pouco espaço no rubro-negro, foi vendido ao Atlético-MG em 1970. No clube mineiro, foi destaque na conquista do Brasileiro de 1971, e suas boas atuações o fizeram ser novamente adquirido pelo Flamengo em 1972. Enfim titular, conquistou na Gávea os Estaduais de 1972 e 1974, além do Torneio do Povo de 1972, entre outros títulos menores. Além de Flamengo e Atlético-MG, Renato teve passagens destacadas e vitoriosas no Fluminense e no Bahia. Também integrou a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1974, como reserva de Leão.

RENATO II (1940-1941) – Meio-campista de índole defensiva, atuava tanto na faixa central do campo como nas laterais. Não conseguiu se firmar como titular da talentosa equipe de Zizinho, Leônidas & Cia, entrando esporadicamente em alguns amistosos ou substituindo o titular Médio. Sua passagem pelo Flamengo foi rápida e discreta.

RENATO SILVA (2005-2006) – Destaque nas divisões de base do Goiás (chegou à Seleção Brasileira sub-20), foi trazido do Belenenses pelo Flamengo integrando um pacote emergencial de reforços para livrar o clube do rebaixamento. Rapidamente se firmou na equipe titular, com atuações elogiadas pela imprensa. No ano seguinte caiu de produção, por conta, entre outras coisas, de fatores extracampo, e perdeu espaço, tendo sido negociado com o Fluminense no início de 2007. Pelo Flamengo conquistou a Copa do Brasil de 2006.

RENATO SANTOS (2012- ) - Revelado pelo Vitória e com rápida passagem por Corinthians e outros clubes menores, começou a se projetar no futebol português, de onde se transferiu para o Avaí. Um dos destaques do clube catarinense, chamou a atenção do Flamengo, que o contratou buscando solucionar os crônicos problemas em seu sistema defensivo. Seguro e discreto, ganhou a posição de titular e se tornou um dos destaques do final da temporada de 2012. Relegado no início do ano por Dorival Júnior, recuperou espaço com a chegada do treinador Jorginho. É considerado por muitos o melhor zagueiro do atual elenco do Flamengo.

RENATO SILVEIRA (1971) – Meio-campista de boa passagem pelo América, foi contratado pelo Flamengo para a disputa do Brasileiro de 1971, mas não conseguiu brilhar em uma equipe limitada e em crise. Como curiosidade, era irmão do atacante Amarildo, o Possesso.




RENATO ABREU (2005-2007 e 2010- ) - Revelado pelo Marcílio Dias-SC, passou por outras equipes menores até chegar ao Guarani, onde começou a chamar a atenção dos centros maiores, especialmente após marcar dois gols em pleno Maracanã, em um empate (3-3) de seu clube contra o Flamengo, pela Copa do Brasil-2000. De Campinas transferiu-se para o Corinthians, onde não encontrou muito espaço e acabou negociado em 2005 com o Flamengo, que vivia uma crise técnica sem precedentes em seu futebol. No rubro-negro logo caiu nas graças do torcedor, por conta de sua personalidade forte e seu futebol vigoroso, pontuado por uma surpreendente facilidade em marcar gols e por um letal aproveitamento em bolas paradas. Titular absoluto e referência da equipe, ajudou a reerguer o rubro-negro, sendo protagonista nas conquistas da Copa do Brasil em 2006 e do Estadual em 2007. Vendido ao futebol árabe, retornou à Gávea em 2010, tendo conquistado o Estadual de 2011. Contudo, sua segunda passagem pelo Flamengo tem sido mais polêmica e controvertida, por conta de seu futebol mais lento e cadenciado decorrente da perda de resistência e vigor físico. Mas sua experiência tem sido levada em consideração pelo treinador Jorginho, que vem aproveitando o jogador em sua equipe titular. De qualquer forma, Renato Abreu é um dos jogadores de passagem mais emblemática pelo Flamengo em sua história recente.

RENATO AUGUSTO (2005-2008) – Quando Ney Franco anunciou que o jovem Renato Augusto estava escalado no time titular que enfrentaria o Vasco, nas finais da Copa do Brasil em 2006, muitos recearam e temeram pelas consequências da ousadia do treinador. Pois Renato Augusto, que já havia sido destaque absoluto nos amistosos disputados durante a Copa do Mundo, apresentou boas atuações e foi importante na conquista do título. Revelado nas divisões de base, sempre conjugou boa técnica com um privilegiado porte físico, o que logo o tornou um dos destaques da equipe principal. No entanto, sofreu com sucessivas lesões e com a insistência do treinador Joel Santana em improvisá-lo como atacante, o que o fez cair de rendimento e mesmo ter sua posição de titular ameaçada. Mesmo assim, foi importante na conquista dos Estaduais de 2007 e 2008, e na arrancada de 2007 rumo à Libertadores. Em 2008, com Caio Júnior, voltou a atuar em sua posição no meio-campo e recuperou seu futebol, sendo com isso negociado com o Bayer Leverkusen-ALE. Atualmente defende o Corinthians.

RENATO CARIOCA (1988-1989) – O craque maior de um já decadente América, foi contratado pelo Flamengo com a missão de atuar na posição de Zico, que não conseguia manter uma sequência de jogos. No início Renato sentiu a responsabilidade e, apesar de mostrar grande talento e uma técnica singular, não conseguiu manter uma regularidade, perdendo a posição de titular para o goiano Luvanor e a seguir para o jovem Marcelinho. Em 1989 o treinador Telê Santana o encaixou no time ao lado do próprio Zico e seu futebol cresceu, sendo um dos destaques, com gols e belas jogadas, da exuberante equipe que conquistou a Taça Guanabara daquele ano. No entanto, não resistiu ao segundo semestre extremamente turbulento vivido na Gávea e, tachado de frio e sem vibração, acabou negociado com o Fluminense, onde teve passagem razoável. Voltaria a ser notícia em 1997, ao marcar o gol da vitória dos reservas do Botafogo sobre o Flamengo.

RENATO GAÚCHO (1987-1988, 1989-1990, 1993, 1997) – Ídolo absoluto do Grêmio, foi contratado de forma bombástica pelo Flamengo em 1987, recebendo a missão de devolver ao rubro-negro as glórias recentes. Após início conturbado e com várias lesões, embalou no segundo semestre e, mostrando forma física e técnica exuberantes, foi o grande craque da equipe na conquista do Tetracampeonato Brasileiro. Continuou voando em campo no ano seguinte, e após uma atuação de gala contra o América, na conquista da Taça Guanabara, chegou a ser comparado a Garrincha. Contudo, dois coices no joelho sofridos na partida contra o próprio América, já na Taça Rio, abreviaram sua primeira e mais bem-sucedida passagem pela Gávea. Transferido para a Roma, retornou em 1989 já imerso em polêmica, sendo o pivô da queda de Telê Santana. Em sua segunda passagem, seguiu como o principal jogador da equipe, sendo decisivo na conquista da Copa do Brasil em 1990 (formou uma célebre dupla com o centroavante Gaúcho). No entanto, desgastou-se com a diretoria e acabou negociado em 1991 com o Botafogo. Retornou em 1993 após passagem destacada no Cruzeiro, mas protagonizou algumas confusões, como a briga com Djalminha e a perda de um pênalti decisivo na Taça Rio, que eliminou o Flamengo do Estadual, o que o fez sair em baixa no final do ano. Em 1997, já veterano e com sérios problemas em um joelho operado, retornou ao clube para servir de referência a um elenco jovem e, dentro de suas limitações físicas, até conseguiu marcar uma presença razoável. Um dos mais idolatrados e odiados jogadores da história recente do Flamengo, Renato hoje atua como treinador de futebol.

RENATO EVANGELISTA (1976-1977) – Atacante que atuou em meados dos anos 70, normalmente como reserva de Luisinho Lemos. De participação discreta, marcou alguns gols em amistosos e não conseguiu se firmar no elenco, não resistindo à reformulação de 1977.

RENATO MACEIÓ (2013, sub-20) – Um dos destaques da equipe campeã estadual sub-17 em 2012 (foi notícia ao marcar um gol com 10 segundos de jogo contra o Bangu), foi integrado ao elenco da equipe sub-20, onde vem buscando espaço. É considerado uma das promessas das divisões de base do Flamengo.

Boa semana a todos.