quinta-feira, 14 de março de 2013

TCHAU DORIVAL

Por Henrin



Assisti uns 25 minutos do jogo. A parte final. Suficiente para ver o Resende virar em lance de impedimento, em jogada cruzada na grande área. Dali até o final só lances de melancolia profunda, que poderiam ter inspirado Dante Alighieri em sua frase: "Perdei oh vós que entrais toda a esperança" . O time do Flamengo, bando de baratas pós-inseticidas, totalmente sem rumo.

E porque isto aconteceu após o Flamengo ter sido eliminado pelo Botafogo na semifinal da Taça Guanabara? Bem, a única explicação que vejo é que Dorival, com tempo para treinar, destreinou o elenco. Substituiu um zagueiro ruim (Wallace) por aquele problemático e temperamental Pirulito, o qual gosta de jogar na área adversária sofrendo agarrões de toda espécie. O time do Flamengo parecia sem força, desfocado, claudicante. Dorival me lembra o Silas, quanto mais treinava pior ficava o time. Com estes 10 dias sem jogo certamente perderemos do Boavista de goleada.

Dorival como treinador me lembra a piada do consultor de auto-ajuda que, proferindo palestras exemplares, mantinha sua vida pessoal na pior catástrofe possível. Dorival sabe analisar o jogo muito bem, consegue no pós-jogo perceber os problemas e descrevê-los, mas durante as partidas e muitas vezes na hora de escalar, parece sofrer um processo de lobotomização, errando em várias decisões e, invariavelmente, apelando para antigas crenças que cansaram de comprovar sua ineficácia. Em dado momento da partida colocou dois dos jogadores mais lentos do time, Cleber Santana, uma espécie de clone do Canelada, e Carlos Eduardo, nosso "Roque Santeiro", o que foi sem nunca ter sido. Contratado a peso, parece, de ouro, vivendo à sombra do que ele deverá ser quando "recuperar a forma". Última notícia é que há mais de 2 anos esperam isto. E estamos contando.... 

Por fim, porque "Tchau Dorival" se ele, afinal, não é tão pior assim entre esta horrível safra de treinadores brasileiros que disputam entre si qual deles é o mais arcaico e atrasado? Porque, meus amigos, a grama do vizinho é mais verde. Dorival, obviamente, não irá conseguir arrumar este time. Sempre terá o porém e a opção por volantes em profusão, lateral direita semi-morta, e depois a substituição por jogadores lentos e morosos. Sei que a culpa não é dele por Wellington Silva ter ido embora, mas, o que o impede de testar, de novo, Luis Antonio no setor? Nos  25 minutos que assisti o jogo só vi Leo Moura chegar a linha de fundo uma vez enquanto concedia espaços e mais espaços para avanço do adversário. Não dá.

Por isto, já que Carlos Leite é o novo Uram, que venha o Mano para formar a trinca do Grêmio com Pelaipe. Vai ficar tudo em casa e em família. Os gaúchos mais ricos e nós, cariocas, rezando ao Papa Argentino para mais um milagre.