sábado, 23 de fevereiro de 2013

VELOCIDADE


Bom dia, butequeiros!

Muito se fala no 4-3-3 do Dorival Jr, mas a verdade é que tal esquema tático não é novidade pra nós. Há pouco tempo, mais precisamente em 2011, foi implantado no Flamengo por W. Luxemburgo. O Flamengo jogava com 3 volantes na primeira linha de 3 (Airton, Willians e Renato), mais 3 atacantes na 2a linha de 3 (Ronaldinho, Tiago Neves e Deivid):


Dos 6 jogadores citados, que compuseram nossa meia e ataque, os únicos velozes eram Willians e Tiago Neves. O primeiro consistia basicamente num destruidor ou ladrão de bolas e apenas o segundo sabia jogar com a bola nos pés. Assim, fácil concluir que nosso ritmo de jogo era extremamente lento e cadenciado.

Ano passado muitas formações foram tentadas, a escalação variou bastante, mas, salvo engano, terminamos o ano basicamente com Amaral (Cáceres), Renato, Ibson, Cleber Santana, Liédson (Hernane/Nixon) e Love. Média de idade alta e 3 ou 4 jogadores lentos, dependendo da escalação.

2013 teve início e o que estamos assistindo é uma nova tentativa do Dorival implantar o já mencionado 4-3-3, taticamente igual ou muito semelhante ao de 2 anos atrás: 



A maior diferença, porém (além, claro, da habilidade natural de cada jogador), reside na velocidade com que esse Flamengo 2013 joga, tanto em relação a 2011, como se comparado ao ano passado. 


Dos 6 jogadores de meia e ataque, apenas o único que vejo como lento atualmente é o Cáceres (que, inclusive, possui como substituto o Amaral, um jogador mais baixo, porém mais ágil). 


Sobretudo Elias (ainda em processo de melhor condicionamento físico) e Rafinha são jogadores extremamente velozes. A transição ataque-defesa é rápida. Nossos contra-ataques, que encaixam seguidamente nos jogos, têm sido nada menos que deslumbrantes e mortais. Sim, o Flamengo está voando baixo com Speed Rafinha ou Rafinha Bolt e outros, como o ligeiro Rodolfo.

A média de idade também caiu drasticamente, algo que considero excelente.

Carlos Eduardo ainda está fisicamente debilitado, sem ritmo de jogo e até por isso vai jogar. Porém, outro jogador importante, que parece primar não apenas pela boa técnica, como também pela velocidade, é o recém contratado Gabriel, que deve estrear hoje, imagino substituindo o primeiro.

Enfim, toda sorte e sucesso ao menino proveniente do Bahia, que comece com o pé direito, tranquilo e que o manto não lhe pese. Torço para que o Gabriel seja inclusive capaz de conquistar a titularidade, causando uma baita dor de cabeça ao Dorival. Apesar de não me recordar tê-lo visto jogar, minha intuição é a melhor possível, algo me diz que ele vai dar certo. Que assim se confirme!

Vai pra cima deles "Mengô". Uma atropeladinha básica tá de bom tamanho.

Qual o placar de hoje?

SRN!