segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Enigma Abreu

Buongiorno, Buteco! Imaginava escrever essa semana a respeito de como o Flamengo se prepararia para a semifinal da Taça Guanabara; como um esquema tático vencedor, que teve apenas um empate e sete vitórias,  poderia ser sobrepujado no momento da decisão, e a diferença entre uma partida de turno e uma decisiva, além de como o favoritismo  seguido de uma campanha tão vencedora pode ser relativo em uma decisão. Contudo, após a última partida do turno, contra o lanterna do Grupo A, o Olaria, com o time desinteressado em campo, o treinador Dorival Júnior surpreendeu a todos anunciando o retorno de Renato Abreu à condição de titular do time do Flamengo ("é um dos titulares da equipe, momentaneamente não estava atuando, muito em razão do crescimento de alguns companheiros. O Renato também iniciou mais tarde, prolongamos a pré-temporada dele"), o que necessariamente acarretará a mudança no esquema tático, pois para a sua entrada sairão Elias, Carlos Eduardo ou Rafinha. Renato Abreu deu até a pista, dizendo que ele e Elias poderiam jogar juntos. Então, teríamos um meio de campo formado por Cáceres, Elias, Renato Abreu e Ibson, o que, pelas características de Renato Abreu, significa a volta ao esquema e estilo de jogo do ano passado e o fim do esquema tático vencedor dos oito primeiros jogos da Taça Guanabara.

Por quê? Porque estamos falando de um volante que não consegue marcar por conta da idade e não tem nos passes em profundidade sua especialidade; é péssimo na armação do jogo em posição mais avançada, mas em contrapartida é bom nos passes laterais, os quais dificilmente erra, com isso "cadenciando" bastante o jogo, consequentemente tornando o ritmo do time lento, a seu sabor, o que é ótimo quando  o time está no final das partidas em vantagem querendo evitar a correria do adversário, mas é o tipo de situação que não acontece toda hora. Renato é excelente nas finalizações dentro da área e exímio cobrador de faltas e pênaltis. Acrescento ainda sua fina habilidade nos cruzamentos da linha de fundo, onde, porém, raramente tem a oportunidade de estar, até por sua idade avançada e o fôlego que por isso mesmo lhe falta inclusive para acompanhar um jogo em maior velocidade. Como então compatibilizá-lo com o esquema tático no qual o time vinha jogando?

******

Realmente Renato Abreu fez uma ótima partida no sábado. O Flamengo, como um todo, é que jogou mal, muito mal. O meio de campo não rendeu e os laterais não se apresentaram como nas outras partidas. Ibson foi um espectro, Carlos Eduardo mal foi notado, à exceção da cobrança de falta para o primeiro gol (de cabeça de Renato), e Cáceres ficou completamente sobrecarregado na marcação, mais uma vez, aliás. E Renato, por sua vez, descansado por ficar na reserva por toda a Taça Guanabara e motivado para mostrar o seu valor, apresentou-se para o jogo, deu carrinho, acertou bons passes e fez um gol de cabeça e outro de falta. O destaque ao lado de Felipe, o que veio a mostrar que o time não esteve bem, pois o modestíssimo Olaria, bem posicionado em campo, achou os espaços em nossa defesa o jogo inteiro e obrigou o nosso goleiro a fazer boas defesas.

Apesar de, conceitualmente, considerar o esquema incompatível com as características que Renato Abreu apresenta como jogador, não acho que, sábado, o mau rendimento da equipe lhe possa ser atribuído, mas ao relaxamento comum de qualquer equipe que assegura o primeiro lugar de sua chave em uma competição antes da rodada final, especialmente pelos pífios rendimentos de seus outros companheiros de meio de campo, especialmente Ibson e Carlos Eduardo. Ainda bem que no banco havia um jogador com motivação para decidir a partida. Loas a Renato Abreu por isso.

******

Contar com um jogador que possa entrar no segundo tempo em determinados jogos, mas apenas naqueles que exijam o toque de bola e o jogo "cadenciado", podendo ainda decidi-lo com uma cobrança de falta ou uma finalização, até que não é nada mal. O problema começa quando o mundo das ideias se desmancha no encontro com a realidade, que é a desse jogador desfrutar de enigmáticos poderes extra-campo que lhe asseguram fazer com que o treinador, de uma hora para outra, abdique do esquema tático vencedor com o qual jogou todo o primeiro turno do campeonato e somou vinte e dois pontos em vinte e quatro disputados, e ainda permita a esse jogador "reivindicar" a camisa que um dos destaques do time vinha usando, no caso, Rafinha. Não, não estamos falando de Zico, Pelé, Diego Maradona, Platini, Zidane, Júnior, Messi ou Cristiano Ronaldo. Estamos falando de Renato Abreu, o insubstituível, aquele que, não importa se está bem ou mal, tem que jogar e não pode sair. Ele está de volta, senhoras e senhores.

Pergunto-me qual é o sentido de mudar tudo o que vinha sendo feito até aqui, de forma vencedora, apenas para esse jogador obter a condição de titular da equipe. Não encontro resposta. Parece um enigma. Percebam que não estamos falando de um time que venceu a Taça Guanabara e está utilizando a Taça Rio para fazer experiências; estamos falando de mudar tudo no momento de decidir a Taça Guanabara, após chegar até a decisão ganhando tudo e jogando de outra forma, com esse jogador, que está longe de ser um craque, no banco de reservas.

Peço então a ajuda dos amigos para desvendar o enigma e, para tanto, sugiro, para início dos debates, as seguintes questões:

1) Você mudaria o esquema tático que venceu sete em oito jogos para o Renato Abreu jogar?
2) Você acha que o Renato tem condições físicas de ser titular, ou seja, de suportar uma sequência grande de jogos disputados em alta velocidade e render em alto nível?
3) Passaremos mais um ano, novamente, com a mesma ladainha do "insubstituível"?
4) Se Dorival planejava lançar Renato Abreu no momento da decisão e apenas o preparava fisicamente para tanto, numa pré-temporada estendida, por que não treinou e jogou com o esquema tático adequado para essa formação? Por que entrar nas semifinais da Taça Guanabara sem ter treinado e jogado com o esquema tático com o qual o time jogará para o Renato Abreu ser efetivado?
5) Quem você acha que sairá do time para a entrada de Renato Abreu?
6) Qual será a razão de Renato Abreu ter tanto poder na Gávea?

******
Remamos, remamos, remamos... E voltaremos aos esquema e formação de meio de campo do ano passado? É isso mesmo, Dorival?

******

Seguindo a dica do nosso amigo Roberto Silva Gomes, o RSG, convido todos à leitura do posto do nosso amigo Henrin B. em seu blog Pedrada Rubro Negra, no qual aborda as eleições vindouras para o Conselho Fiscal. A coluna, com o título "Chapa para o Conselho Fiscal: 'Flamengo Sempre'", esmiúça os meandros da eleição e a importância do apoio à chapa "Flamengo Sempre", dos "Blues".

Bom dia e SRN a todos.