sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Depois do Carnaval


Alguns dizem que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Ainda bem que a diretoria do Flamengo não pensa assim e trabalhou bastante desde o início do ano, lutando para reorganizar o clube e para desarmar as bombas deixadas pela turma do parquinho e seus antecessores. Não foi um período só de acertos, mas a maior parte das medidas deu certo e, com a ajuda do bom desempenho dos times de futebol e basquete, permitiu que o trabalho de médio e longo prazo transcorresse bem até aqui.

E com o começo não oficial do ano, dá pra dizer que o Flamengo encerrou na goleada contra o Friburguense a primeira fase da sua pré-temporada. Começa neste domingo uma curta sequência que, chegando a decisão da Taça Guanabara, levará o Flamengo a enfrentar 3 partidas em quatro contra adversários reais, talvez os três rivais cariocas em sequência. É a hora do time mostrar que o esquema já está assimilado e que a entrada dos reforços realmente vai encorpá-lo, mostrando consistência no trabalho realizado até aqui.

Começa a sequência com o clássico contra o Botafogo que pode trazer ao Flamengo a conclusão da primeira meta do futebol no ano, classificar-se as semi-finais da Taça Guanabara em primeiro do grupo, para ter a vantagem do empate. Muitos rubro-negros - eu me incluo nesse grupo - detestam ver o Mengão jogar com vantagem e têm péssimas recordações desse tipo de situação. Mas penso que, se o Mais Querido que voltar a sua condição de protagonista no futebol, tem que passar por cima disso e aprender a jogar com o favoritismo, vantagem, regulamento, o que for.

E o clássico deste domingo deve ser um bom parâmetro, já que o adversário tem um time organizado e que vem jogando bem, especialmente com o crescimento do meia Seedorf. Interessante também será ver como o Rafinha vai se comportar com a marcação que o técnico adversário está preparando para ele, segundo suas próprias declarações antes do carnaval. E teremos também a estréia do Carlos Eduardo, antecipada por seu trabalho e esforço inclusive durante os dias do festejo de Momo, e que segundo as reportagens, vem se destacando no treino, fazendo a função que era do Nixon. Tomara que se encaixe bem no time e tenha uma estréia vitoriosa diante da torcida. Seria ótimo que, após 10 dias de abstinência, ela voltasse com tudo e enchesse sua parte do estádio, que não estará lotado, já que os clubes não puseram a venda a carga total de ingressos.

A agenda rubro-negra do fim de semana traz, além do jogo contra o Botafogo o retorno do Fla-Basquete ao Tijuca após a primeira derrota esportiva da gestão EBM, contra o grande rival Brasília em uma partida que jogamos mal demais. O time se recuperrou com dois massacres contra adversários mais fracos e mostrou não ter sentido a quebra da invencibilidade, que segue intacta no NBB. Passando pelos francanos neste sábado, novamente o time da capital cruzará o caminho de Marquinhos, Olivinha e cia. Os ingressos já estão a venda e os amigos Butequeiros de Bsb podem trazer para nós o clima da partida do dia 21 já na próxima semana.

abraços a todos e SRN!

PS: O Nosso Sistema esta em Manutencao!