sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O silêncio que ninguém ouviu

Eu posso até estar muito otimista mas, em alguns momentos nesta semana que passou, me senti numa realidade paralela em que o Flamengo é um clube sério e organizado, fonte de mais alegrias do que preocupações.

Iniciamos 2013 com todas as receitas penhoradas, previsão de qualquer contrato de patrocínio ir para o mesmo buraco – inclusive o da adidas – renovações com Leo Morto e Canelada, ou seja, prato cheio para a turma do atraso começar a bater na nova diretoria. E, claro, que eles não perderam a chance, atacando nas listas de e-mails e nas redes sociais, entre sócios e não-sócios do clube. Dizem até que a turma do arco-íris respirou aliviada, mas não por muito tempo.

Em pouco mais de uma semana de trabalho sério, a nova direção do clube conseguiu o desbloqueio de uma parte das verbas penhoradas, pagou os salários atrasados dos funcionários (e antecipou o vencimento do mês de dezembro para o dia 10), pagou os salários atrasados dos jogadores do futebol (inclusive o 13°) e do basquete, botou ordem no acesso ao CT e contratou três jogadores quase sem vazamentos na mídia. Isso tudo, mais uma vez para enfatizar, em pouco mais de uma semana.

Aos poucos, os postos-chave vêm sendo assumidos por pessoas competentes e até a comunicação oficial do Clube começa a entrar nos eixos. As três contratações desta semana foram noticiadas, primeiro, pelo site oficial do Flamengo, algo impensável com a diretoria anterior. É claro que ainda falta melhorar algumas coisas, como o direcionamento do que sai na mídia, especialmente para enfatizar as conquistas da nova diretoria e melhorar a imagem da instituição perante o mercado e seus rivais.

Antes, escândalos de Adriano e Ronaldinho eram manchetes dia sim e o outro também na capa de diversos portais, algo que não ocorre para informar que as pendências financeiras estão sendo acertadas. Hoje, por exemplo, não vimos nada como “Em dois dias, diretoria quita todos os atrasados de futebol e basquete”. Por outro lado, se a presidente anterior tivesse sido re-eleita, talvez estivéssemos lendo: “Apesar dos salários atrasados, Levy embarca para Milão e promete voltar com Robinho”.

Confesso que, por essas e outras que os setoristas aprontaram nos terríveis anos do parquinho, tenho acompanhado com um prazer indescritível o desespero que a falta de notícias vem causando nesses sujeitos que ganhavam a vida noticiando escândalos e vexames do Flamengo. Os mesmos que sempre contribuíam da maneira que pudessem para amplificar e piorar as situações e se beneficiarem da enorme audiência da maior torcida do Brasil, a mesma que eles sempre insistem em dizer que já não é mais a maior. Se foi assim que aprenderam a trabalhar, acredito que um futuro muito ruim os aguarda nos próximos anos. Melhor que migrem para outras áreas, por que se depender de escândalos do Mais Querido, vão ter que esperar o resultado da auditoria para acompanhar os ex-dirigentes saindo no tapa e jogando a culpa uns nos outros.

O mais estranho é que, pra dizer a verdade, isso não se parece em nada com o Flamengo, por mais triste que seja ter que reconhecer isso. Pensando bem, não se parece com esse Flamengo que andava por aí nos últimos anos, motivo de riso e alegria para os torcedores rivais. Mas é a cara do clube que muitos torcedores desejam vem no lugar daquele, organizado e capaz de atingir todo o seu potencial. Os mais cautelosos devem se lembrar das palavras do ex-presidente do Inter-RS, Fernando Carvalho dizendo que “todos têm que dar graças a Deus de um clube como o Flamengo não ser organizado.”

É, Fernando, parece que as coisas mudaram.

Abs e SRN