quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Gol de placa


Em uma vida de rubro-negrice atuante nas arquibancadas lado a lado com a torcida desorganizada, testemunhando um Flamengo em seus melhores dias de glórias inesquecíveis, poucas vezes li um pensamento relativo ao clube, externado por um atleta feito fora de casa, que tivesse me deixado tão feliz quanto o expressado pelo meia Carlos Eduardo ao concluir as negociações para vestir o manto sagrado e consagrado: "Escolhi o Flamengo em consequência da credibilidade de sua nova diretoria". Não foram literalmente tais palavras, mas o sentido foi rigorosamente o mesmo. O que deveria fazer parte do cotidiano rubro-negro tornou-se alvo de registro e de elogios. Mais um ponto para a nova gestão que vem adotando procedimentos responsáveis, racionais e resgatando a instituição das ruínas em que se encontrava a despeito das baboseiras proferidas pelo atacante Vágner Love, que esperou chegar na longínqua e gélida Rússia para disparar suas atabalhoadas palavras, frutos de um confuso raciocínio, contra a atual gestão dizendo:"A troca de presidente no Flamengo tem causado sérios problemas financeiros para o clube. É por isso que quando meus agentes me ofereceram para voltar imediatamente ao CSKA, eu aceitei imediatamente. Tudo foi feito em apenas três dias e eu acredito que é no melhor interesse de todos". Ora, se é melhor para o interesses de todas as partes, é melhor para o Flamengo também, a principal, entre elas, pra mim. Entretanto, os atuais dirigentes causaram problemas, na realidade, no bolso do ex-cabo eleitoral fracassado, acabando com o injusto e descabido salário recebido por ele, que joga uma bola incompatível com o alto e danoso investimento nele realizado, para as finanças do clube, sem retorno proporcional. Portanto, é compreensível a sua amargura com a perda da renda de pop-star que era auferida na Gávea;

Tocando as letras para dentro de campo, li que o técnico Dorival Júnior pretende introduzir modificações no time do Flamengo no sentido de lhe dar mais experiência (Renato Abreu?) para vencer o confronto contra o Vasco, no dia de amanhã, e não com o objetivo de fazer do Campeonato Estadual uma necessária extensão da pré-temporada, a vilã escolhida no meio do ano para justificar os fiascos, armando uma equipe rejuvenescida, renovada e competitiva para a disputa das competições ao longo da temporada iniciada, e não há momento mais adequado do que este em que estamos vivendo para se armar o time, pois não adianta ponderar depois que não se teve tempo suficiente para tal. É óbvio que desejo vencer qualquer jogo e o Estadual, mas com a visão no breve futuro para não dar com os burros n'água novamente, iludido com a conquista local. Muito já se discutiu e rediscutiu essa ilusão, principalmente quando estamos longe dela, durante e após os vexames em outros torneios com mais expressividade, porém, no calor do certame o importante passa a ser vencê-lo, tendo em vista as rivalidades e emoções que dominam a cidade, normalmente o palco do campeão do estado.

Aos responsáveis pelo futebol do Flamengo, imprescíndivel se faz perceber essa situação e aplicar a filosofia adotada para devolver o clube ao cenário de vitórias internacionais, o que será possível se mantiverem, com firmeza, o planejamento realizado com a cabeça fria, antes que a bola rolasse.

SRN!