terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Patrocínio Cruzado


Vou tocar no ponto mais sensível do Clube de Regatas do Flamengo, mais uma vez, os esportes olímpicos. Sensível porque a maioria (ou boa parte) da torcida não se interessa, até por desconhecimento de nossas tradições e por não saber que os olímpicos fortes, só elevam ao clube, inclusive relacionando a patrocínio para o futebol. Pois bem, uma das melhores ideias para o futebol foi a “adoção” do rodizio de patrocinadores, igualando-os em investimento, exposição e relacionamento, assim, todos teriam à ganhar. Esta é uma ideia que se recicla e aplica perfeitamente: o patrocínio cruzado nas modalidades. Em uma nova estrutura profissional que será implantada, como na do futebol, com o VP Olímpico, um diretor geral olímpico (profissional, o Pelaipe da pasta) e gerentes profissionais para cada esporte, ao lado de um profissional de marketing em cada modalidade.

Seria possível fazer um pool de patrocinadores, dois, três, quatro quantos possíveis, que fariam uma espécie de rodízio entre as propriedades dos uniformes linkando as modalidades. São uniformes diferentes, mas seria possível e vou tentar demonstrar:

Volei – Peito, Costas, Mangas, Numero
Basquete - Peito, Costas, Ombros, Numero
Remo/Canoagem - Peito, Costas, Ombros, Shorts
Judô – Ombros, Costas, Mangas, Calça
Ginástica - Peito, Costas, Mangas (camisa de apresentação, entrevistas e viagens), Shorts
Desportos Aquáticos (polo e natação) - Peito, Costas, Mangas, (camisa de apresentação, entrevistas e viagens), Touca

Partindo destes dados as combinações seriam inúmeras, mesmo assim vou explanar minha sugestão. Com quatro patrocinadores cotados com igual valor seria possível uma boa renda, equipes fortes, boa formação e recuperação da estrutura física, mesmo sem contar muito com as leis de incentivo fiscal nos aparelhos esportivos (ginásios e piscinas). Os patrocinadores serão representados por numero (P1, P2, P3, P4). 

Vôlei Masculino– Peito (P1) , Costas (P2), Mangas (P3), Numero (P4)
Basquete Feminino - Peito (P1) , Costas (P2), Mangas (P3), Numero (P4)
Vôlei Feminino – Peito (P4), Costas (P3), Ombros (P1), Numero (P2)
Basquete Masculino – Peito (P4), Costas (P3), Ombros (P1), Numero (P2)
Remo/Canoagem – Peito (P3), Costas (P4), Ombros (P2), Shorts (P1)
Judô – Ombros (P4), Costas (P1), Mangas (P2), Calça (P3)
Ginástica – Peito (P3), Costas (P4), Mangas (P2) (camisa de apresentação, entrevistas e viagens), Shorts (P1)
Desportos Aquáticos (polo e natação) – Peito (P4), Costas (P1), Mangas (P2), (camisa de apresentação, entrevistas e viagens), Touca (P3)

Se isso ocorrer com patrocinadores diferentes do futebol, melhor ainda porque todos seriam patrocinadores oficiais do Flamengo, facilitando o relacionamento. O departamento de marketing deve demonstrar que é mais fácil investir em cotas de três, quatro, cinco milhões nos olímpicos (12, 15, 20MM/Ano) que viajam muito mais com eventos, relacionamentos e ativações, no país e fora, do que 20, 25 milhões no futebol. Com mais credibilidade no todo, os números do futebol subiriam naturalmente. Foi dito que estão negociando com vários futuros parceiros, quem sabe não se fecha com seis ou sete patrocinadores oficiais, sendo três ou quatro no futebol.

É hora de pensar grande. Teremos jogos olímpicos na cidade do Rio e diversas ações conjuntas devem ser pensadas e executadas. As principais delas seriam, para mim, um programa “torcedor olímpico” com vantagens a quem acompanha aos esportes “não-futebol”, como o feitos por equipes de basquete e vólei no país. A tentativa de um parceiro global, deve ser a meta, principalmente se for um multimarcas como Nestle, Coca-Cola, Mc Donald's. Também seria ótimo que se buscasse uma única propriedade forte, como “AmBev (Vale, Microsoft, FIAT...), patrocinador Olímpico do Flamengo”, pagando 15 MM por todas as propriedades. Tudo é negociável, inclusive a incorporação de projetos já executados na cidade como os da EBX e Unilever no vôlei, como patrocinadores do projeto olímpico (independentes). Inclusive com estes apoios seria mais fácil a revitalização do Clube Social, a criação do CT Olímpico e outros projetos, já postados por mim aqui, inclusive.

Ubique, Flamengo!