sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O orgulho voltou!!

A nova diretoria ainda nem tomou posse mas pelas ruas e pela internet já não resta dúvida: o Flamengo está de volta. Após 3 anos sendo motivos de piada, chacota e ridicularizado pelos inúmeros vexames protagonizados pela turma do parquinho, o torcedor do Flamengo parece voltar a demonstrar os níveis normais de fanfarronice e auto-confiança.

O contrato com a Adidas já tinha números elevados e era anunciado como uma grande realização dos construtores de parquinho, até que o pessoal que entende do assunto entrou na jogada. Pontos que poderiam causar problemas foram rediscutidos e novos parâmetros para atualização dos valores entraram em cena com metas, bonificações ou punições de acordo com o desempenho do clube. Não tive acesso aos números oficiais e o que saiu na mídia não é muito preciso mas chamo atenção para as metas que foram divulgadas para conquistas esportivas: Para alcançar a  bonificação máxima, o Flamengo precisa vencer apenas dois campeonatos brasileiros e uma Libertadores nos próximos 5 anos.

Lembro que estamos falando de um clube que nos últimos 3 anos brigou duas vezes para não cair de divisão. E mesmo assim, os novos diretores foram lá e propuseram a meta, junto com a de vender 3 milhões de camisas em uma temporada. Se estivéssemos falando de outro clube, com certeza esses caras seriam chamados de loucos. Mas vale lembrar que o Mais Querido vendeu 1,2 milhão de camisas em 6 meses em 2009 (no Brasil apenas), mesmo número alcançado pelo Manchester United no mundo todo na última temporada. É uma meta dificílima, mas se o Flamengo quer voltar a ser o maior time do mundo, vai estabelecer que tipo de meta?

Um dos maiores estragos que a galera do parquinho fez no Flamengo foi fora de campo, quase destruindo o orgulho da Nação Rubro-Negra. Ainda que exista toda uma preocupação com não menosprezar adversários, evitar o oba-oba e todas essas coisas politicamente corretas, o orgulho e até uma certa arrogância fazem parte da nossa cultura. E é fantástico perceber em cada conversa a volta desse orgulho no torcedor, da alegria em trollar os arco-íris e lembrá-los que mesmo quando estamos devastados ainda somos maiores. É ainda mais divertido ver na cara deles o terror da perspectiva de ver um Flamengo organizado num futuro muito próximo. A parte ruim para eles é que o futuro chegou e começa no dia 2 de janeiro.

E já que o Natal está chegando, vou deixar uma pequena lista para o velho Papai Noel que, rubro-negro certamente, vai compreender o nível elevado dos meus pedidos. Quero que a Adidas faça uma camisa lindona pro Mengão, o mais parecida possível com a de 92, que eu me amarro. Quero ver o Flamengo não apenas vencendo mas surrando os rivais locais nos clássicos começando logo no estadual. E não quero nunca mais ouvir falar em nomes como Canelada, Ibson e Leo Morto. Ah, e um campeonatozinho também, né? Pode ser a Copa do Brasil ou a Sula. Guarda o Brasileirão para 2014 e 2015, mas eu quero os dois hein, camarada! Deixo para pedir a Libertadores no próximo natal!

abraços a todos os frequentadores deste sensacional Buteco, aos colegas colunistas e aos grandes Rocco e Gustavo que mantém o espaço em altíssimo nível e a cerveja sempre gelada!