sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A difícil arte de controlar a ansiedade



Depois da sensacional vitória eleitoral da última segunda-feira, muitos de nós embarcamos num estado quase de euforia. Uma sensação semelhante ao dia seguinte da conquista de um grande campeonato, aliada a perspectiva de uma gestão eficiente e focada em resultados dentro e fora de campo catapultou as expectativas de milhares de Rubro-Negros.

Ao mesmo tempo, começamos a vivenciar ao longo desta semana um aspecto importante da conversão a um modelo profissional para o qual muitos não tinham atentado, a falta de informações. O Rubro-Negro se acostumou desde o advento da grande rede a contar com todo tipo de informação sobre o clube, em tempo real. Muitos de nós durante a temporada de negociações em Dezembro ficávamos sempre caçando informações no twitter, facebook, tentando diferenciar o que tinha alguma verdade das populares barrigadas. Era algo até divertido, mas muitas vezes vimos o Flamengo pagar alguns micos e ter a sua imagem bastante arranhada.

Só que esse cenário já parece estar diferente. Apesar de ainda não ter assumido o controle do clube, a nova direção começa a mostrar como será a relação no próximo triênio. Nada confirmado, não falam sobre nomes, não especulam e desmentem toda informação que não foi divulgada de maneira oficial. As barrigadas continuam, mas não há declarações dos dirigentes, a não ser aquelas divulgadas após a vitória nas urnas e uma ou outra no dia seguinte. Na minha compreensão, parece ser um indício bem interessante do começo da implantação do tão sonhado profissionalismo e mais um pouco de gasolina para alimentar o fogo da ansiedade para ver o novo Flamengo em ação.

E começam a pipocar as reações dos jornalistas. Aqui cabe uma crítica, opinião pessoal deste colunista, a nossa imprensa esportiva, em especial aqui do Rio. Vemos um comportamento que parece absolutamente tendencioso contra os interesses do Flamengo e daqueles que querem reconstruir a imagem do Flamengo. Ontem, um conhecido radialista aqui do Rio disparou no seu programa e no twitter contra a nova diretoria. No domingo antes das eleições vimos ataques absurdos contra o então candidato Eduardo Bandeira de Melo disparados não apenas por seus adversários, mas também pelos jornalistas que ali o sabatinavam.

Agora esses mesmos jornalistas, não tem o que falar sobre o Flamengo, uma vez que não conseguem informações diretas sobre negociações, diretorias e etc. O feed de notícias do Flamengo agora fala sobre enquetes, negociações, viagens de jogadores, e mastiga e vive em cima dos vazamentos finais de um momento do clube que não vai deixar saudades. A mudança do Flamengo vai obrigar um monte de gente que tinha vida fácil, lançando qualquer notícia doida na internet a correr atrás da verdade. E o Flamengo vai ter a oportunidade, se souber usá-la de pautar aquilo que sai sobre a instituição. Se Deus quiser, nunca mais ouviremos falar que "raposas felpudas" garatiram que Messi, Cristiano Ronaldo, Beckham e Neymar estão apalavrados com o Fla ou que as negociações estão 99% fechadas.

Mas a transição não será tranquila e a torcida vai ter que se habituar a esperar as posições oficiais do clube. É quase um paradoxo, já que sonhamos tanto com o dia em que o Flamengo parasse de pagar mico, mas agora ficamos ansiosos e irritados pela falta daquelas mesmas informações que vazavam e nos incomodavam pelos micos causados.

O novo Flamengo começa a se desenhar e temos caras de primeiríssima linha em quase todas as posições administrativas. Fica até complicado dar pitacos e questionar as atitudes que estão sendo tomadas pelas parcas informações que temos. Mas queremos tudo. Time, técnico de ponta, diretor de futebol, sócio-torcedor com direito a voto, patrocínio master e camisa limpa, novo fornecedor, novo uniforme, títulos, vitórias e tudo mais. E queremos já. O Flamengo se alimenta de grandeza e os últimos três anos nos deixaram famintos. Mas temos que esperar para saber que cara ele vai ter. O discurso que foi vendido pareceu bastante sólido e com excelente potencial. Agora é hora de eles mostrarem que também sabem lidar com as expectativas. A nação está de olho.

abs, SRN e parabéns ao Buteco do Flamengo pelo seu post 1700!