sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Trabalhos complementares

Não restam dúvidas de que as melhores notícias dessa semana para a torcida rubro-negra vieram de fora do campo. Sabemos também que estamos para começar a presenciar a mãe de todas as batalhas, a mais importante da década, a luta pelo futuro do Flamengo! Só que antes disso, Dorival e o time têm que garantir a permanência da equipe na primeira divisão.

Historicamente, ano de eleição costuma ser problemático no clube, com algumas honrosas exceções como 1992 e 2009. A política interna se torna um caldeirão fumegante e até a torcida tira os olhos do campo tentando de alguma forma interferir no resultado do pleito. Com o fim da disputa muncipal e a derrota fragorosa (muito comemorada pela torcida) da presidente-ainda-vereadora, agora todos os olhos se voltam para a votação de Dezembro.

 Diversas chapas estão formadas e vai começar o tradicional festival de rasteiras e baixarias até que cheguemos a disputa com 3 a 5 chapas na disputa pra valer. Nesse meio tempo vamos descobrir quem é oposição de verdade, quem é mais do mesmo e quais chapas não passam de meros artifícios políticos para dividir os votos do candidato A ou B. 

E invariavelmente o desempenho do time de futebol vai interferir, de algum modo, nos humores da campanha. Mesmo que em 2009 a situação tenha perdido o controle do clube no dia seguinte ao hexa, acreditar que o futebol não interfere no resultado é inocência ou cegueira. Vale ressaltar que, coincidentemente, nos anos eleitorais em que o Flamengo foi campeão brasileiro, venceram as eleições nomes que se tornaram sinônimo de pesadelo para os rubro-negros, casos da nossa atual mandatária e do nada saudoso ex-vice de futebol, o Veloso.

Assim, a questão eleitoral do clube acaba chegando em cima do time do Flamengo, minando a concentração e causando sabe-se lá que outros prejuízos. Líderes do elenco pressionam a presidente acuada pela renovação dos seus contratos, técnico e diretor de futebol não tem certeza de que vão continuar na próxima temporada e o time segue com a segunda pior campanha do segundo turno. O desastroso ano de 2012 não termina e o planejamento para 2013 fica engessado por conta da eleição e pela situação do time.

Nesse momento é importante que o torcedor entenda qual a melhor maneira de ajudar, especialmente aquele que não é sócio. Hoje existem diversos grupos de torcedores que se associaram para tentar mudar a situação do Flamengo. São grupos organizados que vem estudando o clube, seu funcionamento e de que forma será possível realizar uma verdadeira renovação. Essas pessoas estão trabalhando nas campanhas e nos conselhos, tentando mostrar aos outros sócios a importância de uma gestão profissional tanto para o time de futebol quanto para a turma da piscina.

O torcedor tem um trabalho importantíssimo nessa briga que é pressionar e cobrar para que o time e o departamento de futebol se concentrem no campeonato e acabem logo com essa situação vexatória de risco de rebaixamento. São duas frentes complementares e que, se bem executadas, vão nos garantir as comemorações de fim de ano que todos queremos além de um 2013 seguramente melhor.

Um dos motivos que faz do Flamengo uma bagunça, é que lá ninguém cumpre apenas o seu papel e vive se metendo amadorísticamente em áreas que não são suas. Não vamos repetir esse erro crasso! Juntos, sócios e torcedores vamos tirar o Flamengo desse atoleiro!

abs e SRN!