sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chega de inventar!!

Depois de uma rodada péssima para o Flamengo nenhum rubro-negro deve estar 100% tranquilo em relação a permanência do time na primeira divisão. De cara, teremos um jogo dificílimo, em que entramos pressionados contra um time que vem crescendo e brigando por uma vaga na libertadores. Vencemos o Atlético-MG em condições semelhantes, mas o time ainda não tinha a briga contra o rebaixamento tão a espreita como agora. Vamos, então, para mais um confronto com o Galo lá em BH e ainda viajaremos para enfrentar o Náutico, que vem forte dentro de casa. Teremos depois os perigosos (pelo desespero) Palmeiras e Figueirense e os clássicos regionais, que são um capítulo a parte.

Eu considero suicídio dar a Vasco e Botafogo a possibilidade de sacramentar um rebaixamento do Flamengo. Os caras verão nesse o jogo mais importante da sua história e não dá pra confiar na capacidade de reação de um time que, tendo 8 pontos de vantagem faltando 8 jogos chegue precisando de um resultado nas duas últimas rodadas. Se, por acaso, chegarmos na 37a rodada com risco de cair, acho que o time terá demonstrado claramente que não merece ficar na divisão de elite do futebol brasileiro. Seria a pá de cal jogada por essa diretoria na cabeça dos torcedores, que lembrem-se "não votam e portando não importam".

Quanto ao time, em teoria, não teremos mais convocações de seleções até o fim do campeonato e faltando 7 jogos, é pouco provável - salvo uma intervenção do STJD - que o time volte a ficar desfalcado de alguém importante por muitas rodadas. Aqui faço a ressalva de que não considero o Leo Moura desfalque, mas reforço já que abre uma vaga no meio campo. Então acabam-se as justificativas para incessantes mudanças táticas e de escalações. É voltar ao que funcionou bem contra Gremio, Atleticos e Fluminense e acabar com essa sequência de vexames e atuações patéticas.

A defesa está formada com pelo menos 6 jogadores e não tem o que inventar nisso. É o Felipe no gol, Wellinton Silva na direita, Ramon na esquerda com Gonzales e Renato Santos na dupla de zaga, sendo o Frauches o imediato reserva. O sexto defensor TEM que ser o Cáceres, que é bom na bola aérea defensiva e tem boa saída de bola. Não tem que inventar nada nessa defesa, então é colocar os caras para treinar posicionamento para que saibam onde está o companheiro até na hora de entrar no ônibus pra ir pro jogo.

O resto do meio e o ataque podem até variar para enfrentar situações diferentes de jogo mas o básico é o mesmo. É colocar o Amaral pra fechar o meio e, se for o caso usar o Renato Abreu no segundo tempo para cadenciar o jogo se, e somente se, o meio de campo do adversário estiver em ritmo lento. Os dois meias são Cleber Santana e Adryan, com o Wellinton Bruno de reserva imediato e o ataque é Love e Liedson com Nixon ou o renegado Thomas como opções.

Não temos mais tempos para experiências e buscar novas formações. É escalar quem já mostrou que segura o rojão, terminar essa temporada horrorosa da melhor forma possível e partir para uma mudança de rumo nas eleições para a presidência do clube.

abs e SRN!