sábado, 18 de agosto de 2012

O BOM OU O MAU FILHO A CASA TORNA?





Em ano de eleição pode-se esperar tudo, principalmente o velho e fétido populismo barato, que eclode em todos os cantos do País da Copa, das Olimpíadas, do não saneamento básico e do vergonhoso IDH.


Diante de protestos com faixas que ganharam as capas do mundo ao serem mostradas em plena Olimpíadas, dos pífios resultados dos atletas olímpicos que o Flamengo banca a peso de ouro pra ganhar medalhas para o Brasil, da fulgurante fama de pé-frio e de uma onda de reprovação cada vez maior, nossa excursionante Presidenta e seus adidos parecem finalmente lançar mão da famosa "carta escondida na manga".

A questão é se tal carta realmente é um coringa folclórico, que nada vale no poker, ou se é um "As" capaz de promover um memorável Straight Royal Flush, como ocorreu no cada vez mais distante passado, mas que ainda permeia e segue vivo na imaginação dos mais otimistas. 

Ao ler sobre o possível retorno do Adriano para o Flamengo, me veio a mente a célebre frase "o filho pródigo a casa torna". Acabei por encontrar a seguinte lição, que me pareceu bem adequada metaforicamente a situação: 

"Existem palavras que se fixam na memória das pessoas com um significado que nem sempre corresponde ao que está nos dicionários. Uma delas é "pródigo". Uma rápida consulta às pessoas que estiverem perto de você será suficiente para constatar que a maioria acha que "pródigo" tem valor positivo. Muita gente até liga "pródigo" a "prodígio". O filho pródigo seria o filho genial, extremamente bom. É muito conhecida a frase "O filho pródigo a casa torna".

E por que volta? Por que é bom e não esquece os seus? Nada disso. Volta porque gasta tudo que recebe do pai como pagamento antecipado da herança. Isso está no Evangelho. É exatamente a parábola do filho pródigo. Uma consulta a qualquer dicionário é suficiente para descobrir que "pródigo" significa "esbanjador, gastador, perdulário, extravagante". http://www.bibliaonline.net/dicionario/?acao=pesquisar&procurar=filho%20pr%F3digo&exata=on&link=bol&lang=pt-BR

Nem acho que o Adriano venha atrás de dinheiro ou que essa seja sua força motriz (embora, claro, seja muito bem vindo pra ele). Na minha visão, o esbanjador, perdulário, gastador aplica-se ao Impera na relação que ele mantém com o próprio futebol, corpo, talento, condição física e técnica, deixados de lado, gastos, maltratados e surrados pelo próprio. O talento e a capacidade de decidir jogos sempre foram sua fortuna, ora escassa ou mesmo zerada. 

Outra questão de suma importância é analisar o quanto tal contratação irá prejudicar o implemento e a rotina de uma maior disciplina, treinos, cobranças, comprometimento dos jogadores etc, além, claro, de uma possível volta ao noticiário policial ou à patrulha da imprensa marrom.

Por fim, a consideração imaterial, de valor incalculável, inestimável. Hoje o Adriano ainda é, pra boa parte da torcida, um grande ídolo, o responsável ou um dos maiores responsáveis pela conquista do Hexa, era "O Cara", inclusive pra mim, confesso. Tenho grande receio do que o pródigo Adriano de 2012 pode causar ao Imperador campeão de 2009.

SRN 

Ps. Domingo é dia de bacalhoada.