terça-feira, 21 de agosto de 2012

Flamengo, o destruidor de jogadores!


Para ser direto e reto, existem jogadores que só jogam antes de passar pelo Flamengo, existem jogadores que só jogam depois de passar no Flamengo, e existem jogadores que só jogam contra o Flamengo. Todos prejudiciais! Precisamos de uma espécie de Monneyball, para que contratemos e formulemos elencos vencedores e com poucas carências e deficiências, ou minimizá-las ao máximo, para que o Flamengo não seja danado. Existem também dirigentes e profissionais que também só fazem mal ao clube, e isso, nem adianta listar porque ficaria escrevendo por minutos.

Problemas existiram aos milhares. Contratações sem critério algum, como Dill, Luvanor, Walter Minhoca, Negreiros, entre outros; assim como craques contratados com times “tortos” e elencos frágeis. Tenho na lembrança o time de 2000 com Alex, Denílson, Edilson e Pet, com volantes fracos Mozart e centroavantes como Tuta e Leandro Machado (um grande problema atual); mas talvez o maior problema do Flamengo seja a estrutura podre e viciada em privilégios para alguns empresários desde a base ao profissional (lemos e ouvimos muito sobre isso há anos), além do amadorismo na condução do futebol, com pressão de conselheiros e diretores amadores, treinos na Gávea, e um futebol de década de 40 em relação a gestão esportiva.

Tudo isso para pensar sobre onde Love, Liédson e Adriano podem nos levar? Com um meio fragilizado, medalhões jogando pouco e promessas muito verdes jogadas às feras, isso sem contar que falta ao menos um zagueiro que imponha respeito e nos dê segurança e em meia que crie de fato, é a repetição da fórmula, assim continuaremos destruindo jogadores. A molecada aguenta o tranco? Acho que com pelo menos estes “para-raios” a responsabilidade não poderá recair sobre os ombros deles.

Para somar experiência com os três jogadores do elenco atual acima citado o elenco dispõe de Gonzales, Cáceres, Ibson, Felipe, Léo Moura, Renato Abreu, Deivid e Botinelli. No caso dos jogadores em negrito, os contratos em vigor se encerram ao final deste ano, dois jogadores de grande nível seriam melhores do que os cinco demonstrados, ou seja 2013 promete. Promete mais com uma possível não reeleição de uma presidenta que não conseguiu gerir o carro chefe do clube omitindo-se em TODOS os principais imbróglios.

Menos mal que o Flamengo agora tem um profissional para gerenciar o futebol e as finanças, que os bons ventos continuem a soprar e que sejam ventos profissionalizantes, somente assim não destruiremos tantos jogadores por falta de estrutura e conhecimento.

Ubique, Flamengo!
SomoFlamengo, VamoFlamengo!
DesocupPatrícia!