sexta-feira, 6 de julho de 2012

Rivalidades

Essa semana o clássico mais famoso do futebol brasileiro completa 100 anos. Falo, é claro do Fla x Flu, eternizado pelos irmãos Mário Filho e Nelson Rodrigues além de tantos outros artistas e intelectuais. Se nossos dirigentes tivessem um mínimo de senso de marketing, fariam uma grande promoção da partida, com convidados ilustres, grandes histórias, sessões de cinema, uniformes especiais e diversas outras ações promocionais para garantir uma receita extra além da bilheteria da partida.

Lamentavelmente, não é o caso e a promoção do jogo foi "terceirizada" para a emissora que comanda o país. Caprichosamente, o jogo foi marcado para domingo às 16h de maneira que se encaixe em sua grade de programação e desta forma perderemos a oportunidade de começar o jogo exatamente 100 anos após o 1o Fla x Flu, o que seria no sábado às 15:55.

Cada um tem o seu clássico favorito e o meu sempre foi o Fla x Flu. É o jogo que coloca em disputa os ideais clássicos de alegria, descontração e popularidade do rubro-negrismo contra a empáfia e a aristocracia esnobe do tricolor. Um clássico de que sempre retratou a alegria do Rio de Janeiro sem a violência dos jogos contra o Vasco ou o peso emocional (especialmente para os mais velhos) dos jogos contra o Botafogo.

Se o jogo comemorativo seguir a história do confronto, certamente começaremos perdendo e viraremos o jogo no segundo tempo, vencendo no fim. O treinador rubro-negro fechou treinos e tentou esconder da imprensa a idéia revolucionária de escalar o Luiz Antonio na lateral. Imagina-se que o técnico tricolor deve estar tendo insônia temendo as estratégias natalinas para o clássico. Espero que o Sobrenatural de Almeida esteja a nosso favor e que tenhamos motivos para comemorar no domingo. Se dependermos das últimas atuações do Flamengo para traçar um prognóstico, vamos ter que esperar o bi-centenário do clássico...

Mas nesta semana que passou, muitos rubro-negros foram despertados para uma rivalidade nova, sem tanta história mas com um potencial muito explosivo para os anos futuros. Falo agora da recente e crescente rivalidade com o Corinthians.

O time paulista, como muito bem demonstrou o Henrin em sua coluna de ontem tomou a supremacia do futebol brasileiro e sul-americano numa arrancada voraz desde seu rebaixamento para a segunda divisão. Os objetivos são bastante claros, ultrapassar o São Paulo no posto de maior vencedor e o Flamengo como o mais popular do Brasil, com o apoio de toda a mídia paulista. Nessa disputa, infelizmente, nós estamos levando a pior, sendo que nos últimos anos tomamos uma verdadeira surra. Mas até que ponto, essa rivalidade é interessante e até importante para o Flamengo?

O Flamengo hoje é um clube que na maioria das vezes é motivo de piada. É como aquele gigante bobão das histórias infantis que apesar de grande, forte e poderoso, não assusta mais ninguém. Hoje o clube não tem condições de se considerar rival de ninguém muito menos de um outro que se fortaleceu em todas as áreas administrativas, catapultando todas as suas receitas com ações de marketing e vitórias nos campos político e também esportivo.

Tenho a impressão de que se podemos dizer que desde 2009 o corinthians é o clube que mais cresceu no Brasil, igualmente o Flamengo é o que mais se apequenou. Como torcedor, eu fico indignado em pensar que os dirigentes rubro-negros não tenham brios, não se sintam desafiados a minimamente se contrapor a esta situação fragorosa.

Ou será que vão esperar o Flamengo ser rebaixado para começar um processo semelhante?

abs e SRN