sábado, 28 de julho de 2012

Mais um pouco e vai clarear...




"Mais um pouco e vai clarear (ê vai clarear) 
Nos encontraremos outra vez 
Com certeza nada apagará
Esse brilho de vocês (vocês, vocês)
O carinho dedicado a nós
Derramamos pela nossa voz 
Cantando alegria de não estarmos sós..."


Não sei muito bem por qual motivo, mas esse verso da música do Jorge Aragão me fez imaginar o Flamengo falando isso pra cada um de nós, torcedores.

Sei que o último jogo foi tenebroso, bateu a sensação de que jogando assim vamos ladeira abaixo e não dá pra impedir a constatação indigesta que o Joel nos deixou em campo algo amorfo, que não tem defesa e não possui ataque.

As próximas rodadas provavelmente não serão das mais agradáveis, temos um técnico novo, ainda em processo de cognição do elenco, do clube, das virtudes e dos defeitos de cada um.

Porém, confesso que fui tomada por um mínimo de otimismo, pois acredito que, finalmente, contratamos um Técnico, com "T" maiúsculo. A entrevista que ele concedeu no intervalo do jogo passado foi emblemática, palavras de alguém que entende do riscado, observando sobretudo o posicionamento equivocado do time. Além disso, o Dorival me dá a impressão de ser um profissional sério, trabalhador, interessado nas questões do campo. Tomara que não me engane. Adorei o treino pesado que realizou já no dia seguinte.

Fiz algumas críticas ao Zinho e continuarei fazendo quando perceber algo que na minha opinião é um erro, mas, ao mesmo tempo, acho que ele ao menos tem a forte intenção de acertar. O Zinho é um novato, não tem experiência e vai errar, não tenho dúvidas. No entanto, essa nova dupla, Zinho e Dorival, me dá a sensação de que a nau não está inteiramente abandonada, que está em boas mãos. Estou apostando nessa parceria e me propus a apoiá-los.

Sabemos que nosso elenco é desequilibrado em vários sentidos, um deles é o fator idade. De um lado, meninos recém egressos dos juniores e até mesmo do juvenil (caso do Matheus) e, do outro, jogadores já bem acima da idade, que mal possuem condições de jogar por 90 minutos.

Nossa torcida quer ver os jogadores da base em campo (eu também quero), mas entendo que, num primeiro momento, o Dorival opte por escalar jogadores mais experientes. Chegou 5a feira, o jogo fora de casa é amanhã, vamos combinar que não deu pra avaliar muito bem ninguém. Acho que ele se sente menos desconfortável em ver um Canelada sendo vaiado, do que um Matheus, como ensaiaram fazer uns lunáticos na última 5a feira.

De qualquer forma, vou tentar não me apegar muito a escalação nos próximos 3, 4 jogos. O que eu quero mesmo é que o novo treinador organize minimamente o time em campo, não deixe a zaga toda hora no mano a mano, o Love isolado na frente, os laterais sem cobertura etc. As peças a gente discute depois (ou não rss).

Vamos encarar a bambizada meio desestabilizada depois da derrota pro lanterna do campeonato, doidas pra se reabilitar em cima da gente. Luiz Fabiano retorna, assim como o frangueiro Ceni, este último sem ritmo de jogo. Minha sugestão é chutar e finalizar o máximo possível, arriscar, tentar, errar e tentar de novo. Eles devem vir pra cima, nossa defesa é fraca, mas, adivinhem, a deles também é. Levaram 4 gols do patético goianiense.

Gostaria muito que o Dorival nos livrasse do losango maldito, essa figura que nos assola desde os tempo de Luxa, colocando 2 volantes em linha pra proteger a defesa e cobrir os laterais. Já seria um bom avanço.

Não podemos perder de vista que esse é um time em formação, que vai levar algumas rodadas até se ajeitar e o Dorival não é mágico. O momento é mais de apoio, até porque as mudanças reclamadas já foram feitas, vamos dar tempo ao tempo. 

Vale a pena acreditar que "mais um pouco vai clarear" e que, nós, a Nação, eu, você e o Flamengo, sim, no médio prazo, "nos encontraremos outra vez".