sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fritada Flamenga

É consenso que o trabalho desenvolvido por Joel Santana nessa sua quinta passagem pelo Flamengo varia de muito fraco a tenebroso, dependendo do avaliador. Mas o que estão fazendo com o cara nesse processo de fritura é, no mínimo, uma tremenda falta de respeito. É nítido que o treinador não tem a confiança do elenco que sabe que ele vai ser dispensado pela diretoria assim que fecharem com seu substituto. O maior prejudicado com isso é o torcedor do Flamengo, que segue com um time mal-armado e descompromissado com um treinador que segue há algumas rodadas no cadafalso.

O Joel que veio para o Flamengo substituir Luxemburgo parece ter deixado na Bahia uma de suas características mais marcantes, a humildade, que foi a grande responsável pelo apelido de papai Joel e pelo bom relacionamento com os craques que ele sempre teve. Chegou botando banca de super-campeão, vencedor, treinador de seleção e mal se preocupou em saber os nomes dos próprios jogadores. Suas entrevistas demonstraram isso desde o início e sem unir o grupo, nenhum trabalho do Natalino nunca deu resultado. Suas concepções táticas são amarradas e ele depende de alguns fatores, como um grupo comprometido e jogadores velozes para os contra-ataques. Como nunca foi um visionário tático e sempre foi adepto de "talismãs" o nosso treinador costuma fazer substituições apenas pra ganhar tempo no fim do jogo ou para fechar o time, como pudemos ver na Libertadores.

O grande problema é que todo mundo sabia como era o trabalho do Joel. E ainda que ele não fosse a minha escolha, até acho que era uma aposta válida quando a diretoria optou por manter o Ronaldinho e catapultar o Luxemburgo. Mas ficou claro que foi um erro quando o time caiu de forma pífia na Libertadores e no estadual, sem conseguir um padrão de jogo e sem ter sequer um planejamento claro para disputar duas competições simultâneamente. Naquele período de 28 dias em que o time ficou parado deveria ter sido encerrado o ciclo de Joel no Flamengo. Nesse período aumentaram as divergências entre o time, a diretoria e o treinador, saíram jogadores sem reposição e foram trazidos nomes que nada acrescentaram ao Flamengo, que naturalmente continua jogando mal, sem se parecer em nada com um time.

É claro que todo mundo já percebeu que não dá mais pro Joel. Até ele sabe disso. E sendo assim, de que adianta deixar ele no cargo? Por pior que ele tenha sido no comando do Mais Querido, ele é um cara que tem história no futebol e merece respeito como profissional. Não pode ficar sendo discutido pela diretoria do clube o nome de um novo treinador enquanto o antigo ainda está lá, nem etica e nem comercialmente. O Flamengo precisa entender que ao fritar os seus técnicos repetidamente, afasta bons profissionais, que não vão querer passar por esse processo no fim de seus ciclos no clube.

Por isso que é fundamental uma comissão técnica fixa, para dar um mínimo de continuidade ao trabalho e facilitar a transição entre os técnicos. Não deu certo, demite o cara e coloca um auxiliar como interino, como foi feito com o Andrade diversas vezes até que esse cara esteja pronto para assumir o time. Até o Barcelona está fazendo isso.

O ciclo do Natalino já está encerrado, então que se oficialize a situação e que venha o novo treinador, o quanto antes. Agora, seja Dunga, Sampaoli, Bielsa ou mesmo o Guardiola o novo treinador do Flamengo, vai ser inacreditável se o Renato Abreu continuar no time...

abs e SRN