segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ainda Pode Piorar

Buongiorno, Buteco! Como em toda a história do Campeonato Brasileiro o Flamengo só venceu o Grêmio por duas vezes no Estádio Olímpico e a última vez que tão raro evento ocorreu já atingiu a maioridade penal, não chegou a ser surpresa o resultado e nem mesmo o placar. O que é absolutamente frustrante nessa  sequência de fracassos contra o mesmo adversário no mesmo Estádio é a repetição da mesma história, batida, que poderia ser evitada se no Flamengo houvesse a saudável tradição de estudar os adversários e se preparar para enfrentá-los usando a estratégia como arma. O Grêmio sempre aposta na marcação forte, com os seus dez jogadores de linha pressionando pela posse de bola. Para enfrentar um adversário assim, ou se iguala o jogo inteiramente na pegada ou, aproximando-se ou não disso, supera-o na técnica e na posse de bola com qualidade de passe. O Flamengo, sem tanta pegada, conseguiu sucesso com a segunda estratégia na decisão do título de 1982, apesar de ter sido muito pressionado, e no primeiro tempo da partida do campeonato de 2011, quando foi para o vestiário com 2x1 de vantagem; mas no segundo tempo não conseguiu resistir ao futebol-força do adversário e levou três gols. Em outras ocasiões, seja em brasileiros, seja em jogos da Copa do Brasil, saiu com honrosos empates graças à tática da equiparação do jogo de pegada na marcação.

Ontem Joel Santana tentou a primeira das estratégias. Fracassou. O primeiro dos vários motivos que causaram e explicam o seu fracasso esteve presente em 2011 e se chama Renato Abreu. Tanto ano passado, como esse ano esse jogador sobrecarregou Aírton na função de marcação, por sua absoluta incapacidade física de jogar futebol profissional, que já vem de algum tempo. Como, além de não marcar, Renato também não arma o jogo e é incapaz de dar um passe produtivo além da intermediária, sua presença em campo se resume a cobranças de faltas e escanteios, todas inúteis na partida de ontem. Contudo, algo de muito estranho ocorre no Flamengo e Renato Abreu jamais é substituído ou muito menos barrado do time. É impossível igualar a estratégia de marcação se um dos seus volantes não consegue acompanhar o ritmo do jogo ou marcar um adversário que seja. O Flamengo jogou com um a menos ontem.

Isso começa a explicar a completa incapacidade de agredir um adversário que marca tão forte, já que o time não possui armadores e os volantes dos quais Joel tanto gosta e que foram escalados ontem, à exceção de Aírton, que não possui funções ofensivas, não suportaram a força do jogo do Grêmio e simplesmente sumiram: Renato Abreu foi o que eu acabei de explicar. Luiz Antonio não foi notado em campo; um verdadeiro espectro. Ibson foi rigorosamente o único que tentou carregar o time, mas sucumbiu ao seu próprio futebol desordenado e caótico, já que não pode, sozinho, armar o meio do Flamengo, seja porque não é a sua posição, seja porque simplesmente lhe falta talento para isso. Ibson só será útil acaso tenha uma função específica em uma determinada faixa de campo. Suas energia e disposição serão bem utilizadas acaso receba orientação de um técnico decente.

No ataque, ao qual a bola raramente chegava, Vagner Love, numa péssima tarde, mostrando-se incapaz de ganhar uma jogada sequer de seus marcadores, jogou isolado ao lado de Hernane, claramente um jogador de área, mas ao qual Joel, precipitadamente, atribuiu funções de movimentar-se por todo o ataque, fora de suas características. O rapaz se esforçou muito,  mas não é a dele. Quando a bola sobrou na área, mostrou qual é a sua especialidade. Pena que não entrou. Parece ser melhor que os seus antecessores (Wanderley e Jael). Pode vir a ser uma razoável peça de reposição, mas será queimado na fogueira rubro-negra acaso continue a ser mal utilizado.

Deixei pra falar por último da defesa. O jovem Marllon é completamente afoito e tenta sempre a jogada mais arriscada e improvável, algo mortal pra um zagueiro. González talvez renda ao lado de um zagueiro de bom nível. O quadro se completa com dois laterais que, sendo muito sincero, não são de Série A do futebol brasileiro. Não deveriam estar no Flamengo; contudo, sem querer ser contraditório, não deveriam ter saído na partida de ontem. Gostaria de analisar o segundo tempo separadamente.

No primeiro tempo, apesar do Grêmio ter saído para o vestiário com 1x0, eu acho que as coisas ainda estavam razoavelmente sob controle. O Flamengo raramente agredia o Grêmio, que em contrapartida também tinha dificuldades em seu setor ofensivo. O gol saiu em uma falha coletiva do setor esquerdo defensivo, desde a lateral, passando pela zaga e sua proteção, quando dormiram na troca de passes que propiciou a Marcelo Moreno a jogada individual na altura da linha da pequena área rubro-negra. Todo mundo saiu de posição para cobrir o outro e Marcelo Moreno fez a festa. Então, o que fez Joel? Manteve o o jogador a menos em campo, que passou a ser "lateral esquerdo"; manteve também o volante sumido, transformando-o em "lateral direito", e com isso deixou o Flamengo de tal forma exposto que o Grêmio, que logo marcou o segundo gol, só não chegou a uma estrondosa goleada pela ótima atuação do goleiro Paulo Victor e também por falta de interesse, talvez pelo confessado rubro-negrismo de seu técnico Vanderlei Luxemburgo. Isso porque, no meio, Bottinelli errava simplesmente tudo o que tentava, então o time continuou sem articulação alguma, abatido, fraco e exposto defensivamente.

Sim, Ainda Pode Piorar - Joel Santana assumiu o Flamengo em 3 de fevereiro de 2012. Disputou a fase de grupos de uma Libertadores e parte de um Estadual. Após a eliminação prematura nesses dois torneios, desperdiçou 28 (vinte e oito) dias de treinamento procurando reforços  na internet do nível de Wellington Silva. Apesar da ausência dos jogos durante a semana, o time não evolui e não tem uma jogada ensaiada sequer. Nenhumazinha. Nada, absolutamente nada. Eu queria muito que ele deixasse de treinar o Flamengo. Contudo, meus estimados amigos e amigas do Buteco, nada é tão ruim que não possa piorar. Vem aos meus pensamentos o Silas e sua passagem pelo Flamengo. Não propriamente o Silas, o qual não acho que venha a ser contratado, mas um treinador do "top" dele, tipo um Wagner Mancini ou então um ex-jogador, ex-companheiro do Zinho, sem experiência, que não venha a suportar a pressão...


Cada um tem o direito a ter a sua própria opinião. Para mim, o treinador do Flamengo se chama Jorge Sampaoli e atualmente atende no seguinte endereço -   Av. El Parrón 0939, La Cisterna. Santiago. Chile . Atual campeão da Copa Sulamericana e chileno, levou o La U às semifinais da Libertadores na competição atual, mesmo com o desmanche do ótimo time do segundo semestre do ano passado. Deveriam blindá-lo no Departamento de Futebol do Flamengo e deixá-lo trabalhar em paz, com ampla liberdade para enquadrar qualquer medalhão ou garoto mimado. Até o final do ano teríamos um time limitado tecnicamente organizado. Ano que vem, com a reformulação do elenco, uma equipe competitiva em âmbito continental.


Por mais horrendo que seja o trabalho do Joel, trazer outro Silas pode ser ainda pior.

Bom dia e SRN a todos.