quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pausa que faz mal!


Finalmente uma boa notícia essa proposta de R$ 350 milhões feita pela Adidas para fornecer material esportivo ao Flamengo daqui a três anos, ou seja, a partir de 2015, o que representa em média R$35 milhões/mês, corrigidos pelos índices de inflação adotados no país, perfazendo quase o dobro do que atualmente é pago pela OLK. Por contrato, esta mantém a prioridade de renovação se assim o desejar, bastando para tal igualar a proposta da concorrente.

Além disso, o Flamengo teria agregado outros benefícios tais como: material esportivo, que seria vendido nas lojas da Adidas, inclusive online ao redor do mundo, uso do centro de treinamentos da empresa na Alemanha e da plataforma de dispositivos e softwares com tecnologia que avalia o desempenho dos atletas. O Flamengo substituiria o Liverpool (Inglaterra), ficando como um dos cinco clubes classe A da empresa alemã, ao lado de Milan (Itália), Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha) e Bayern de Munique (Alemanha). Ótimas companhias, não é mesmo?

De acordo com constatações anteriores feitas por quem frequenta este Buteco, as soluções vão surgindo de fora para dentro na Gávea, não havendo incompetência que resista a esse rolo compressor dos deuses, que cismaram de fazer do Flamengo uma potência no futebol. Se os dirigentes costumeiramente atrapalham, as forças universais tratam de passar por cima deles trazendo pedaços de soluções, que um dia se constituirão e fecharão o mosaico que representará o grande clube mundial a que está destinado a ser o nosso rubro-negro carioca. Dá para fazer uma viagem imaginária interessante do que seria o Flamengo não fosse tantas trapalhadas de seus eternos e maus dirigentes ao longo dos últimos 20 anos.

Passando a bola para o Brasileirão, estou novamente incomodado com mais uma parada na sequência de jogos logo após a segunda rodada do Campeonato tão esperado, em função da balbúrdia organizacional em que mergulharam o futebol pentacampeão do mundo, para a realização de amistosos da outrora glamourosa seleção brasileira. O efeito bagunça atinge, com certa lógica, os mais desorganizados dentro desse sistema que mistura competições entre si e jogos da seleção do Mano Menezes, pegando de primeira o Flamengo que volta pior a cada parada maior do que três ou quatro dias. Por isso, desejo que o clube vá jogar mesmo no Piauí no meio desta semana e, de preferência, que programem um amistoso para o próximo sábado ou domingo, não tanto pela cota a receber, mas para manter o time em atividade, já que se deixar por conta dos treinamentos ninguém desconhece a tristeza que é, vide o retorno dos 28 dias para a estreia contra o Sport há dez dias.

No dia em que houver um planejamento sério, tocado por profissionais competentes, uma inter-temporada será uma benção Divina para o ajustamento de nossas linhas. Enquanto esse dia não bate em nossas portas, uma pausa nos trabalhos sempre significará desajustes, com decréscimos de produtividade em virtude de tempos ociosos e não devidamente aproveitados.

SRN!