sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa Rubro-Negra

Num momento que deveria ser de descanso e preparação para a rodada decisiva da Libertadores, Iniciamos um feriado sob o ardor intenso da indignação. Uma vez mais vimos a falta de planejamento, os treinos nas coxas e a contratação de profissionais ineptos cobrarem a conta. O pior é que o prejuízo é cobrado não dos milionários jogadores ou dos irresponsáveis dirigentes. O torcedor, que sofre e, não raro, arrisca sua própria saúde e segurança é que paga a conta com a tristeza no olhar e a constatação cada vez mais evidente que o Flamengo está sem rumo e sem chão.

Patrícia, Levy, Oaquim, Joel, Cascão, Cap. Léo e seus asseclas devem estar felizes com a eliminação iminente do Flamengo de mais uma competição internacional. Nos clássicos regionais, buscarão as vitórias e voltarão com as habituais bravatas para enganar o torcedor comum com a patética idéia de que um título estadual é tão importante quanto a Libertadores. A diferença é que aqui sabem que enfrentam adversários fracos e que é fácil ganhar um título e que com isso terão um escudo contra as críticas.

Infelizmente isso ainda é uma possibilidade bastante verossímil. Grande parte de nossa torcida compra essas idéias e vem ainda apoiando a atual administração, especialmente se comparada as anteriores. Não se enganem amigos do Buteco, Patricia não é burra e não chegou onde está por acidente. Ela não joga para torcida por falta de opção, mas para garantir que, se não a apóiam pelo menos os torcedores não se revoltam claramente contra ela. Nisso, o apoio conquistado das organizadas é fundamental, neutralizando as mobilizações dos torcedores comuns que se acostumaram a segui-las, como nos cantos de arquibancada. 

Mas isso está mudando. A enorme perspectiva de um de nossos rivais conquistar a Libertadores fez com que parte da torcida e da imprensa passasse a se fazer algumas perguntas importantes. Por que após o fim do jejum em 2009, com os salários ditos em dia, o clube reformado, ídolos contratados e todo o dinheiro da tv, o Flamengo continua colecionando vexames internacionais e não consegue cobrar um mínimo de profissionalismo de seu principal jogador. Como pode o clube de maior torcida e maior exposição na tv ficar sem patrocínio master na camisa durante tanto tempo. Por que até hoje não existe um programa de sócio-torcedor e sempre que há um jogo importante se repetem as cenas de filas intermináveis e violência na compra de ingressos?

São perguntas bastante inconvenientes especialmente num ano de eleição tanto no Clube quanto no município. Patricia e sua equipe sabem disso e é fundamental que aqueles que se opõem a ela também o saibam. É a oportunidade de plantar a semente da mudança! Fazer com que cada rubro-negro se pergunte porque o Flamengo acumula tantos vexames nos últimos anos. Fazer com que cada um de nós se lembre da alegria de ver o Mengo jogar, dos motivos e das pessoas especiais que despertaram em cada um de nós a paixão pelo mais querido. Mostrar que o Flamengo se tornou temido e odiado por causa da paixão dos milhões de torcedores que o tornaram uma nação e que o clube não pode prescindir de seus torcedores. "todo brasileiro, vivo ou morto, já foi flamengo por um instante." isso foi dito por um tricolor que aprendeu na pele que não se despreza o flamengo. E o Flamengo não pode mais se desprezar e aos seus.

A sexta-feira Santa marca o início da celebração da Páscoa cristã, que esse ano coincide no calendário com a judaica. Em ambas as crenças é um momento de contrição, reflexão e preparação para a mudança. Que nós possamos aproveitar uma páscoa rubro-negra, celebrando a morte desse Flamengo sem alma e avesso aos valores que o tornaram o gigante que é. Que a indignação que nasce no coração de cada rubro-negro com a postura que o clube tem hoje se alastre pela internet e ganhe corpo, forma e força. E que essa força faça tremer o chão da Gávea e despertar o Flamengo para a retomada de seu caminho inexoravelmente vitorioso!

Saudações Acima de Tudo Rubro-Negras !!!

Bom feriado a todos!