segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Libertadores não é para os Frouxos

Buongiorno, Buteco! Que cena, não? É como vejo o Flamengo, hoje, na Libertadores, dado o futebolzinho que tem jogado; é como me sinto como torcedor, dada a importância que dou à competição; porém, tenho a impressão de que muita gente no elenco não dá a mínima. Será que estou sendo injusto? A postura do time do Flamengo, hoje, está me incomodando muito. Não se trata simplesmente da filosofia do treinador ou de um ou outro jogador que ele escolha e não me agrade; trata-se da impressão que passa de absoluta falta de compromisso. Bom, se eu estou exagerando, como então explicar a postura da equipe contra o Olímpia no Defensores Del Chaco? Por que o adversário ganhou quase todas as divididas?


Devo começar de cima pra baixo e pela explicação mais fácil e óbvia: o líder do elenco, o salário mais alto, dá um péssimo exemplo a todos com sua vida noturna badalada e ainda por cima tem faltado a treinamentos com as mais variadas desculpas esfarrapadas. Como se não bastasse, nos momentos difíceis, como foi essa partida contra um tricampeão da Libertadores, um time de camisa e tradição na América do Sul, omitiu-se a maior parte do jogo e jogou um futebol pífio. Ronaldinho Gaúcho foi contratado não para fazer jogadas de efeito e um bom primeiro tempo contra o Bangu ou o Avaí no Brasileiro; foi para partidas como a da última quarta-feira, na minha modesta opinião. Ronaldinho Gaúcho está se revelando um mestre na arte de se esconder do jogo nos momentos difíceis. Podem reparar como ele, quando o jogo aperta, esconde-se em uma zona confortável entre a ponta e a meia esquerda; quando fica fácil, passeia pelos outros setores para exibir suas firulas.


Até aqui é bem fácil e óbvio, como disse; contudo, jogar toda a culpa no Ronaldinho é muito cômodo e simplista. Não nego os efeitos devastadores de sua influência nefasta, especialmente sobre os mais jovens, mas é preciso conter o sentimento de revolta e não abandonar a razão, ou deixaremos de enxergar outros motivos também muito importantes. Cada qual com seus problemas. Acredito que esse velho ditado popular se encaixe perfeitamente no contexto que estamos tratando: Ronaldinho e suas farras não justificam Leonardo Moura, em sua quarta Libertadores pelo Flamengo (sim, quarta!), e sua falta de combatividade no terceiro gol, ou mesmo, algo que ninguém comentou, sua omissão no segundo - para quem duvida, experimente rever o segundo gol prestando atenção apenas nele, Leonardo Moura, e entenderá o que estou dizendo.


Tampouco justificam as jogadas de efeito e a falta de combatividade dos jovens contra os paraguaios. Aliás, se essa postura não é aceitável em jogadores consagrados e com currículo, o que dizer de quem deveria estar comendo grama para segurar uma vaga no time? De quem deveria levantar as mãos aos céus por ter a oportunidade, no começo da carreira, de disputar uma Libertadores vestindo a camisa do Flamengo? É claro que eles ainda têm muito a aprender e são os menos culpados, mas estamos cansados de ver talentos se perderem no futebol nos desvios da soberba. O alerta precisa ser dado.


E o que dizer de Willians, outrora "o melhor ladrão de bolas do Brasil", hoje uma caricatura? Seriam verdadeiras as notícias de que é companheiro de investidas noturnas de Ronaldinho Gaúcho? E de Júnior César, experiente e, apesar disso, omisso e burocrático? Ou do chileno "Melhor Zagueiro das Américas", que está se revelando "A Melhor Vara Verde das Américas", de tanto que treme?


E o treinador Joel Santana, com suas frases de efeito patéticas e sua barriga gigantesca, teimosamente limitando o time a um único esquema tático mesmo quando alguns jogadores não têm características para executar as funções que ele deseja ou mesmo o adversário não pede aquele esquema tático? Ontem mesmo, contra o Bangu, em Macaé, obedeceu Vagner Love e realizou imediatamente uma substituição que o atleta ordenou (Magal em lugar de Bottinelli). Será que, a essa altura da carreira, ainda vai virar fantoche de medalhões?


Vão dizer o quê? Estão preparando a desculpa fácil em caso de eliminação? De que tudo é culpa do Dentuço Bronheteiro? Que tipo de homens são esses? Podem justificar sua falta de profissionalismo no erro alheio? O que lhes impede de ao menos tentar, com coragem, fazendo a sua parte, avançar na competição?


O adversário de quarta-feira é equatoriano. O jogo é ao nível do mar. Veremos como se comportarão. Ou qual será a desculpa. Se haverá tremedeira diante de tão "tradicional" oponente.


Libertadores não é competição para frouxos.


Organização Tática


Quero deixar bem claro que, para mim, desorganização ou mediocridade tática e falta de empenho são coisas diferentes. São defeitos que podem coexistir e, infelizmente, estão coexistindo no Flamengo hoje em dia. Então, além do que já escrevi no primeiro tópico da coluna de hoje, reconheço que Joel Santana enfrenta dificuldades pelas diversas contusões e na falta, por exemplo, de um primeiro volante de qualidade e experiência a sua disposição no elenco; mas isso não é desculpa para a falta de variações táticas, especialmente quando há insistência com um esquema em posições que determinados jogadores não conseguem executar - Bottinelli ou Camacho como volantes, por exemplo. Ou então contra adversários que pediriam um esquema diferente.


Ontem, domingo, 2 de abril de 2012, contra o Bangu, em Macaé, não havia necessidade de Bottinelli ser recuado para a posição de segundo volante pela esquerda no esquema do "losango". Se o gringo tivesse sido escalado como meia, sua verdadeira função, teria sido muito mais útil. Estamos falando de um primeiro tempo em que o time jogou em velocidade, criou várias oportunidades e contra um adversário que simplesmente não marcava no meio de campo. Uma simples orientação advinda do banco de reservas para adiantar o Bottinelli, partindo de um treinador menos inflexível, omisso, preguiçoso, e teimoso, teria provavelmente feito com que o jogo tivesse sido decidido já no primeiro tempo, sem necessidade do sufoco passado no segundo. Era primeiro tempo para 4 ou 5x0, fácil, mas terminou apenas 2x0 por conta da omissão, da preguiça e da covardia de Joel Santana.


O castigo veio a galope e quase custou a vitória, pois no segundo tempo, no qual o time entrou em campo frouxo na marcação, completamente desatento, levou um tremendo sufoco. E continuava lá o mesmo esquema, inalterado, como se tudo estivesse se passando na mais absoluta normalidade... Pelo menos a coisa somente degringolou de vez quando Muralha já havia sido substituído. Assim Joel Santana sequer poderá cogitar de jogar a responsabilidade sobre os jovens. É bom que o time também tenha tomado sufoco com os veteranos Willians e Kleberson, esse acabando de vir do banco, tendo que suportar a pressão do adversário. Qualquer vacilo servirá de pretexto para a volta do inefável Canelada ao time.


Quarta-feira


Espero que Joel Santana, já que deverá insistir nesse maldito esquema de losango, escale ao menos os jogadores dentro de suas posições. Não adianta escalar jogadores em posições incompatíveis com suas características, como Bottinelli ou Camacho como volantes. E espero também ver o Willians mais recuado como primeiro volante ao invés de mais adiantado armando o jogo, função que Muralha desempenha, desde os juniores, com muito mais qualidade e eficiência.


Pela partida que fez ontem, Deivid pode ser uma boa opção para quarta-feira. Meu palpite é que Joel mandará para campo Felipe, Leo Moura, González, Welinton e Júnior César; Willians, Muralha e Luiz Antônio; Deivid e Ronaldinho Gaúcho; Vagner Love.


E vocês?


Bom dia e SRN a todos.